Dúvidas Ajuda controlar acesso a internet numa Empresa

Inoculado

Power Member
como é que se controla o tráfego e acesso a Internet dentro de uma empresa. restringir acesso a sites.. controlar o montante que cada empregado gasta em termos de download..
vamos supor este cenário: uma empresa tem duas dezenas de colaboradores e cada um deles tem um computador com acesso a Internet, o plafon dessa empresa é baixo e todos os meses é ultrapassado remetendo a custos extras desnecessarios.
o que pode ser feito de modo a controlar o acesso e o trafego de cada computador?

o problema é que eles tem uma sala de servidores e eu nao sei como funciona isso, posso restringir num pc ,mas e os restantes. nao sei como é feita a ligaçao do servidor aos pcs
 
Última edição:
Boas,

Podem recorrer a instalação de um proxy. Nesse proxy (dependendo do que usarem)podem controlar os acessos a net( quem têm acesso e quem não têm), podem controlar downloads e que paginas são acedidas.

Em tempos utilizamos na empresa o Censornet( na altura em que era gratuito) e para o que fazia servia perfeitamente (basicamente era o Squid com Dans Guardian para filtrar).
Tem também o ISA server da MS juntamente com o GFI Webmonitor mas provavelmente vai sair muito caro.

Existem diversas versões disponíveis, umas gratuitas e outras não, pelo que é apenas uma questão de ver os requisitos da empresa e saber se o produto vai de encontro ou não.

BTW podem dar uma olhadela tb a Untangle
 
Última edição:
Obrigado.
eu não sei como funcionam os servidores ,não faço a mínima ideia porque nunca mexi em nenhum, nao sei como é partilhada a internet, de onde vem ,nem como. Eu sei que eles tem uma sala com os servidores sao varios ,uns 4 ou 5.
ja estive a ver varios programas na internet ,lanschool um que me pareceu bem, mas deve ter sido descontinuado o wave blocker (portugues),ueblock, o squid tambem ja o vi ,mas parece me algo complicado de configurar pelo que pude entender.

tb vi isto noutro forum
O host é um arquivo especial que faz bloqueio de sites e redirecionamentos

O caminho padrão dele é esse:
%Windir%\System32\drivers\etc\host (Abra com o bloco de Notas)

Para bloquear sites é só você colocar uma referência com o IP 0.0.0.0, por exemplo:
0.0.0.0 google.com
e vi tambem noutro forum a falar do ACF Net Control ,que me pareceu bem

e tambem ouvi falar de filtros que se aplicam no router ou no servidor.
Ainda estou a analisar todas as possibilidades, mas é dificil porque nao sou nenhum profissional ou tecnico de redes.
 
Última edição:
Eu uso o Untangle aqui na empresa.

Sites como o youtube, facebook, videos sapo, hi5 , etc, estão barrados. Posso bloquear qquer site, bem como extensões de ficheiros, mp3 por ex.

Só nos sites que fazem uso de video poupas montes de tráfego.
 
Última edição:
então posso usar o Untangle para restringir acesso juntamente com o ACF Net Control para monitorizar ou medir o tráfego individualmente
 
Por exemplo. Mas atenção, acho que não vale apena usares o untangle "só" para fazer o webfiltering. Provavelmente o router que usas aí, consegue fazer isso perfeitamente.
 
Obrigado.
eu não sei como funcionam os servidores ,não faço a mínima ideia porque nunca mexi em nenhum, nao sei como é partilhada a internet, de onde vem ,nem como. Eu sei que eles tem uma sala com os servidores sao varios ,uns 4 ou 5.
ja estive a ver varios programas na internet ,lanschool um que me pareceu bem, mas deve ter sido descontinuado o wave blocker (portugues),ueblock, o squid tambem ja o vi ,mas parece me algo complicado de configurar pelo que pude entender.

tb vi isto noutro forume vi tambem noutro forum a falar do ACF Net Control ,que me pareceu bem

e tambem ouvi falar de filtros que se aplicam no router ou no servidor.
Ainda estou a analisar todas as possibilidades, mas é dificil porque nao sou nenhum profissional ou tecnico de redes.

Então vamos por partes:D

1º Existem programas para instalar nos computadores que permitem fazer isso mas não impede de qq computador que não tenha o programa instalado aceder. Imagina que tens alguém que leva um netbook e o liga a rede e começa a sacar coisas. Isto acontece muito mais do que pensam.

2º Se fores fazer uma configuração de base do squid sem saber minimamente como ele funciona provavelmente vai ser bastante complicado.

3º Alterar manualmente o ficheiro hosts não é grande ideia.

4º Existem varios routers com essa capacidade mas por norma o que eles bloqueiam são aplicações (tipo clientes emule ou torrents, msn e afins, etc...) mas para controlo de sites por norma dependem de serviços externos( normalmente pagos) para a base de dados dos endereços a bloquear.
 
a questao é que eu nao uso ,nem tenho "acesso" ao servidor, nao sei como aquilo funciona senao ja estava debruçado sobre o assunto. eles tem um tecnico informatico ,so que parece-me que esta prestes a ir para a rua, mete os pes pelas maos e as maos pelos pes.
é facil fazer isso no router caso ele seja utilizado ? eu ja usei aqui em casa e sei como funciona em termos de aplicaçoes ,temos que adicionar as portas o protocolo em questao ,mas por exemplo restringir acesso a sites de jogos online ,ips que eu nao sei de antemao quais sao

Então vamos por partes:D


1º - correcto

2º - correcto
3º - correcto

4º - era o que eu estava a falar agora
 
Última edição:
a questao é que eu nao uso ,nem tenho "acesso" ao servidor, nao sei como aquilo funciona senao ja estava debruçado sobre o assunto. eles tem um tecnico informatico ,so que parece-me que esta prestes a ir para a rua, mete os pes pelas maos e as maos pelos pes.
é facil fazer isso no router caso ele seja utilizado ? eu ja usei aqui em casa e sei como funciona em termos de aplicaçoes ,temos que adicionar as portas o protocolo em questao ,mas por exemplo restringir acesso a sites de jogos online ,ips que eu nao sei de antemao quais sao

Qual é o router?
 
Só uma questão adicional. Se é uma empresa que raio de contrato voces tem actualmente em que pelo menos durante o dia não tem trafego ilimitado? Certamente pelo que pagam de custos extra compensaria um tarifário sem limites ou pelo menos mais "avantajado". Actualmente gastar 10 ou 20gb numa empresa por mês não é preciso muito.

Pessoalmente uso o isa server com gfi webmonitor e resolve o que pretendes mas não permite por exemplo definir quotas por user ou assim. Claro que funciona bem quanto tens um AD por trás pra gerir a coisa interligada.
 
Só uma questão adicional. Se é uma empresa que raio de contrato voces tem actualmente em que pelo menos durante o dia não tem trafego ilimitado? Certamente pelo que pagam de custos extra compensaria um tarifário sem limites ou pelo menos mais "avantajado". Actualmente gastar 10 ou 20gb numa empresa por mês não é preciso muito.

Pessoalmente uso o isa server com gfi webmonitor e resolve o que pretendes mas não permite por exemplo definir quotas por user ou assim. Claro que funciona bem quanto tens um AD por trás pra gerir a coisa interligada.

tb n seria necessario definir as cotas, mas de certa forma controla las saber quem gastou quanto por exemplo.
eu nao sou da empresa sou amigo de um "socio" digamos assim da empresa. Ao que parece havia a possibilidade de alterar o tarifario para um sem limites e sem custos adicionais ,so que entenderam que sem limites iam estar todos colados na net , ainda mais e trabalharem menos. e eu concordo com essa teoria

Como disse, há routers em que é fácil fazer isso.

Por ex:

Num router wireless que cá tenho:


estou a ver, eu tb ja tive aqui um linksys so que n tive necessidade de aplicar essas medidas ,mas agora lembro me de as ver
 
Eu tenho meu e o que queria era mesmo restringir o acesso a emules e torrents fico com a Internet muito lenta em casa pois os meu inquilinos utilizam essas ferramentas para sacar diversas coisa, para alem de poder ser apanhado pela policia nao quero ter a internet lenta e as vezes nem tv (meo) consigo ver porque eles papam a ligação toda.
 
Back
Topo