1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

AJUDA: Desktop e Laptop com arranque do Windows MUITO lento (causa: svchost.exe ??)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por FelgY, 29 de Março de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 2132)

  1. Boas! :)

    Infelizmente, vou-me estrear no fórum com um problema.

    O problema é o seguinte:

    Há cerca de 3 semanas tive que formatar o disco do meu desktop (Windows XP Pro. SP2 ENU) porque sem mais nem menos (ou seja, sem instalar nada novo nem “inventar” nada) o Windows ficou com um arranque extremamente lento.
    Quando digo “extremamente lento” quero dizer que durante minutos só aparecia a imagem de fundo, depois passado outros minutos começavam a aparecer alguns ícones no tray e por aí fora… Chegava a demorar 15 minutos até o Windows poder ser utilizado "correctamente".

    (isto acontecia mesmo em "Modo de Segurança")

    Quando uma vez pressionei Ctrl + Alt + Del, reparei que todos os processos estavam sem “Nome de utilizador”... Achei estranho e então reiniciei o Windows. Tudo na mesma, arranque muito lento e todos os processos sem “Nome de utilizador” e ficou assim eternamente...

    Fiz várias coisas para tentar resolver o problema (vi no Registo os programas que estavam a arrancar para ver se descobria algo suspeito, corri o antivírus, anti-spyware e etc, mas não encontraram nada, desinstalei metade dos programas, corri o chkdsk, etc, etc, etc) mas nada resolveu o problema e como tal tive mesmo que formatar o disco e instalar o Windows do 0.

    Muito bem, desde que formatei, tudo se resolveu e não tive mais problemas… No desktop.

    Magicamente, passadas algumas semanas, o meu laptop apareceu com os mesmos sintomas, FIQUEI DOIDO!

    O meu laptop está (digo “está” porque ainda não o formatei, pois desta vez só formato quando descobrir o problema) exactamente com os sintomas acima descritos.
    Uma vez mais, não instalei nada de novo, ficou assim sem mais nem menos…

    Agora uma coisa que eu reparei foi: Isto aconteceu depois de eu ligar o laptop ao desktop directamente, através de um cabo crossover, (já tinha ligado várias vezes, mas só daquela é que me “marou” o Windows).

    Quando eu reiniciei os dois computadores (ainda ligados por crossover), ficaram os dois com o arranque lentíssimo (incluindo o desktop formatado). Decidi desligar o cabo e reiniciei outravez. O desktop ficou normal, mas o laptop desde então que fico marado, tal e qual o desktop antes de o formatar.

    Agora eu pergunto, o que pode estar a causar isto?

    Os dois sistemas são bastante diferentes:

    Desktop: Pentium IV 2.66Ghz FSB 800Mhz, Motherboard ASUS P4P800, 512MB DDR 400Mhz, com Windows XP Pro. SP2 ENU, com Symantec Client Security e outros programas que sempre funcionaram na perfeição durante meses.

    Laptop: Toshiba M70-164, com Windows XP Home Edition SP2 PTG com Kaspersky Anti-Virus e Anti-Hacker e tal como o desktop outros programas que sempre funcionaram bem, até agora!


    Descobri ao acaso que terminando um dos processos svchost.exe (escolhi este, porque dos 4, era o que estava a ocupar mais memória) o Windows saía daquela “lentidão”, ou seja, carregava os restantes processos normalmente (e o “Nome de utilizador” aparecia em todos os processos), mas escusado será dizer que terminando o svchost.exe o sistema fica um pouco “marado”(problemas na rede, etc).

    Será que a causa disto tem a ver com o svchost.exe que está a impedir o sistema de carregar correctamente os restantes processos?

    Agradecia mesmo que me ajudassem com esta situação, pois não queria estar a formatar o disco para depois voltar ao mesmo…

    Obrigado desde já!

    FelgY

    P.S.: Tentei explicar o problema da melhor maneira, mas como é obvio, devem faltar dados, por isso “peço-vos que me peçam” os dados que estão em falta.
     
  2. kazuza

    kazuza Power Member

    Virose? ... :rolleyes:
     
  3. CAX2006

    CAX2006 Guest

    muito provavelmente
     
  4. Boas!

    Desde já obrigado pelas respostas.

    Mas que tipo de vírus poderá ser? Tenho sempre o Windows XP e Anti-Virus e Anti-Spyware actualizados ao máximo e tenho muito cuidado com tudo o que abro e descarrego da internet...

    E como é possível que não tenho sido detectado nem pela Symantec no Desktop nem pelo Kaspersky no laptop?

    Não percebo mesmo... :'(
     
  5. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Pela Symantec não posso falar, já não vejo disso á séculos, mas pelo Kas posso. Tens certeza que ligaste explicitamente as protecções anti-malware todas? É que por acaso (e sinceramente não sei pq) elas não vêm todas ligadas por defeito... E tens a ultima versão do scaning engine? É que por vezes tens mesmo de o sacar do site e instalar pq acontece o bixo actualizar as definições e "esquecer-se" do engine em si...

    Qqr maneira, o teu problema não é o svchost e sim aquilo que o estiver a usar...

    Saca o Hijack This e dá uma vista de olhos ás coisas que realmente estão a correr no aranque. Não esquecer que qqr remoção/limpeza, por norma passa por mandar pastar o System Restore e muito modo de segurança :)
     
  6. Eu acho que não tem nada a ver com vírus, eu sou um pouco paranoico com virus e adware e já não me lembro da última vez que apanhei um virus... E mesmo que fosse virus, o AV não o devia detectar? Ainda agora fiz um full scan tanto no Kasperksy como no Ad-Aware e no Spybot e nada de nada...

    Parece-me ser algo que está a fazer com que um dos processos do svchost.exe demore uma eternidade a arrancar... Agora falta saber o quê ao certo!

    Eu continuo a achar que foi algo relacionado com a rede que criou isto, mas não percebo o quê! :wow:

    Já agora, existe alguma maneira de ver quais as aplicações que estão o svchost.exe?
    Encontrei algo na página da Microsoft, mas funcionava somente com o Professional e no portátil tenho Home Edition.
     
  7. covenant

    covenant Power Member

    Por aqui tenho apenas o Nod32 a correr com os serviços básicos e a Sygate Personal Firewall Pro a bloquear acesso a rede do NTOSKRNL.exe, LSASS.exe e SVCHOST.exe. O IE está também bloqueado. Apenas permito que o SVCHOST.exe aceda a Net quando preciso de ir ao WindowsUpdate. Tenho tanto o Desktop como o Portatil desta forma, e tenho-me safado.
    Experimenta so uma coisa. Instala o NetLimiter e vê se o SVCHOST.exe está a transmitir muitos pacotes e para onde.
    Um abraço e boa sorte com isso.
     
  8. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Usa o Process Explorer. Assim já consegues ver o que está "agarrado" aos SVHOST's...
     
  9. esquiso

    esquiso Power Member

    é assim....

    duvido muito que seja desse processo por duas razoes bastante simples.....
    tenho 6 desses processos no meu pc... e ele nao esta lento como to o referes...
    e desses 6, 3 referem-se ao System (como utilisador), 2 ao Serviço de Rede e 1 ao Serviço Local...

    poderei estar errado... mas é apenas a minha opiniao...
     
  10. Pois, eu sei que não é directamente do svchost.exe, mas sim alguma aplicação que o está a usar...

    Agora uma curiosidade: Deixou de me dar problemas... Agora não sei porquê! Mas também não sei se será definitivo ou se é só de passagem...

    covenant, usei esse programa que referiste e não reparei em nada anormal...

    ShadeX, vou experimentar agora esse programa para ver se apanho de vez o "bixo" que me tem estado a atrofiar a vida...
     
  11. o cleaner é um programa freeware k consegue eliminar os registos k tens a arancar km o pc e torna o pc mais rápido mas toma cuidado ao eliminares os registos nao te enganes se não ainda desactivas o antivirus
     

Partilhar esta Página