Ajuda [Distro para netbook]

miguelfo

Power Member
Boas a todos.
Tenho um netbook e queria fazer dualboot de linux e windows, contudo já pesquisei e não encontro uma resposta...
Procuro uma distro de linux, rápida, leve e intuitiva.
Já experimentei Ubuntu netbook remix e não gostei muito, além de já não ter suporte...

Aqui ficam as Specs do netbook: ACER ASPIRE ONE D250
  • Processador: Intel Atom N270 Processor 1.60GHz
  • Memoria: 1GB DDR2 SDRAM (533MHz)
  • Disco: 160GB 5400 rpm SATA HDD
  • Ecrã: 10.1-inch diagonal WSVGA+ (1024x600)
  • Placa Gráfica: Intel GMA 950
  • Wireless: 54g Wi-Fi (802.11b/g)
  • Outros: 5-in-1 media card slot
  • Interface: (3) USB 2.0 ports, VGA OUT, power connector, RJ-45/Ethernet (10/100), stereo headphone/line out, stereo microphone in, 0.3 megapixel (VGA) webcam
Cumps e obrigado
 
Olha eu instalei o Mint 13 MATE e não me arrependo! Está muito fluido, o netbook anda fresquinho! 5*!! xD

Podes também dar uma olhada neste!

Cumps
 
numa maquina semelhante (eee 1000h) mas com 2gb tive a correr durante 2 meses Xubuntu.. corria na perfeição.. experimentei também LXDE (basicamente lubuntu) e corria ainda melhor... recomendo estas duas distros se for para manter num ambiente ubuntu

a unica coisa que me afastou de linux foi a fraca performance do flash.. que so me interessava para uma coisa: streaming..

e enquanto no windows consigo ver 720p mais ou menos fluido em Super Performance, e perfeito 400 ate em poupança de energia... em linux so alguns 400 funcionavam bem.. a maioria tinha mt perda de frames (isto a falar de youtube), noutros sites so conseguia ter cerca de 1 stream ao msm tempo para considerar a performance de suficiente..

Ao fim de um ciclo de quase 10 meses de testes, a conclusão é simples, atoms de primeira geraçao (n270 e 280) so estao a 100% em XP

so para deixar a minha testemunha


contudo para linux recomendo que ou usas debian stable ou entao que tenhas sorte com as distros baseadas em ubuntu 12.04.. pois apesar de apartir destas estar melhor, o cpu simplesmente aquece mais, o computador tem sempre a fan ligada... isto graças a kernel que ainda nao resolveu corrigir os 'problemas'.. ha quem tenha sorte com a 3.4 (acho q é esta).. mas tb há quem tenha mts azares

cumprimentos

EDIT: se pensares em testar o aurora.. experimenta antes o PingEEE OS.. esta muito bom. Tenho de testar é com as novas releases do MINT
 
Boas, antes de mais muito obrigado a todos pelas opiniões e ajudas! ;)
O pc levou agora com um upgrade na memória, agora tem 2GB.
Retirei o Windows7 e meti o XP e está bem mais fluido.
Quanto ao linux, exprimentei o Lubuntu e pareceu-me bom, contudo tive alguns problemas com alguns programas.
Vou sacar algumas versões que recomendaram e testar numa VM ;)

Cumps e mais uma vez obrigado! ;)
 
Boas, antes de mais muito obrigado a todos pelas opiniões e ajudas! ;)
O pc levou agora com um upgrade na memória, agora tem 2GB.
Retirei o Windows7 e meti o XP e está bem mais fluido.
Quanto ao linux, exprimentei o Lubuntu e pareceu-me bom, contudo tive alguns problemas com alguns programas.
Vou sacar algumas versões que recomendaram e testar numa VM ;)

Cumps e mais uma vez obrigado! ;)

Já agora, podes dizer em que programas tiveste problemas?
 
a unica coisa que me afastou de linux foi a fraca performance do flash.. que so me interessava para uma coisa: streaming..

Sim, é terrivel!

Isso melhora se usares o Midori de envez do Firefox e desactivares os "scripts" mas deixares os "Plugins Netscape".

Para resolver o problema só se tiveres possiblidade de fazeres o download do video para abrires com o VLC, no Firefox podes usar o "Download Flash and Video" ou o "Easy Youtube Video Downloader", podes também usar o minitube ou no terminal: "sudo apt-get install youtube-dl" e "youtube-dl URL". Infelizmente não funciona em todos os sites nem com todos os videos.
 
Sinceramente, aconselho ArchLinux com XFCE4. Instalei este combo recentemente no meu Toshiba NB200 e, para alem de poupar bateria, e mais rapido e fluido. Tens e que o configurar de raiz, mas nada como a wiki ou os foruns oficias para ajudar ;)
 
Back
Topo