[AJUDA] Disposição do projector

imtheman

Power Member
Boas pessoal,

O meu pai acabou de comprar um projector e está com umas dúvidas quanto ao sítio onde o deve colocar, isto pq os aparelhos até então usados estão perto da tv (amplificador, box's, etc).

O projector será usado maioritariamente para ver filmes e talvez um ou outro jogo de futebol.

A disposição da sala é a que está nas imagens a seguir:








Estamos a pensar meter o projector preso ao tecto, perto das luzes, mas também há a possibilidade de arranjar um móvel onde possamos colocar o mesmo.

Na vossa opinião, qual será a melhor solução?

Cumps.
 
Bem......com tecto falso resolvem-se alguns problemas.....vá....cria outra possibilidades...nomeadamente:
- Não há razão para não fixar no tecto falso já que permite esconder os cabo (sem recorrer a colas quentes e calhas).
- Estando a fixação feita no tecto propriamente dito, o suporte apenas precisa de uma abertura mínima no pladur......sendo que permite mudar o projector de sitio sem deixar um buraco no "tecto".....metendo um aplique de lâmpada para disfarçar (há de todos os tamanhos e feitios).
- Há até entusiastas que, com um "perna" de automação básica, conseguem meter o projector a descer numa plataforma sob o tecto falso e a recolher para não parecer mal "no dia de pascoa":D.
- mesmo essas colunas podem ser fixadas ao tecto (com os cabos escondidos sob o mesmo) e podendo/devendo ficar a apontar para o sofá.
- Todos os cabos podem "trabalhar" da frente da sala para a traseira por essa "varandadinha" que existe no tecto falso.


Em relação à parede de projecção:
- quantas polegadas estão na 3ª imagem? o projector permite mais sem degradar a imagem? qual o modelo em concreto?

E rodar a disposição da sala 90º para a esquerda......usando a parede do lado esquerdo da lareira (odeio lareiras 8|) como parede de TV/projecção?
- Neste caso qual é distância....ou melhor, quantas polegadas consegue esse projector fazer estando "encostado" á parede oposto?

Há ainda a possibilidade de inverter a sala 180º e meter uma tela a descer á frente da janela (a tela melhora a qualidade da imagem).
(metendo o sofá de costas para quem entra na sala....mas o projector ficaria praticamente escondido dentro da tal "varandinha" do tecto e aproveitava ao maximo a área de projecção)
Nesta opção os cabos andam também pelo tecto.

Em qualquer do casos é preciso encontrar a melhor maneira de os cabos subirem da zona dos aparelho até ao tecto:
- calha pintada junto a um canto/junto a um aro de uma porta
- Aproveitar uma tubagem electrica existente.
- partir a parede para fazer um roço....e já agora aproveitar e demolir a chaminé (já disse que detesto lareiras? :-D)

Então....era isto que estavas à espera quando pediste uma opinião?

Boa sorte
 
Desde já muito obrigado pela resposta! Respondendo ao que disseste, sim era um comentário desse género que pedia.

"Rodar" a sala não é possibilidade. Há uns tempos atrás pensámos nisso mas rapidamente se abandonou essa ideia.

Embutir o projector realmente soou-nos muito bem pois o objectivo principal do meu pai passa por esconder o projector o máximo. Um possível senão terá a ver com o preço do ou dos cabos, visto que terão que ser bastante grandes.Fazendo isto, é um passo para metermos também as colunas na parede.

Quanto à tela, acompanho assiduamente os sistemas dos users do fórum e penso que a maioria tem tela. A melhoria da qualidade de imagem é assim tão substancial que jusifique colocar uma?

Abc.

Edit: Esqueci-me de mencionar o modelo: o projector é o Hitachi PJTX100 e, segundo esta página, faz até 300 polegadas.

As dimensões que iremos usar será algo como 2x1,2m ou algo parecido.

Cumps.
 
Última edição:
Tenho procurado por motores que façam subir e descer o projector mas não tenho encontrado. A intenção é escondê-lo no tecto falso. Alguém sabe onde posso encontrar isto?
 
Back
Topo