1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda [Distro para netbook]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por miguelfo, 19 de Junho de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 1428)

1. miguelfo

miguelfo Power Member

Boas a todos.
    Tenho um netbook e queria fazer dualboot de linux e windows, contudo já pesquisei e não encontro uma resposta...
    Procuro uma distro de linux, rápida, leve e intuitiva.
    Já experimentei Ubuntu netbook remix e não gostei muito, além de já não ter suporte...

Aqui ficam as Specs do netbook: ACER ASPIRE ONE D250
    • Processador: Intel Atom N270 Processor 1.60GHz
    • Memoria: 1GB DDR2 SDRAM (533MHz)
    • Disco: 160GB 5400 rpm SATA HDD
    • Ecrã: 10.1-inch diagonal WSVGA+ (1024x600)
    • Placa Gráfica: Intel GMA 950
    • Wireless: 54g Wi-Fi (802.11b/g)
    • Outros: 5-in-1 media card slot
    • Interface: (3) USB 2.0 ports, VGA OUT, power connector, RJ-45/Ethernet (10/100), stereo headphone/line out, stereo microphone in, 0.3 megapixel (VGA) webcam
    Cumps e obrigado

2. PSGar

PSGar Power Member

E que tal o Xubuntu, parece-me capaz de dar conta do recado.
    Se puderes esperar um pouco o Linux Mint Xfce que deve estar a sair.

3. miguelfo

miguelfo Power Member

Já andei a ver este: Aurora Borealis : Gnome Edition, mas também ainda não está disponivel...parece-me uma boa hipótese.
    Vou dar uma vista de olhos nesse mint ;)

Cumps

4. GTmG

GTmG Power Member

1. Debian + Openbox
    2. Arch + Openbox
    3. Arch + Xfce4

5. Dat55

Dat55 Power Member

eu em netbooks costumo usar distros com lxde. tens o lubuntu, caixa magica...

6. JPSartre

JPSartre Power Member

O Caixa Mágica também tem o DE Lxde?

Eu gosto muito do WattOS, com Openbox, baseado em Ubuntu.

7. Dat55

Dat55 Power Member

sim, tenho essa distro instalada num Magalhães

8. s0ldier

s0ldier Power Member

Olha eu instalei o Mint 13 MATE e não me arrependo! Está muito fluido, o netbook anda fresquinho! 5*!! xD

Podes também dar uma olhada neste!

Cumps

9. Romani48

Romani48 Power Member

numa maquina semelhante (eee 1000h) mas com 2gb tive a correr durante 2 meses Xubuntu.. corria na perfeição.. experimentei também LXDE (basicamente lubuntu) e corria ainda melhor... recomendo estas duas distros se for para manter num ambiente ubuntu

a unica coisa que me afastou de linux foi a fraca performance do flash.. que so me interessava para uma coisa: streaming..

e enquanto no windows consigo ver 720p mais ou menos fluido em Super Performance, e perfeito 400 ate em poupança de energia... em linux so alguns 400 funcionavam bem.. a maioria tinha mt perda de frames (isto a falar de youtube), noutros sites so conseguia ter cerca de 1 stream ao msm tempo para considerar a performance de suficiente..

Ao fim de um ciclo de quase 10 meses de testes, a conclusão é simples, atoms de primeira geraçao (n270 e 280) so estao a 100% em XP

so para deixar a minha testemunha

contudo para linux recomendo que ou usas debian stable ou entao que tenhas sorte com as distros baseadas em ubuntu 12.04.. pois apesar de apartir destas estar melhor, o cpu simplesmente aquece mais, o computador tem sempre a fan ligada... isto graças a kernel que ainda nao resolveu corrigir os 'problemas'.. ha quem tenha sorte com a 3.4 (acho q é esta).. mas tb há quem tenha mts azares

cumprimentos

EDIT: se pensares em testar o aurora.. experimenta antes o PingEEE OS.. esta muito bom. Tenho de testar é com as novas releases do MINT

10. miguelfo

miguelfo Power Member

Boas, antes de mais muito obrigado a todos pelas opiniões e ajudas! ;)
    O pc levou agora com um upgrade na memória, agora tem 2GB.
    Retirei o Windows7 e meti o XP e está bem mais fluido.
    Quanto ao linux, exprimentei o Lubuntu e pareceu-me bom, contudo tive alguns problemas com alguns programas.
    Vou sacar algumas versões que recomendaram e testar numa VM ;)

Cumps e mais uma vez obrigado! ;)

11. Scandium

Scandium Power Member

Já agora, podes dizer em que programas tiveste problemas?

12. miguelfo

miguelfo Power Member

No gestor de email "Evolution", não conseguia ver a janela toda, mesmo mudando a resolução e encolhendo a janela..
    Cumps

13. nunol

nunol Power Member

Sim, é terrivel!

Isso melhora se usares o Midori de envez do Firefox e desactivares os "scripts" mas deixares os "Plugins Netscape".

Para resolver o problema só se tiveres possiblidade de fazeres o download do video para abrires com o VLC, no Firefox podes usar o "Download Flash and Video" ou o "Easy Youtube Video Downloader", podes também usar o minitube ou no terminal: "sudo apt-get install youtube-dl" e "youtube-dl URL". Infelizmente não funciona em todos os sites nem com todos os videos.

14. José Alberto

José Alberto Power Member

No meu 1000H tenho instalado o Ubuntu 12.04 e acho rápido mas... se houver melhor, instalo :D

15. SimplyFCB

SimplyFCB Power Member

Sinceramente, aconselho ArchLinux com XFCE4. Instalei este combo recentemente no meu Toshiba NB200 e, para alem de poupar bateria, e mais rapido e fluido. Tens e que o configurar de raiz, mas nada como a wiki ou os foruns oficias para ajudar ;)

Partilhar esta Página