Ajuda configuração rede emprego

Syfer

Power Member
Boas..

é o seguinte... trabalho em hotelaria, no hotel temos um servidor e alguns terminais a correr aplicações especificas de hotelaria. Temos também um pc ligado á net, onde vemos os emails etc , mas onde também dá muito jeito ter essas mesmas aplicações a correr e acesso aos discos rigidos dos outros terminais.

Ora ate bem pouco tempo isto estava a funcionar, mas ao desligar a alimentação do rooter da internet, que por sua vez está conectado numa porta ao rooter da rede local, perdemos as definições, e os atalhos já não ligam as ditas aplicações que estão no servidor.

o rooter de internet em questão é um d-link dsl-g604t. agradecia alguma ajuda para voltar a ter a rede local também presente no pc da internet.

agradecido pela ajuda de alguma alma caridosa.
 
ja agora so acrescentar que a internet tem q ficar disponivel na mesma, ja consegui ligação á rede, mas quando defino os ips à mão vai-se logo a net.
 
Não não tem. O router pode ter ideias de atribuir um ip por DHCP mas mal detecta que está a ser usado retira-o da pool de endereços que pode atribuir. Uma atribuição manual tem sempre precedência.

A unica situação onde pode dar barraca é se já houver um utilizador a quem tenha sido atribuido por DHCP um ip x e apareça outra box a usá-lo configurado manualmente. Ai dá logo bronca e como é resovido depende do OS. Normalmente optam ambas as boxes por ir ao charco temporariamente. O que é razoável. Dá tempo ao router de perceber que há bronca, remover o IP da pool de DHCP e esperar que ambas tentem voltar à vida.

Infelizmente a situação é vitima da "parvoice geral" do modo como os routers vêm pré-configurados. O servidor DHCP devia estar sempre desligado por defeito, pq se for colocado numa rede onde já exista um é clash certinho.

A situação torna-se mais "imprópria para consumo" quando numa rede a atribuição de endeeços foi semi aleatória, sem terem calculado "espaços" para DHCP e endereços estáticos.

@Syfer:

Ligar o router de internet ao router local começa por ser má ideia e acaba em ser má ideia. Se os terminais/servidor não precisam de acesso à internet acaba mesmo por ser péssima ideia. Tão pior quanto o firmware do router seja hackavel e/ou susceptivel a ataques. Não custa muito ($$$) meter uma segunda placa de rede nesse PC e ficas com ligação à net e acesso à LAN. O processo para o utilizador é transarente, o stack TCP/IP faz as coisas funcionarem.

Assume-se claro que o PC em causa tenha uma firewall em condições, visto que vai ser o "elo mais fraco" de toda a rede. E antivirus e etc e tal. IMHO é um risco desnecessário para a rede, mas eu sou naturalmente pesimista :rolleyes:

Lembra-te que não chega definir o IP da box como estático. Tens de lhe dar o IP do gateway (router de internet) e os servidores de DNS (ip do gateway ou os IP's dos DNS servers do ISP no caso de o router não ter dns server / dns forwarding (ou estar desligado...))
 
Ja agora mais uma coisinha... Ligando este pc directamente ao router da rede, esquecendo internet's e etc, definido os ip's á mão, consigo que o servidor e outros terminais acedam a este pc, mas nao consigo fazer o inverso, buscar o disco rigido do servidor por exemplo. Cada vez que tento expandir o icon do server pede-me user name e password. Mas não os ha. Acontece o mesmo quando tento aceder a outro terminal mas ha um deles q permite. As partilhas estão todas activas logo não é por ai. Por isso está-me a escapar qq detalhe? isto é entre xp e win NT.
 
Não há? Como assim não há... Vocês têm uma rede sem usernames e passwords??? ...........

Ok, seguindo em frente... Se tiveres HOME's na rede eles só se esperam identificar com o workgroup e não com uname/pass. E vice versa. Se tentares aceder a eles o que eles querem é que tenhas o workgroup certo o resto passa-lhes ao lado.

Agora se tens WinNT's, Win2K's e XP Pro a coisa muda de figura. O WinNT aceita logins sem password (ou com password vazia como preferires...). Os W2K/WXP por defeito não logam a lado nenhum sem se identificarem nem aceitam logins com password vazia.

Tambem podes ter o caso de os terminais terem username e password mas estarem a fazer auto-login. Mas isso só tu podes determinar, é preciso acesso local.

IMHO, essas salganhadas dão um trabalhão brutal a manter. Ou removes as credenciais de acesso na rede toda (não se aconselha devido ao jeitoso buraco de segurança que se torna...) ou metes isso direito. O "truque" de auto-login é providencial para terminais sem teclado, ficas com uma box que se identifica em condições perante a rede e o processo é transparente ao utilizador. Se tiverem teclado, fazes os users introduzir a pass. Só precisam de o fazer uma vez por dia não é grande chatice.
 
Back
Topo