[Ajuda] Distro para Pentium 200 ?

JooN

Power Member
Que distribuição de Linux me aconselham a instalar num Pentium 200 com 24Mb RAM, que neste momento está a correr o Windows 95.

Sei que já é um valente chasso, mas gostaria de lhe instalar Linux em dual boot com o Windows 98, o problema é que entre Fedora, OpenSuse e Ubuntu, o que pedia menos em requisitos mínimos foi o Xubuntu que pede 64MB de RAM.

Os poucos conhecimentos que tenho de Linux foi a instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows XP num Pentium4 1.7GHz com 256MB de RAM, através dos tutoriais instalei o Beryl, e claro o automatix também! :)

Pedia então ao pessoal que anda à mais tempo nestas andanças que me indicassem a melhor distro para o velhote sff!
 
Que distribuição de Linux me aconselham a instalar num Pentium 200 com 24Mb RAM, que neste momento está a correr o Windows 95.

Sei que já é um valente chasso, mas gostaria de lhe instalar Linux em dual boot com o Windows 98, o problema é que entre Fedora, OpenSuse e Ubuntu, o que pedia menos em requisitos mínimos foi o Xubuntu que pede 64MB de RAM.

Os poucos conhecimentos que tenho de Linux foi a instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows XP num Pentium4 1.7GHz com 256MB de RAM, através dos tutoriais instalei o Beryl, e claro o automatix também! :)

Pedia então ao pessoal que anda à mais tempo nestas andanças que me indicassem a melhor distro para o velhote sff!


http://www.puppyos.com/

mas se realmente que mexer mais ,num pc como esse ,podes instalar uma distro como o debian e não instalar X.podias aprender um pouco mais sobre linux,descobrir a navegar na net,ouvir musica,"bater texto",programar,etc sem ambiente grafico ,aprende-se muito assim
 
Tenho 1 pc com caracteristicas semelhantes (P150 mas com 72mb ram), e lá meti o DSL ([SIZE=-1]damnsmalllinux[/SIZE]), pois é o mais aconselhado para maquinas com pouca memória ram (se quiseres ambiente grafico (X)). Não é, a meu ver, é propriamente tão user friendly :(
 
se já testaste xubuntu, pq ñ experimentares tb:

http://fluxbuntu.org/

é mais 'leve' ainda q o Xubuntu. é um livecd c/ a possibilidade de intalação, está tudo explicado na página de download. 316Mb +/-

cumps.

Devo ter-me feito entender mal, não experimentei o Xubuntu, apenas o Ubuntu, só que andei à procura dos requisitos mínimos de cada distro que conhecia, e o Xubuntu era o mais leve.

Obrigado pelas sugestões, acho que vou tentar experimentá-las todas assim que tiver oportunidade, ainda não sei trabalhar com os comandos da consola em ubuntu, mas vou tentar aprender com o tempo, mas para agora precisava mais era de ambiente gráfico pois o PC era para a minha mãe fazer uns textos em "word".
 
Ja sei k me vao matar por dizer isto mas olha, Gentoo!!!! :)
Tenho um servidor P Celeron 300MHz com 150MB de memoria a correr isto:
Código:
 amavisd                                                            [ started  ]
 apache2                                                            [ started  ]
 chpax                                                              [ started  ]
 clamd                                                              [ started  ]
 courier-authlib                                                    [ started  ]
 courier-imapd                                                      [ started  ]
 courier-imapd-ssl                                                  [ started  ]
 ddclient                                                           [ started  ]
 dhcpd                                                              [ started  ]
 hotplug                                                            [ started  ]
 local                                                              [ started  ]
 mysql                                                              [ started  ]
 named                                                              [ started  ]
 ntpd                                                               [ started  ]
 postfix                                                            [ started  ]
 saslauthd                                                          [ started  ]
 sshd                                                               [ started  ]
 syslog-ng                                                          [ started  ]
 upnpd                                                              [ started  ]
 vixie-cron                                                         [ started  ]
 webmin                                                             [ started  ]
São todos os daemons k tnh a correr na makina. Pelo nome tiram-se muitos, se alguem kiser saber o k é algo, é só perguntar.
Devo dizer k a makina se porta lindamente! :D
 
Mas 150mb é bem diferente de 24mb de ram :P :P

como ele nao vai andar a correr as mesmas cenas que eu, nao sei se sera muito diferente ;)
# free -m
total used free shared buffers cached
Mem: 149 146 2 0 5 19
-/+ buffers/cache: 122 27
Swap: 976 232 744

^^ como da pa perceber.... é usada bem mais do k a k tnh disponivel.....
 
Devo ter-me feito entender mal, não experimentei o Xubuntu, apenas o Ubuntu, só que andei à procura dos requisitos mínimos de cada distro que conhecia, e o Xubuntu era o mais leve.

Obrigado pelas sugestões, acho que vou tentar experimentá-las todas assim que tiver oportunidade, ainda não sei trabalhar com os comandos da consola em ubuntu, mas vou tentar aprender com o tempo, mas para agora precisava mais era de ambiente gráfico pois o PC era para a minha mãe fazer uns textos em "word".

desculpa, é o q dá ler na diagonal.
no entanto se é p/ fazer uns trabalhos 'word', subentendo q compatível c/ o mesmo (word/windows) vais ter de usar o open office (corrijam-me se estiver errado) e nesse caso é demasiado pesado p/ essa máquina. se ñ tiveres de abrir os ficheiros no 'word' podes sempre usar o editor básico (tipo notepad) q vem c/ qlqr uma das distribuições.

as referências 'word' e 'notepad' é só p/ ele perceber de q tipo de editores estou a falar :P
 
desculpa, é o q dá ler na diagonal.
no entanto se é p/ fazer uns trabalhos 'word', subentendo q compatível c/ o mesmo (word/windows) vais ter de usar o open office (corrijam-me se estiver errado) e nesse caso é demasiado pesado p/ essa máquina. se ñ tiveres de abrir os ficheiros no 'word' podes sempre usar o editor básico (tipo notepad) q vem c/ qlqr uma das distribuições.

as referências 'word' e 'notepad' é só p/ ele perceber de q tipo de editores estou a falar :P
Eu apenas disse "word" porque a maioria do pessoal sabe logo o que é, e o notepad é o domínio :P o melhor processador de texto da microsoft! :D

Apesar da vossa ajuda e sugestões acho que vou desistir de instalar o linux no "velhote" pois já vi que para isso tenho de sacrificar o modo gráfico e depois o open office pelo que o noznika disse é um pouco pesado para a máquina, e se lhe metesse o linux era só mesmo para eu me entreter de vez em quando.

Sendo assim vou apenas instalar o Windows 98 no "velhote" para se aguentar mais ano e meio, e brevemente instalo o Ubuntu 7.04 na minha máquina actual. :)

Cumps!
 
De facto openoffice podes desde já esquecer :( Só se testasses depois tipo o Abiword por ex.
Mas tenta o DSL a ver. Porque como já referido, o factor mais limitante é a ram.
senão olha, windoze 98 :P
 
24MB é bastante limitante, com os kernels actuais... Eu não estou muito dentro do assunto mas as estruturas de dados de kernels recentes devem requerir algum espaço em RAM, deixando mesmo muito pouco espaço para outras aplicações. Vai-se tornar num sistema simplesmente impossível de usar (com tempos de resposta inúteis), devido principalmente a thrashing (excesso de swapping).

O ideal era arranjares uns 64MB de RAM para isso, no mínimo.

Cumprimentos.
 
24MB é bastante limitante, com os kernels actuais... Eu não estou muito dentro do assunto mas as estruturas de dados de kernels recentes devem requerir algum espaço em RAM, deixando mesmo muito pouco espaço para outras aplicações. Vai-se tornar num sistema simplesmente impossível de usar (com tempos de resposta inúteis), devido principalmente a thrashing (excesso de swapping).

O ideal era arranjares uns 64MB de RAM para isso, no mínimo.

Cumprimentos.

O problema é mesmo a RAM, ainda vou ver se arranjo os 64MB, mas não prometo nada, que ainda não sei qual a RAM que aquilo leva. :x2:
 
Boas, Tenho um Pentium 200 MMX com 32 de ram, está a correr fedora Core 4, tive um problema do raio com a drive de disquettes (Derivado ainda do FC2,e parece que nunca corrigido) mas tb não era importante....

Como está a correr bem, e apenas como "servidor" de musica lá pra casa, nem tentei instalar outras distro's :)

Bom, se te serve de ajuda para procurares memorias (em sites de venda, como ebay ou miau) a memoria que usa (pelo menos o meu) são as SIMM a 64bits.

Um abraço
 
em principio será SIMMs EDO RAM eu inda tenho prai uns módulos perdidos mas são de 4mb (antes de upgrade :D ).
Tb tenho aqui 1 outro pc (outro Pentium 150) que curiosamente a board (QDI) suporta pc100 :o :o
 
em principio será SIMMs EDO RAM eu inda tenho prai uns módulos perdidos mas são de 4mb (antes de upgrade :D ).
Tb tenho aqui 1 outro pc (outro Pentium 150) que curiosamente a board (QDI) suporta pc100 :o :o

Desculpem ter andado desaparecido :rolleyes:

De facto a Motherboard que é uma Via AI5VP usa SIMMs EDO RAM, neste caso tenho 2x 8MB + 2x 4MB ( estas SIMMs EDO RAM tinham mesmo de ser aos pares :P ) ou entao podia usar um slot DIMM que é opcional ainda não percebi porquê...
The AI5VP/AI5VPB motherboard supports four 72-pin SIMM and an optional 168-pin DIMM

4 slots 72-pin SIMM (5V) Fast Page Mode/EDO DRAM
1 slot 168-pin DIMM (3.3V) (Optional) SDRAM or Fast Page Mode/EDO DRAM
E afinal o CPU não é um Pentium 200, é um Cyrix 6x86L-PR200+, aliás esta board levava com quase tudo o que era processador naquele tempo ( o PC tem cerca de 10 anos ).
Intel Pentium/Pentium MMX* 90/100/120/133/150/166/200/233
Cyrix 6x86/6x86L P150+/P166+/P200+
Cyrix 6x86MX PR166/PR200/PR233/PR266
AMD K5 PR100/PR133/PR166
AMD K6/166, K6/200, K6/233
*Pentium MMX = P55C
E a placa gráfica é uma S3 Trio 64V+ ( de 1MB penso eu )

Se lhe mexer só mesmo para o verão quando tiver mais tempo disponivel, e devo-lhe meter o Win98.

E queria agradecer a quem se disponibilizou a dar ajuda, mas agora Linux só no meu PC e lá para o verão também! :)
E experimentar umas poucas de distros se puder. :007:
 
se suporta sdram já tens sorte! ve se consegues saber até quanto é suportado! metes um dimm e ja nao ficas limitado pela ram.
Eu tenho aqui 1 outro Pentium 150, tb tem edo e sdram, e tou seriamente a pensar meter a bombar linux para p2p apenas. Mas no meu caso vai ser diferente, a minha ideia é meter sem ambiente grafico. Já agora, será que isto aguenta com 1 placa wireless pci ? ou será mta fruta lol.
Que tipo de uso pretendes dar á maquina ?
 
Última edição:
se suporta sdram já tens sorte! ve se consegues saber até quanto é suportado! metes um dimm e ja nao ficas limitado pela ram.
Eu tenho aqui 1 outro Pentium 150, tb tem edo e sdram, e tou seriamente a pensar meter a bombar linux para p2p apenas. Mas no meu caso vai ser diferente, a minha ideia é meter sem ambiente grafico. Já agora, será que isto aguenta com 1 placa wireless pci ? ou será mta fruta lol.
Que tipo de uso pretendes dar á maquina ?

No slot DIMM o máximo que posso meter é 32MB, enquanto nas SIMMs posso ir até aos 256MB, se não me engano, o problema era mesmo arranjar esse tipo de memória em 4x 64MB.

Sinceramente não faço ideia se isso aguenta com uma placa wireless PCI, só mesmo experimentando.

Para o PC em questão é só mesmo para a minha mãe trabalhar em word, portanto um Win98 + Word97 chegava bem (até agora ainda tem o Win95+Word97), tou virado para o Win98 porque já tem suporte ao USB, e dava-lhe jeito visto que precisa de usar a PEN e já tenho uma placa PCI com 4 USBs 2.0

O Win98 tenho, só me falta arranjar é o Office97, o 2000 já deve ficar pesadote para o bixo.

E já não tou no tópico, embora a ideia inicial era ter um dual boot com o Win98, para eu ao fim de semana andar a brincar no linux.
 
Back
Topo