[Ajuda] Dificuldades no arranque do Sistema

Marobitoli

Power Member
Boas pessoal. Antes de mais queria dizer já que sou um bocado noob nisto.

Estou a ter problemas no arranque do sistema novo. Já montei tudo e quando ligo o PC está tudo a funcionar 5 estrelas, o problema é no disco e no gravador de DVD's. Tanto o disco como o gravador de DVD's são IDE (a MB que é uma ASUS P5Q PRO só tem uma porta IDE).

Liguei com o cabo IDE da ASUS que veio com a MB que têm duas saídas, onde liguei 1º o disco e seguidamente o gravador de DVD's. Pois bem, quando ligo o PC e passa a BIOS aparece logo o ecrã preto com uma mensagens com letras brancas a dizer que não foi nenhum Hard Disk encontrado. Depois desaparece e aparece outra mensagem a dizer para escolhermos na BIOS o modo de Boot e reiniciar o PC para que ele arranque.

Já pus como 1ª prioridade arrancar pelo CD/DVD, gravei e saí. Nada feito, o disco continua a não ser detectado e o PC não arranca pelo CD do Windows que já está dentro do gravador de DVD's (de referir que o CD está bom e inicia com o Boot porque experimentei no meu portátil e funcionou).

Não sei o que se passa, pois o disco foi formatado há pouco tempo em casa de um colega meu, e está bom, está como Master or Single Drive, portanto não percebo o porquê de não estar a dar, devo estar a fazer algo mal. Já desliguei e voltei a ligar os cabos e tudo, e tudo na mesma.


Sorry o testamento,
Obrigado desde já,
Cumpimentos :)
 
Última edição:
Confirmaste os jumpers?

Está-me a querer parecer que deves ter os jumpers mal postos. Põe o jumper do HDD como master, e o do leitor de DVD como slave.

Reinicia a tenta de novo.
 
O disco duro (HDD) é ligado como Master na última ficha do cabo.

O leitor de DVD é ligado como Slave ou Cable Select no ficha do meio:
ide7.gif


Pela descrição parece-me que não estão nas posições correctas, ou percebi mal?
 
Última edição:
Pessoal obrigado, era mesmo isso. Sorry a noobice.

Fiz isso e mesmo assim não dava, depois experimentei com o disco sem ser em Master (naquela patilha pequena atrás) e também não deu, até que retirei a patilha e se não me engano fica a Slave, e correu tudo bem.

Agora deparo-me com outro problema, já na instalação do Windows. O PC arranca o Boot pelo DVD, começa a instalação do Windows, no fim da instalação reinicia para concluir a instalação, e quando o PC se liga novamente pede para arrancar outra vez pelo Boot e começa novamente a instalação.

Já aconteceu duas vezes. E agora quando eu meto para instalar o Windows, mas vou aquela opção que é para fazer o Load de um Backup que tenhamos, se entrar no disco posso ver lá 2 Windows iguais instalados. Também se abrir o C: está lá o Windows, já com o Meu Computador, e etc. Presupõe-se que já tenha instalado o Windows. Aliás até a dobrar e já me roubou espaço no Disco que só tem 80Gb. Agora estou a formatá-lo, e aguardo a vossa ajuda para ver se há alguma solução para que não volte acontecer isto de instalar o windows, no fim reiniciar para concluir a instalação e depois pedir para arrancar novamente pelo CD/DVD para começar a instalação e começa tudo de novo.
 
E o que posso fazer para alterar isso? Já experimentei também depois da instalação (ou suposta instalação) do Windows, para não voltar a arrancar pelo DVD, mudei na BIOS e meti a arrancar pelo Disco, mas dá um erro "An error ocorred in Hard Disk", se não é isto, é uma coisa parecida.
 
Mas no segundo boot quando pede para carregar em qualquer tecla para iniciar o setup não carregues, deixa seguir para o disco :p
 
A 1ª vez fiz isso. Não carreguei em nada quando apareceu para arrancar pelo DVD, e lembro-me que também deu um erro. Ou foi esse que eu referi no post anterior que ocorreu um erro no disco, ou foi um que pedia para seleccionar o modo de Boot e reiniciar o PC se não me engano.

Queria arranjar maneira de quando ele acabasse de instalar e reinicia-se, continuasse a instalação normalmente. Não terá alguma coisa haver com o modo que está o disco? É que eu retirei-lhe aquela patilha de trás. Mas penso que não porque foi a única maneira que consegui fazer alguma coisa com ele, porque sempre que ia a instalar o Windows não deixava e mandava verificar se o disco estava bem ligado e se não estava só no modo de leitura ou lá o que era, então experimentei o disco em vários modos, não deu em nenhum, retirei a patilha e deu.
 
O disco duro (HDD) tem que estar ligado na ficha do meio com o jumper em modo MASTER.

O DVD tem que estar ligado na ficha da ponta com o jumper em modo SLAVE.

Penso que o problema está aqui.

Já agora, a Bios reconhece correctamente ambos?
 
Sim, isso das ligações está correcto. E na BIOS também quando escolho a prioridade do Boot também lá aparecem os 2 como IDE, em principio penso que está tudo bem. Não estou mesmo a ver é porque é que ele após a instalação ao reiniciar para concluir, volta a fazer Boot ao DVD e começa tudo de novo.
 
Ele com a patilha no Master or Single Disk, não deixava instalar o Windows, dizia para verificar as ligações ou se não está protegido contra a escrita. E eu depois de instalar o Windows, meti-o a Master para ver se arrancava o Windows, mas dá aquele erro que referi em cima.
 
Ele com a patilha no Master or Single Disk, não deixava instalar o Windows, dizia para verificar as ligações ou se não está protegido contra a escrita. E eu depois de instalar o Windows, meti-o a Master para ver se arrancava o Windows, mas dá aquele erro que referi em cima.
Faça um reset à Bios carregando os valores optimizados ou default.

O cabo não terá problemas? Ou mesmo o disco?
 
O Sistema é novo, a BIOS está toda em default tirando a prioridade do Boot, mas posso tentar. O cabo acho que não, pois é novinho, e detecta os componentes e isso, talvez não seja. Quanto ao disco acho que também está em condições, já é muito antigo, mas ainda da outra vez foi formatado e experimentado noutro PC e funcionou.

Voltei a instalar o Windows e acontece a mesma coisa. Acabou de instalar, reiniciou, e agora pede para primir qualquer tecla para arrancar pelo CD/DVD.
 
Acabei agora de tentar com o Windows XP, e o resultado foi diferente (talvez para pior)... Ao instalar o SO reiniciou e apareceu isto:

erroj.jpg


Aqueles rectângulos as cores não me agradam lá muito. Alguém já sabe de que se trata?
 
Back
Topo