1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda e dicas para tirar fotos "Wide" com uma maquina "normal + Tripé" [Trial pag 2]

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Arrakis_Dune, 21 de Janeiro de 2008. (Respostas: 49; Visualizações: 4939)

  1. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Boas, devo de ir comprar um tripé para a minha Fuji S5700 dentro de alguns dias, sendo que uma coisa que gostaria de experimentar era tirar fotos wide, algo não muito dentro das minhas possibilidades e da máquina, mas que tiradas sequencialmente várias fotos e usando depois alguns programas, se consegue um resultado wide, que mesmo não sendo perfeito, seria algo que ia gostar de experimentar..

    Ora tenho 1.79m, e gostava de comprar um tripé a volta dos 30's a 35€, sendo que também gostaria da vossa parte de algumas dicas de como conseguir o tal efeito wide tendo em conta as minhas limitações..

    Alguem me sabe ajuda e elucidar?

    Obrigado
     
    Última edição: 31 de Janeiro de 2008
  2. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    tripe ve os vivitar na fnac
    wide n bem funciona assim... o que descreves parece mais fotos panoramicas
    basicamente é tirar meia duzia de fotos no mesmo sitio e com parametros iguais e depois juntar no photoshop por ex
     
  3. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Vivitar? Por acaso já estive a ver ;)

    Em relação ao wide que refiro, é uma mistura de wide + panoramica, visto a Fuji por algum motivo não ter wide, ou pelo menos nunca descobri.. Alguns conselhos Adolfo_dias para a melhoria do aspecto panoramico? Zoom? Posições? Etc?

    Obrigado
     
  4. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    sim, n tem wide pois começa nos 38mm
    nc fiz esse tipo de fotos, pq tenho 28mm e qd preciso de mais uso um adaptador fisheye, mas deve ser qq coisa como te posicionares com a máquina no tripé, zoom minimo, modo manual e achares a configuração certa de valores. depois tiras a foto e rodas a cabeça do tripé para um lado e tiras nova foto, rodas novamente mais um pouco e tiras foto
    o esquema deve ser mais ou menos este
     
  5. davidoff

    davidoff Power Member

    Sim, é assim que funciona, não tem nada a ver com grande angular, chamam-se panoramas e podem ser feitos com qualquer distância focal. Desliga o auto white balance, põe o ISO no mínimo e tenta que as exposições estejam consistentes. Já agora, 38mm teoricamente é grande angular.
     
  6. Tens 2 hipoteses:

    Com a maquina em mão, e rodando o corpo. Ou com a maquina em tripé, mas o rodando o tripé em si, e não a cabeça do tripé! E isto por uma simples razão. Para que as linhas verticais no processo de junção das fotos se apresentem o mais aproximadas possivel entre cada foto, a rotação da maquina terá que ser feita no eixo da mesma. Tendo em conta que na maioria das maquinas a rosca se encontra no corpo, isto faz com que a maquina rode no tripé, não no seu eixo, mas atrás do eixo (isto é mais obvio nas SLR do que nas compactas). Portanto, para tornar o processo de junção das fotos o mais correcto, e até mais facil, basta imaginares a maquina vista de cima como um "quadrado" (englobando o corpo e objectiva), sendo o centro desse "quadrado" o eixo de rotação.

    Sendo assim, seguras a maquina em mão, e rodas o corpo e maquina conjuntamente sobre esse eixo. Ou fixas a maquina no tripe (no caso de fotos com pouca luminosidade que precisem duma exposição mais longa), e rodas o tripé sobre esse eixo. Sobrepões sempre 15 a 20% os lados das fotos, e voilá. Depois é so enfiar no Photoshop ;)
     
  7. helius

    helius Power Member

    para tirar boas panorâmicas tens que ter um tripé que ponha a câmara na vertical, e como o plaztik disse, normalmente o encaixe da câmara para o tripé não está exactamente no eixo de rotação, no entanto, existem tripés que ajustam a posição da câmara, ou seja a cabeça do tripé permite que acertes o eixo.. existem vários sites com informações sobre a melhor forma de fotografar panorâmicas, é uma questão de googlares um pouco que encontras facilmente..

    cumps
     
  8. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    grande angular é de 30mm para baixo
    o iso é irrelevante tar no minimo ou no máximo, desde que esteja igual em todas

    wtf?
    máquina no tripé e rodar a cabeça na coluna central do tripé. claro que n estamos a falar de tripés dos 300, mas sim de tripés com rotação de 360º
     
  9. davidoff

    davidoff Power Member

    Tendo em conta que 50mm é normal e que 38<50, continuo a achar que se pode chamar grande angular.
    Claro que o iso é irrelevante, mas porque é que ele há de fazer panoramas a iso 800 se pode fazer a 100 ? Só disse porque ele pediu os settings para fazer panoramas.
     
  10. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    depende se ele vai fazer panoramicas de noite ou de dia
     
  11. davidoff

    davidoff Power Member

  12. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    se ele for fazer as fotos de noite ou ao fim do dia é preferivel usar um iso mais alto para conseguir velocidades mais rapidas do que usar iso no minimo e ter que usar velocidades lentas
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Já que vai usar tripé, que use e abuse das velocidades lentas...
     
  14. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n sei se será mt indicado, pois basta haver uma variação minima de luz para "borrar a pintura"
     
  15. davidoff

    davidoff Power Member

    Pois....
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Tira outra...
     
  17. HibridOPT

    HibridOPT Power Member

    Sim concordo no davidoff em relacao ao ISO. Em relação aos 38mm, axo k nós é k tamos mal habituados ás ultra grandes angulares como 10-20mm... :)
     
  18. davidoff

    davidoff Power Member

    para que a variação de luz fosse suficiente para "borrar a pintura", tinhamos de tar a falar de exposições de vários minutos, o que não é resolvido subindo o ISO.
     
  19. helius

    helius Power Member

    quando se tira panorâmicas convém ser o mais rapido possível pois as oscilações de luz depois dificultam quando estás a juntar as imagens em pós-processamento. Claro que podes ir fazendo ajustes para esbater as diferenças, mas quanto mais aproximadas estiverem umas das outras melhor..

    podes também fazer experiências como as panographies, deixo aqui uma feita por mim:

    [​IMG]

    esta imagem no tamanho original tem uma resolução de 23622*11811px e foi feita a partir de 34 fotos (3008*2000px).. deu um bocado do trabalho mas acho que fica um efeito muito interessante..

    cumps
     
  20. davidoff

    davidoff Power Member

    claro helius, concordo, mas continuo a achar que isso não é razão suficiente para tirar fotos num tripé a iso's elevados.

    já agora, esse panorama está muito porreiro.
     

Partilhar esta Página