[Ajuda] Criar circuito com ~100 leds

_viri_TT_

I fold therefore I AM
Boas,

Estou a criar um circuito com aproximadamente 100 leds os quais vão ser controlados pelo PC.

O meu problema é que através da porta paralela apenas consigo controlar 8 leds... E o meu objectivo era criar padrões ou até desenhos...
Ou seja, vai haver alturas em que está apenas 1 led ligado, outras onde estão 3, outras 10... ou até todos.

O meu problema está em como controlar os leds singularmente através da porta paralela ou de série.

Ouvi falar em métodos de multiplexação, não sei se se adequa a isto, alguém poderia dar umas luzes ?

Pensei também num CI que tenha uma eeprom ou assim que guarde a forma como eu quero acender/desligar esses 100 leds e que receba a informação aos 8bits de cada vez, quando tiver toda essa informação pronta passa isso para os leds de acordo com o que lhe foi pedido...
Espero ter-me feito entender.


É possível? Qual dos casos seria melhor ?

Cumps,
_viri_TT_
 
Última edição:
Boas,

Estou a criar um circuito com aproximadamente 100 leds os quais vão ser controlados pelo PC.

O meu problema é que através da porta paralela apenas consigo controlar 8 leds... E o meu objectivo era criar padrões ou até desenhos...
Ou seja, vai haver alturas em que está apenas 1 led ligado, outras onde estão 3, outras 10... ou até todos.

O meu problema está em como controlar os leds singularmente através da porta paralela ou de série.

Ouvi falar em métodos de multiplexação, não sei se se adequa a isto, alguém poderia dar umas luzes ?

Pensei também num CI que tenha uma eeprom ou assim que guarde a forma como eu quero acender/desligar esses 100 leds e que receba a informação aos 8bits de cada vez, quando tiver toda essa informação pronta passa isso para os leds de acordo com o que lhe foi pedido...
Espero ter-me feito entender.


É possível? Qual dos casos seria melhor ?

Cumps,
_viri_TT_

Ola acho que a melhor opçao é a segunda.Depois só precisas de enviar um sinal pela porta para iniciar a sequiencia de on/off
 
A maneira mais fácil é utilizares shift registers, como o maior que conheço é de 32 bit, precisas de ligá-los em cascata. Com isso, só precisas de 3 fios da porta paralela e o ground.

Com uma eprom não te safas porque as mais largas que conheço só têm 16 bit.


Cumps
 
Controlar directamente só com a Porta série será impossível.
Necessitas de mais lógica adicional.

Vai vendo no Google (exemplo). Depois tens várias hipóteses de o fazer..

A mais fácil que estou a ver será uma matriz de LED, onde só um LED está ligado de cada vez. A uma frequencia alta dará a ilusão que estão vários ligados ao mesmo tempo.

Agora outra questão que se levanta é a comunicação com o PC. Estás a pensar em utilizar algum programa específico?

Já agora, percebes alguma coisa de electrónica?
 
Controlar directamente só com a Porta série será impossível.
Necessitas de mais lógica adicional.

Vai vendo no Google (exemplo). Depois tens várias hipóteses de o fazer..

A mais fácil que estou a ver será uma matriz de LED, onde só um LED está ligado de cada vez. A uma frequencia alta dará a ilusão que estão vários ligados ao mesmo tempo.

Agora outra questão que se levanta é a comunicação com o PC. Estás a pensar em utilizar algum programa específico?

Já agora, percebes alguma coisa de electrónica?

De electrónica percebo o mínimo mesmo.
Estava a pensar utilizar ou a porta paralela ou série ou se possível USB.
Quanto ao software para comunicação Visual Basic ou C++

Andei a ler e vi que ambos conseguem transferir 1 bit através de 4 fios na paralela.

O meu problema era mesmo no próprio circuito, que sei que vou ter de incluir ou um PIC ou um microcontrolador do género, e nesse campo sou mt "verde" :D

Cumps.
 
Vamos por partes, o que querias mesmo apresentar com os LEDs?
Só desenhos aleatórios?
Porque precisas que estaja ligado ao PC?

Era desenhos aleatórios.
E preciso de estar ligado ao pc para escolher esses desenhos e porque o meu curso é de informática, ou seja, a base do programa queria que estivesse na programação.

Isso em c# fazes a comunicação série mesmo fácil.

cumpzz

Faço a comunicação, mas o meu problema é o circuito...
Explica-me como controlo cerca de 100 outputs de forma singular?

Obrigado,
Cumps.
 
Mas quieres gastar quanto?
uns € ou UNS € ? ;)

Se for para ser barato, podes fazer multiplexação dos leds.

Se for "bom" usas umas latch.

Sabes programar microprocessadores?
Sabes "mexer" em linhas I2C ?
 
Última edição:
Basta utilizar um driver de LEDs que aceite dados em série... O que não falta aí são coisas dessas, ou se os leds não forem de alto brilho pode-se usar um/uns shift registers SIPO, nem precisa de IIC nem SPI nem CAN nem tretas complicadas. O mais fácil de encontrar eo 74HC595, só que so tem 8 saídas mas podes comprar 13 coisos desses e ligá-los em cascata.
O ainda pode arranjar uma CPLD com + de 100 IOs (e 100 macrocells) e fazer o shift register com a dimensão de 100 dentro dela...


Cumps
 
Última edição:
Mas quieres gastar quanto?
uns € ou UNS € ? ;)

Se for para ser barato, podes fazer multiplexação dos leds.

Se for "bom" usas umas latch.

Sabes programar microprocessadores?
Sabes "mexer" em linhas I2C ?

Eu no inicio pensei nos multiplexadores, só não sei se será o melhor para controlar várias dezenas de leds de forma independente uns dos outros...

Quanto às linhas I2C não sei do que se trata... :(

Estava a tentar não gastar muito, mas tudo depende de quanto for e da eficácia do material :P

Basta utilizar um driver de LEDs que aceite dados em série... O que não falta aí são coisas dessas, ou se os leds não forem de alto brilho pode-se usar um/uns shift registers SIPO, nem precisa de IIC nem SPI nem CAN nem tretas complicadas. O mais fácil de encontrar eo 74HC595, só que so tem 8 saídas mas podes comprar 13 coisos desses e ligá-los em cascata.
O ainda pode arranjar uma CPLD com + de 100 IOs (e 100 macrocells) e fazer o shift register com a dimensão de 100 dentro dela...


Cumps

Eu estava a pensar usar de alto brilho, pois o objectivo é que se notem bem...
Além disso como sou muito leigo na matéria infelizmente não percebi quase nada do que disseste lol.
Hoje arranjei 2 livros de Sistemas electrónicos com microcontroladores, a ver se dou uma olhada e se tiro mais alguma ideia.
 
Última edição:
Back
Topo