[Ajuda] Converter legendas: .SUP para .SRT

Alexrd

Moderador
Staff
Alguém sabe de algum programa para converter legendas .sup para .srt? Sem ser o SubtitleCreator... Se alguém souber de algum, agradecia que me dissesse.

Cumps
 
Última edição:
Tens razão. O que eu queria era converter legendas .sup para .srt. O formato .sup veio do DVD original, eu queria editar para poder corrigir alguns erros, mas para isso precisava de converter para um formato conhecido, como o .srt pois quase nenhum consegue ler .sup

Obrigado desde já.;)
 
se tens o DVD este programa parece que já faz extracção directa das legendas do DVD para um ficheiro de texto facilmente convertivel pelo subtitle workshop, mas nunca exprimentei, se quiseres tenta.
 
Se esta legenda SUP foi extraída de um arquivo de vídeo TS, então este tutorial mostra uma solução para convertê-la em legenta SRT.

Só existe uma forma de fazer esta conversão (imagem para texto) que é usando o OCR (reconhecimento de caracteres ópticos). Este processo é como escanear um livro e passá-lo para um documento do Word. A única diferença é que nós já possuímos as imagens dentro do arquivo SUP.

O OCR é uma ferramenta encontrada em alguns programas como o SupRead, o SupRip e o Office 2003. Bem, neste momento, sinto dizer que esta legenda SUP só foi reconhecida pelo OCR do Office 2003. O programa SupRip nem abre o arquivo SUP e o programa SupRead não reconhece os caracteres contidos na imagem.

Então, para quem tem o Offcie 2003, vamos lá. Programas necessários:

1. ProjectX - está no Kit de sobrevivência ou em www.videohelp.com/tools
2. Subtitle Creator - em www.videohelp.com/tools
3. VobSub - em www.videohelp.com/tools
4. K-lite mega codec pack ou qualquer player que execute arquivos TS
5. Office 2003 (o único que não é grátis).

Desses 5 só manipularemos 2, o ProjectX e o Subtitle Creator. O primeiro extrairá o arquivo SUP e o segundo fará a conversão da legenda para SRT. Os outros 3 devem apenas estar instalados.

O passo a passo:

1. Abra o ProjectX e na parte de baixo clique no ÍCONE (add files to collection list) e adicione o seu arquivo TS.
2. Mais abaixo, clique na guia "FilterControl" e no quadro "stream types to process" retire a seleção de todos os streams, exceto de subpictures (as subpictures são as imagens da legenda SUP).
3. Clique no botão "QuickStart" e espere terminar o processo.

Pronto, o arquivo SUP foi extraído, estará no mesmo local e terá o mesmo nome do arquivo TS.

4. Abra o Subtitle Creator, no menu "File" clique em "OpenSubtitle" e abra o arquivo SUP.
5. Maximize o programa para que você possa ver a caixa com "Edit this". Nesta caixa escolha "Edit all".
6. Logo acima mude as cores para (02 02 03 02 02) e mude as transparências para (15 15 15 15). Clique no botão "Set subtitle colors and position". Neste momento a legenda no lado esquerdo estará com fundo preto e letras brancas. Estes valores devem ser seguidos à risca ou haverá muitas falhas durante o OCR.
7. No menu "File" clique em "Save SUP as...", clique no nome do arquivo SUP para poder sobrescrevê-lo e continuar com o mesmo nome. Se você usar o comando "Save SUP" nada será salvo (não me pergunte porque).
8. No menu "Tools" clique em "Recognize text using OCR", clique no botão "Open file for Optical Character Recongnition" e abra o seu arquivo SUP para começar a conversão.

Pronto, você verá o texto logo abaixo. Não precisa salvar, porque ele já foi salvo em formato SRT na mesma pasta onde estavam os outros arquivos.
Se você quiser editar algumas falhas (muito raras) poderá abri-lo com o Bloco de Notas e compará-lo com o arquivo TIF (gerado pelo Office2003) que está na mesma pasta. Se quiser editar falhas de sincronização com a fala, então use o próprio Subtitle Creator.

Para executar o arquivo TS legendado, o programa VobSub deve estar instalado, o nome do arquivo SRT deve ser igual ao nome do arquivo TS e eles devem estar na mesma pasta. Use o Media Player Classic para abrir o arquivo TS e as legendas serão automaticamente exibidas.

Carlo
Floripa, 28 de setembro de 2010.
 
Última edição:
Back
Topo