[AJUDA] Delphi7

Dark_Wolf

Power Member
Boas Pessoal...

Ando a fazer um progrma em delphi7, este tem a possibilidade do utilizador escolher a cor de fundo das janelas, digo isto porque necessito de colocar imagens que se alteram conforme se clica em alguns botoes, essas imagens convinha que tivessem fundo tranparate, porque se ficarem com um fundo qualquer quando o utilizador do programa vai a mudar a cor de fundo das janelas fica a aparecer o fundo das imagens.

O que pretendia era colocar imagens em fundo transparente no delphi, sei que a extenção *.ico tem fundo tranparente mas quando se corre o programa devido a ser um icon a imagens fico muito pequena, sei que a extençao *.png tambem é possivel colocar fundo transparente mas o delphi nao reconhece png, pessoal alguem tem uma ideia ou pode dar uma ajudinha???

Aguardo Resposta....
Desde já os meus agradecimentos a toda a comunidade
Cumps
Dark_Wolf
 
Olá,

O Delphi tem um componente chamado TImage que aceita vários tipos de imagem, podes começar por um simples bitmap.
O TImage tem um propriedade chamada Transparent, se o valor desta for = True, então
a imagem fica a suportar transparência.
A cor do "transparente" é a cor do pixel inferior esquerdo, por isso só tens que ter alguns cuidados ao editar a imagem que queres usar.

Ou então se quiseres tornar a coisa mais flexivel, podes sempre especificar a cor que queres
que seja a transparente, assim:

Código:
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); 
begin 
  Image1.Picture.Bitmap.TransparentColor := clRed; 
  Image1.Picture.Bitmap.TransparentMode := tmFixed; 
end;
 
Back
Topo