1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda] CPU no redline!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por van_Zeller, 13 de Novembro de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 723)

  1. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    Boas pessoal

    Tenho uma MB Abit NF7-s, um CPU AMD 2800+, 512MB RAM e um disco rígido WD 160GB SATA e outro (alternando os dois) Seagate 80GB SATA.

    Nunca tive problemas com estes dois discos, excepto num caso especial, que tive desde que comprei o PC:

    Quando faço grandes cópias de pastas de ficheiros (tamanho total 2~60GB) entre duas pastas ou dois discos o CPU (visto no task manager do Windows XP) começa por estar bem, com picos de 20, 25% de utilização mas, de repente, "encosta ao fundo", isto é, fica colado nos 100% mesmo quando o processo de cópia acaba, e nunca mais baixa. O processo responsável é o "explorer.exe" (!), pelo que enquanto isto estiver assim, não posso abrir nem fechar pastas, sem ter que fazer "end process" no task manager.

    Se eu meter os meus discos noutros PCs o problema não se verifica, pelo menos nos que eu experimentei. Já tenho este problema desde que comprei o PC, ou seja há 3 anos, e após múltiplas formatações, reinstalações, updates etc. Isto verifica-se para ambos os discos, juntos ou separados. Já reinstalei os drivers da MB mais recentes.

    Alguma ideia?
     
  2. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

  3. Froz3n

    Froz3n I fold therefore I AM

    Hmm isso é estranho, é um conflicto ke o teu Pc está a fazer entre os dois discos rigidos após aquecimento... Esperimenta limpar bem o dissipador, limpar a motherboard e os discos, bem limpinhos msm, depois refaz isso... Se continuar assim, experimenta trokar os cabos dos fios, com outros podem ser os cabos ke tao defeitosos... Mas tem cuidado, nao faxas varias mexidas de ficheiros dentro deles pk pode queimar te o Pc! Ja agora, em ke pc foste experimentar os discos?? É ke provavelmente, tb pode ser ke tenhas pouca Ram pos discos ke tens... tu tens 512 MB para um de 160 e outro de 80 GB... A velocidade dos discos pode ser demasiado alta pa Ram... Suponho
     
  4. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    Na realidade eu só tenho destes dois discos em uso (o de 160) porque o outro é só para backups, e está sempre fora do PC - por isso não pode ser um conflito entre os dois discos.
    Também não acho que seja do aquecimento porque este problema manifesta-se independentemente, seja logo a seguir ao boot, seja 3 dias depois e não se nota correlação nenhuma (pelo menos evidente, nunca se sabe) com o aquecimento...além disso tenho uma caixa com 3 ventoinhas de 120mm.......:'(

    O problema não pode estar nos cabos, porque se estivesse tinha-se manifestado quando levei os discos para outros PCs

    Quanto tuas sugestões não percebi...limpar os discos? Tipo tirar o pó de cima dos discos?
     
  5. Froz3n

    Froz3n I fold therefore I AM

    Nao lool... Kuanto de Ram tinha o outro Pc?? talvez a passagem de tantos ficheiros, para tal Ram, faz um feedback contra os Discos... esperimenta meter mais uma ram de um amigo ou assim e dix ***** cena
     
  6. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    Resolvi o problema passando a usar Linux. No Ubuntu linux o problema não se verifica. Obrigado na mesma
     

Partilhar esta Página