Ajuda - Disco externo c/rede

josebrites

Power Member
Boa noite pessoal

Comprei hoje um disco externo (lacie network space 500GB) com rede.
Já o liguei ao router mas acontece que não o consigo encontrar na rede com o portátil (por wireless)
Consigo aceder ao disco pelo 192.168.1.3 (que é só para o configurar) mas agora as pastas não as consigo encontrar.

Sabem que valores devo colocar aqui nas configurações?
Eu tenho as seguintes:

PLACA DE REDE WIRELESS PORTATIL:
IP ESTÁTICO: 192.168.1.173
MASCARA DE REDE: 255.255.255.0
GATEWAY PRÉDEFINIDO: 192.168.1.1 (que é o IP de acesso ao router)


CONFIGURAÇÃO DO DISCO EXTERNO:
IP ADDRESS:
MASCARA DE REDE:
DNS ADDRESS:
WINS ADDRESS:


Sabem que valores devo meter na configuração do disco? :S

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
A placa de rede do portátil pouco ou nada interessa. Desde que te permita acesso à rede, está tudo bem.

Deverias fixar um IP através do MAC Address do disco, no router, mas se dizes conseguir aceder à configuração do disco através do interno 192.168.1.3, então é neste endereço que encontras as pastas.

Não conheço os Lacie, eu pessoalmente tenho um WD MyBook WE, mas partindo do início que são semelhantes, terás na configuração, primeiro, que criar algumas pastas partilhadas com ou sem controlo de acesso vinculado a utilizadores. Só depois tentar o acesso. Ainda assim, penso que é padrão em todas as drives do género existir uma pasta pré-partilhada, a denominada "pública", e essa deveria aparecer.

De lembrar que o acesso a uma unidade destas, processa-se da mesma forma do que a outro computador (no fundo, são computadores, "file servers", com sistemas operativos próprios, mas do tamanho físico aproximado a um disco).

Para acederes à drive sem a mapeares, podes simplesmente referir-te à localização na rede.
Exprimenta ir ao "O meu Computador" ou ao explorador do windows e escrever:

\\192.168.1.3
 
Última edição:
Obrigado desde já pela resposta.

Eu já troquei o disco da Lacie por um da Iomega (também com rede).
Agora o problema é outro. :mad: Consigo entrar no disco, transferir ficheiros, só que a uma velocidade de 1 a 3 MB/s quando tenho o disco ligado ao Router juntamente com 3 desktops.
Se ligar o disco e os 3 desktops a um switch e desligar o router consigo velocidades muito superiores. ( 30 - 45MB/s)

Sabe o que poderá ser?

Será que tenho de abrir portas no router ou alterar alguma definição?
Não consigo encontrar outra hipotese, e no manual pouco ou nada vem :sad:

Cumprimentos
 
Assim de repente, e à hora a que estou a responder :rolleyes: , parece-me que o router não suporta velocidades acima dos 10Mbit, e tanto o switch como os computadores devem estar equipados com 10/100 ***** no mínimo.

Estamos a falar de que router?
 
Já trabalhei com vários routers enquanto exercia, mas infelizmente nenhum D-Link e não lhe posso dar passos para a configuração, nem dar-se o caso de me lembrar das configurações de fábrica deles.
O router está preparado para fazer switching a 10/100 *****, de facto, mas se só consegue as velocidades que disse, poderá ele estar limitado a 10Mbit ?

Exprimente ligar um desktop sozinho ao router e verificar nas propriedades da ligação no desktop, qual é a velocidade de ligação, partindo do início que as configurações das ligações estão no padrão (velocidade automática).

O que acontece numa rede desse género é que a velocidade de transmissão é reduzida até ao máximo do "aparelho mais lento".
Por exemplo se tiver dois desktop com placas de rede Gigabit, mas um switch de 10 ***** ( 0,01 Gbit ), ambos os desktops vão trabalhar a um máximo de 10 *****.

No entanto, se diz que consegue transferências na ordem dos 3 Mbytes também não se encaixa perfeitamente nos 10 *****.
Lembremo-nos que 8 bit = 1 byte, e se 1 ***** = 1.000.000 bits então 10 ***** = 10.000.000 bits, o que dividindo por os 8 bits que são um byte, ficamos com 1.250.000 bytes, que são aproximadamente 1.2 MegaBytes.

Como hoje em dia existem gestores para tudo e mais alguma coisa, e como muito provavelmente está a usar o Windows Vista, basta que uma cópia de ficheiros ou um acesso mais demorado exijam um pouco mais da ligação para ele automáticamente estrangular as comunicações, o que passado algum tempo voltará ao normal. Presumo isto, mesmo sem investigar, porque com o Windows XP consigo sempre as velocidades máximas da minha unidade de rede, mas com o Vista depende. A primeira vez que verifiquei isto, reiniciei e voltou ao normal.

Para já, deve ligar um pc ao router e verificar a velocidade de ligação nas propriedades da ligação. A partir daí já podemos tirar mais conclusões.
 
Última edição:
Boa noite,

Acabei agora mesmo de fazer o teste. Liguei um desktop ao router e a velocidade de ligação é de 100Mbit (e sim, as configurações estão no padrão) "Windows XP"

De seguida experimentei novamente no Switch. Desta vez aconteceu o mesmo que acontecia com o router. Transferências de 1-2Mb.

Já desliguei antivirus, firewall, etc e não consigo ter melhorias.
Por acaso não poderá ser do comprimento do cabo entre o router e o disco externo? É que o cabo tem 20m (tenho o disco distante por méra precausão contra roubo/assalto)

Se não fôr do cabo poderá ser das configurações do router/disco?

Eu tenho as seguintes:

ROUTER

DHCP: Activado
IP ADDRESS: 192.168.1.1
Subnet Mask: 255.255.255.0

Starting IP Address: 192.168.1.5
Ending IP Address : 192.168.1.254​
DNS MODE: Auto



DISCO EXTERNO:

DHCP: Desligado (configuração manual)
IP ADDRESS: 192.168.1.3
Subnet Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1
Primary DNS: 192.168.1.1
Secondary DNS: 192.168.1.1

O disco também tem um separador que diz "FTP server" - Port 21 or 1025-65500 (não sei se ajuda para o caso)

Cumprimentos e obrigado ;)
 
As configurações não têm nada de errado.

A questão do cabo... depende do tipo de cabo.
Os mais comuns são os Unshielded Cat.5 e esses cabos, teóricamente deveriam conseguir transmitir eficazmente até 100m sem repetidores.

Terá de fazer uma triagem por tentativa e erro.
Se agarrar no disco e o ligar a meros 2m do router, que taxas de transferências obtém?

E diz agora que com o switch obtém o mesmo resultado?

Se a 2m do router conseguir melhores velocidades, poderá ter de considerar STP Cat.5.

É daqueles problemas típicos do picar pedra, como se dizia onde trabalhava.
 
Back
Topo