1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA]Criar um base de refregiração

Discussão em 'Electrónica' iniciada por dk.pt, 21 de Novembro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 4054)

1. dk.pt

dk.pt Power Member

Boas, é o seguinte eu queria fazer uma base para refrescar o portatil... mas o meu problema é que não percebo nada de electricidades e tal... :S eu queria fazer uma base a ligar a tomada eu nao quero por USB...
    pensei num transformador normal... mas nao tem aquelas entradas para ligar o dispositivo... depois o fio do transformador ligado as ventoinas... com aquelas coisas de ligar e desligar os candieros... dá para fazer asim?
    Cumprimentos

2. nelsondac

nelsondac Power Member

para a fonte, recomendo uma fonte de PC, uma coisa barata com poucos watt para consumir pouca energia. isto porque transformadores a dar para umas 4 ventoinhas são muito caros.

depois, basta arranjares uma base de aluminio furado (por exemplo) engatas la as ventoinhas e ligas na fonte. como se fosse as ventoinhas do pc e roda 5*. fkb

3. Slas

Slas Power Member

podes ver aquium projeto igual, mas com ligação usb, como tu disseste podes utilizar um trasformador para 12v metes um botao on/off um led se quiseres ( com a sua resistencia claro..lol) ligas as fans e ta tudo:D

4. dk.pt

dk.pt Power Member

com usb é seguro? tipo eu ja tinha visto em USB mas eu tenho medo que faco mal ao portatil... :S
    Se for com a fonte de alimentação consegue refrescar mais o portatil do que USB? tipo as ventoinas tem mais potencia com a fonte alimentação certo?

EDIT: Slas a tua caixa tá a ficar linda! :D fique mesmo sem palavras!

Última edição: 21 de Novembro de 2008
  5. Slas

Slas Power Member

com usb é seguro? é a mesma coisa que teres uma pen a porta usb só tem 5v pelo que não faz rodar uma fan ao máximo. é a opção mais utilizada por não se fazer grandes ligações e não tornar a "base" mais pesada sendo necesssário um unico cabo, da fan à porta usb.Se for com a fonte de alimentação consegue refrescar mais o portatil do que USB? tipo as ventoinas tem mais potencia com a fonte alimentação certo? Com uma fonte é melhor, tem a linha de 12v que puxa pela fan em condições logo o fluxo de ar é maior.

eu não sou muito a favor da fonte pela seguinte razão: muita tralha junta..xD
    é preferivel arrajar um trasformador que trasforme 230v para 12v ligas as ventuinhas e funca nas horas..
    não vais por 4 fans!! acho exagero 2 de 120mm e está a topo..xD tudo ligado atras da chapa ou da placa de madeira seja ond for tudo escondido só se ve os leds ( ou não ) das fans e o cabo para ligar a tomada:D
    off-topic: obrigado em breve posto actualizaçoes:D

Última edição: 22 de Novembro de 2008
  6. dk.pt

dk.pt Power Member

Onde posso arranjar esse transformadores? tipo eu tenho um la por casa daqueles tipo regula-se a voltagem no transformador... isso funciona?
    depois eu posto a imagem se alguem não perceber... ;)

7. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

em principio sim ;)

Cumps

8. dk.pt

dk.pt Power Member

o meu problema é ligar os fios que nao sei as cores e tal... :S

9. Ibodhi

Ibodhi Power Member

Eu também tinha essa dúvida, mas este site e este ajudaram-me imenso. :)

10. dk.pt

dk.pt Power Member

Ja encontrei o transformador era mesmo de 12V! era o que percisava, tava la mesmo a minha espera... :P
    bem cortei os fios da ventoina que tinha arranjado de um pc antigo que tinha... e tambem cortei os fios dos transformador... e liguei-los... comecou logo a rodar... agora so tenho de exprimentar com uma cena dakelas tipo os candieros de ligar e desligar :P

Bem, aproveito para agradecer ao ppl que me ajudou! em breve vão ver o projecto :P

11. Slas

Slas Power Member

eu acho que esse botão vai ficar mal, vai a uma loja de electrónica e compra um on/off toggle switch
    fica muito mais fixe.:P

12. dk.pt

dk.pt Power Member

Tambem gostava de meter uma cena dessa so que no lugar onde vivo acho que nao vendem dessas coisas :S

13. dk.pt

dk.pt Power Member

Desculpa pelos off-topic mas eu tou pensando comprar duas ventoinas e não percebo la muito daquilo...

Como é que sei se ventoina é boa nao? veijo pelos Volts?
    E tambem como sei se faz muito barulho ou não?

Será que alguem consegue me explicar... :S

14. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

O barulho depende de 3 coisas:

Ruido do motor/atritos mecânicos (quase nada);
    Velocidade das pás (controlável);
    Coisas que estejam a obstruir a passagem de ar (depende da tua skill a fazer a base)

É boa se fizer muito vento, porque podes sempre reduzir sem muitos problemas, mas uma ventoinha rasca que queiras aumentar o fluxo, esquece.

Cumps

15. dk.pt

dk.pt Power Member

o barulho vese pelos "dB" certo? e saida de ar fresco pela ventoina é "CFM"?
    Confirma se o meu pensamento... :P quanto mais baixo o dB da ventoina é mais silenciosa? e quanto mais alto for CFM sai mais ar fresco da ventoina certo? nao intressa o tamanho da ventoina intressa o CFM que produz certo?

Última edição: 24 de Novembro de 2008
  16. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Quanto mais CFM, mais vento, não mais fresco: o ar sai à temperatura ambiente. E o barulho é em dBs sim. O tamanho intressa, se tiveres limitações de espaço, mas quanto menor for uma ventoinha, mais depressa roda e depois o barulho do motor começa a ser significativo.

Cumps

17. dk.pt

dk.pt Power Member

obrigadissimo! ;) em breve vou postar o meu projectozinho :P

18. Slas

Slas Power Member

as melhores ventuinhas são as "silenx" tem maior cfm e menos db, são as melhores mas são tb as mais caras..lol..podes sempre comprar as noctua que são inferiores a essas, mas são das melhores:.=D espero ter ajudado

19. dk.pt

dk.pt Power Member

e marca Noiseblocker(acho que assim que se escreve :P) é boa?
    E akasa tambem é uma boa marca?

20. Slas

Slas Power Member

sim é boa, mas se queres uma boa é silenx, mas eu compreendo 20€ por uma fan é caro mas vale a pena..lOl..mas vai para as Noiseblocker.sao melhores que as akasa

Partilhar esta Página