1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda] Configurar rede domestica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por fixola, 10 de Março de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 2622)

1. fixola

fixola Power Member

Boas a todos,

Antes demais quero salientar que pesquisei neste fórum e noutros fóruns em busca de solução para o meu problema, mas como irão perceber mais á frente o meu problema diverge ligeiramente dos demais.

Eu tenho 2 pc´s e um "Brodband Firewall Gateway with 10/100M Switch", de marca conceptronic e de modelo c100brs4, um modem Netcabo THOMSON, modelo TCM425 [​IMG]

Ambos os pc´s tem o windows xp instalado.

Caracteristicas do pc1 (portatil)
    Centrino 1.4
    512 memoria partilhada com uma grafica de 64
    Placa de rede: Broadcom 440x 10/100 Integrated C

Caracteristicas do pc2
    pentium 4 3.0
    512 de memoria
    Placa de rede: Via Rhine II Fast ethernet Adapter

Todos os cabos rj45 sao crossover.

- O que eu quero é usar o switch como servidor para os 2 pc´s. Quero ainda partilhar ficheiros entre os 2 pc´s.

Uma rede deste género eu já consegui construir, só que agora deparo-me com os seguintes problemas:

1- O pc1 detecta o switch, mas quando isso acontece fico sem internet.
    2- O pc1 consegue ter net estando ligado ao switch, mas quando isso acontece não o detecta.
    3- O pc2 não detecta o switch nem consigo ter net a partir dele. Aquele icone no canto inferior direito do ecra, quando ligo o pc2 ao switch mantem-se assim [​IMG], independentemente do numero da porta do switch a que o ligo. Mas quando ligo directamente o rj45 da placa do pc1 á do pc2 ficam ambos assim [​IMG]
    Só se ligar o thomson directamente á placa de rede do pc2 é que consigo ter net.

Nota importante: a partir do pc1 consigo aceder ao programa de configuração de switch, através de um ip que me dao no manual.

Na minha opiniao se eu conseguir que a placa de rede do pc2 entre em contacto com o switch devo conseguir configurar a rede... mas como faço isso?

Agradeço encarecidamente qualquer tipo de ajuda que me possam dar.

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Para o que tu queres fazer precisas de um router.. um switch só por si não chega a não ser que esse modem netcabo(não os conheço) também tenha a função de router.

Um switch não tem NAT(que é necessário para teres net em vários computadores utilizando apenas um ip público(o da netcabo)).. sendo assim ligando do router ao switch só vais conseguir ter net num dos computadores.

Mas é estranho que não consigas ter net quando só o PC2 está ligado ao switch.. devia dar sem problemas.

Hoje em dia routers com fios são bastante baratos (20,25€).. no entanto como tens um portátil podias considerar um router wireless pela mobilidade.. mas no entanto são bastante mais caros (à volta de 100€)

Cumps

3. fixola

fixola Power Member

boas Scarecrow

em primeiro lugar obrigado pelo atençao e pelo tempo que dispensas-te.

Este modelo tambem é router, porque por incrivel que pareça em cima diz Broadband Firewall Gateway with 10/100M Switch, em baixo diz Broadband Firewall Router. E como já disse no primeiro post eu já consegui fazer o tipo de ligaçao que pretendo, só que o pc2 era diferente.

Obrigado novamente pela tua atençao, e já agora viva o benfica !! :D

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

My bad.. li de inicio pensei que fosse apenas um switch.. neste caso tens tudo o que precisas.

Assim o problema muda de figura..aquele ícone com a cruz vermelha indica que o cabo de rede está desligado..agora isto é estranho porque quando utilizas o mesmo cabo para ligar o PC2 directamente ao modem netcabo, funciona normalmente e já tens o ícone dos dois computadores normais certo?

E só agora reparei num pormenor, tipo todos os cabos que tens são crossover? Isso serve para ligar dois computadores directamente entre si(é por isso que quando ligas os dois PC's.. aquele ícone passa a tar normalmente) para ligares um PC a um hub/router/switch deves utilizar um cabo ethernet normal.

Cumps

5. fixola

fixola Power Member

Boas Scarecrow,

Obrigado pela tua ajuda, pois de facto o problema era esse. Ja consigo ligar a placa ethernet do pc2 ao router.

Agradeço imenso o tempo que dispensaste.

6. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Se o switch tiver [SIZE=-1]Auto MDI/MDI-X qualquer tipo de cabo serve (cruzado ou não). E como actualmente é norma terem essa característica, não entendo o que se passou no caso dele.[/SIZE]

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

E se for um router que suporte essa norma, também se pode ligar com cabo cruzado?

Cumps e obrigado pela dica.

8. fixola

fixola Power Member

O router em questao é antigo. O problema foi resolvido com um cabo nao-cruzado.

Abraço

9. elektrafive

elektrafive Power Member

Boas
    Espero que o user fixola não se omporte de usar o tópico já aberto para colocar uma questão parecida que passo a descrever.
    tentei ajudar um amigo que possui um desktop com windows xp com duas placas de rede e com a utilização de um cabo cruzado tentou-se criar um arede com um portátil com windows vista versão basic.
    Corri o wizard no desktop para criar a rede, depois no portátil. As duas placas de rede dão sinal que estão a comunicar mas não consigo aceder á net no portátil. Haverá alguma configuração que eu esteja a falhar no vista? O vista deve ter uma firewall nativa como o xp, será que não configurei bem?
    Agardecia alguma ajuda se possivel.
    Obrigado

10. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Seja router, seja switch, seja que equipamento de rede for. Se tiver essa característica, não importa se o cabo é cruzado ou não.

E a net vem de onde?

11. tenho exactamente o mesmo router, embora o modem na netcabo seja o mais recente..

a questão e':

disseram-me para ligar do modem ao router com um cabo crossover, e do router para os Pcs com cabos normais
    ja tentei so' com cabos normais, mas tanto de uma maneira com de outra consigo aceder a' pagina do modem, so' nao consigo aceder a' internet..

sendo o ip do router 192.168.1.254 e o do modem 192.168.100.1, que configuracoes devo usar? o k devo por no dns? o NAT fica activado?

obrigado desde ja'

Partilhar esta Página