1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Criar circuito com ~100 leds

Discussão em 'Electrónica' iniciada por _viri_TT_, 14 de Dezembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 3386)

1. _viri_TT_

_viri_TT_ I fold therefore I AM

Boas,

Estou a criar um circuito com aproximadamente 100 leds os quais vão ser controlados pelo PC.

O meu problema é que através da porta paralela apenas consigo controlar 8 leds... E o meu objectivo era criar padrões ou até desenhos...
    Ou seja, vai haver alturas em que está apenas 1 led ligado, outras onde estão 3, outras 10... ou até todos.

O meu problema está em como controlar os leds singularmente através da porta paralela ou de série.

Ouvi falar em métodos de multiplexação, não sei se se adequa a isto, alguém poderia dar umas luzes ?

Pensei também num CI que tenha uma eeprom ou assim que guarde a forma como eu quero acender/desligar esses 100 leds e que receba a informação aos 8bits de cada vez, quando tiver toda essa informação pronta passa isso para os leds de acordo com o que lhe foi pedido...
    Espero ter-me feito entender.

É possível? Qual dos casos seria melhor ?

Cumps,
    _viri_TT_

Última edição: 14 de Dezembro de 2008
  2. Molecular

Molecular Power Member

Ola acho que a melhor opçao é a segunda.Depois só precisas de enviar um sinal pela porta para iniciar a sequiencia de on/off

3. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

A maneira mais fácil é utilizares shift registers, como o maior que conheço é de 32 bit, precisas de ligá-los em cascata. Com isso, só precisas de 3 fios da porta paralela e o ground.

Com uma eprom não te safas porque as mais largas que conheço só têm 16 bit.

Cumps

4. uterrorista

uterrorista Suspenso

Controlar directamente só com a Porta série será impossível.
    Necessitas de mais lógica adicional.

Vai vendo no Google (exemplo). Depois tens várias hipóteses de o fazer..

A mais fácil que estou a ver será uma matriz de LED, onde só um LED está ligado de cada vez. A uma frequencia alta dará a ilusão que estão vários ligados ao mesmo tempo.

Agora outra questão que se levanta é a comunicação com o PC. Estás a pensar em utilizar algum programa específico?

Já agora, percebes alguma coisa de electrónica?

5. _viri_TT_

De electrónica percebo o mínimo mesmo.
    Estava a pensar utilizar ou a porta paralela ou série ou se possível USB.
    Quanto ao software para comunicação Visual Basic ou C++

Andei a ler e vi que ambos conseguem transferir 1 bit através de 4 fios na paralela.

O meu problema era mesmo no próprio circuito, que sei que vou ter de incluir ou um PIC ou um microcontrolador do género, e nesse campo sou mt "verde" :D

Cumps.

6. uterrorista

uterrorista Suspenso

Vamos por partes, o que querias mesmo apresentar com os LEDs?
    Só desenhos aleatórios?
    Porque precisas que estaja ligado ao PC?

7. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

para poder controlar esses desenhos :D

Cumpsz

8. Tyran

Tyran Power Member

Isso em c# fazes a comunicação série mesmo fácil.

cumpzz

9. _viri_TT_

Era desenhos aleatórios.
    E preciso de estar ligado ao pc para escolher esses desenhos e porque o meu curso é de informática, ou seja, a base do programa queria que estivesse na programação.

Faço a comunicação, mas o meu problema é o circuito...
    Explica-me como controlo cerca de 100 outputs de forma singular?

Obrigado,
    Cumps.

10. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Mas quieres gastar quanto?
    uns € ou UNS € ? ;)

Se for para ser barato, podes fazer multiplexação dos leds.

Se for "bom" usas umas latch.

Sabes programar microprocessadores?
    Sabes "mexer" em linhas I2C ?

Última edição: 21 de Janeiro de 2009
  11. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Basta utilizar um driver de LEDs que aceite dados em série... O que não falta aí são coisas dessas, ou se os leds não forem de alto brilho pode-se usar um/uns shift registers SIPO, nem precisa de IIC nem SPI nem CAN nem tretas complicadas. O mais fácil de encontrar eo 74HC595, só que so tem 8 saídas mas podes comprar 13 coisos desses e ligá-los em cascata.
    O ainda pode arranjar uma CPLD com + de 100 IOs (e 100 macrocells) e fazer o shift register com a dimensão de 100 dentro dela...

Cumps

12. _viri_TT_

Eu no inicio pensei nos multiplexadores, só não sei se será o melhor para controlar várias dezenas de leds de forma independente uns dos outros...

Quanto às linhas I2C não sei do que se trata... :(

Estava a tentar não gastar muito, mas tudo depende de quanto for e da eficácia do material :P

Eu estava a pensar usar de alto brilho, pois o objectivo é que se notem bem...
    Além disso como sou muito leigo na matéria infelizmente não percebi quase nada do que disseste lol.
    Hoje arranjei 2 livros de Sistemas electrónicos com microcontroladores, a ver se dou uma olhada e se tiro mais alguma ideia.

Partilhar esta Página