Ajuda e dicas para tirar fotos "Wide" com uma maquina "normal + Tripé" [Trial pag 2]

Nunca pensei que a discussão fosse tão acerrima.. Bem comprei como recomendado o Vivitar V-2800 GX, que por acaso todo montado, altura no máximo, deve de ter 1.85 metros ou lá perto, ficando bem acima da minha cabeça.. Tenho 1.79 metros

Amanha talvez experimente se puder de noite, Expo, senão so para as folgas.. Aquela panographie do heliu está brutal, algum programa usado para a montagem em especial?

Obrigado por todas as dicas, tentarei experimentar e depois colocarei os resultados aqui..
 
para que a variação de luz fosse suficiente para "borrar a pintura", tinhamos de tar a falar de exposições de vários minutos, o que não é resolvido subindo o ISO.

achas?
basta passar um carro numa exposição de 5seg para borrar logo a pintura.
claro que isto tem a ver com os sitios, horas, etc...
pessoalmente prefiro usar um iso alto do que me arriscar a ter um arrasto de um vulto por exemplo.
uma panoramica quer-se limpa. no caso del ir para a expo usar exposições longas e apanhar o arrasto do teleférico (por ex). numa foto fica bonito, mas e depois conseguir juntar 3 iguais?
just my 2cents

arrakis, boa compra no tripé. tenho o 2200gx. o teu deve ter vindo com um gancho no fundo da coluna central certo? podes arranjar um saquinho com areia e prender ai para exposições mais longas para aumentar a estabilidade
 
Nunca pensei que a discussão fosse tão acerrima.. Bem comprei como recomendado o Vivitar V-2800 GX, que por acaso todo montado, altura no máximo, deve de ter 1.85 metros ou lá perto, ficando bem acima da minha cabeça.. Tenho 1.79 metros

Amanha talvez experimente se puder de noite, Expo, senão so para as folgas.. Aquela panographie do heliu está brutal, algum programa usado para a montagem em especial?

Obrigado por todas as dicas, tentarei experimentar e depois colocarei os resultados aqui..

Não tou a perceber pk keres o tripé bem acima da tua cabeça... LOL
 
achas?
basta passar um carro numa exposição de 5seg para borrar logo a pintura.
claro que isto tem a ver com os sitios, horas, etc...
pessoalmente prefiro usar um iso alto do que me arriscar a ter um arrasto de um vulto por exemplo.
uma panoramica quer-se limpa. no caso del ir para a expo usar exposições longas e apanhar o arrasto do teleférico (por ex). numa foto fica bonito, mas e depois conseguir juntar 3 iguais?
just my 2cents

Tens alguma razão, mas numa exposição de 5s nunca vais conseguir velocidades para congelar movimento, sem mandar o ISO para valores absurdos.
Mesmo que passes de ISO100 para ISO800, tens uma velocidade de disparo de cerca de 1/4s. E aí já tens uma imagem com uma qualidade relativamente baixa.

Quanto à Expo, já andei lá a tentar fazer umas coisas, e é para esquecer. Mesmo durante o dia, congelas os teleféricos, mas em duas fotos que tires, eles estão sempre em dois sítios diferentes. Ou seja, não tens arrastos, mas também não vais conseguir acertar os sítios dos teleféricos em duas fotos diferentes.
 
Tens alguma razão, mas numa exposição de 5s nunca vais conseguir velocidades para congelar movimento, sem mandar o ISO para valores absurdos.
Mesmo que passes de ISO100 para ISO800, tens uma velocidade de disparo de cerca de 1/4s. E aí já tens uma imagem com uma qualidade relativamente baixa.

olha que n sei...
ha tempos estive a fotografar um "concerto" e apesar da sala ser iluminada e ter dois projectores estilo obras apontados para o palco a iso50 n consegui velocidades acima de 1/10.
passando para iso400 ja andava na casa dos 1/100 a f/3.5
 
e 1/10 já é suficiente para borrar a pintura. bastava apanhar num momento em que ela abrisse a boca pra ficar logo desfocada.
usei f/3.5 pq é o maximo que consigo usar a 200mm
se bem me lembro ele tem uma s5700 que tb só tem de máximo f/3.5 e é em wide
 
Boas, para acaber a "discussão" se bem que saudavel :D Vou à expo de noite provavelmente.. Não existe teleférico a andar LOL

E a altura foi para testar, obrigado pela dica do saco de areia, fiquei curioso a olhar para o gancho...

Abraços ;)
 
Tens alguma razão, mas numa exposição de 5s nunca vais conseguir velocidades para congelar movimento, sem mandar o ISO para valores absurdos.
Mesmo que passes de ISO100 para ISO800, tens uma velocidade de disparo de cerca de 1/4s. E aí já tens uma imagem com uma qualidade relativamente baixa.


Exacto.....
 
olha que n sei...
ha tempos estive a fotografar um "concerto" e apesar da sala ser iluminada e ter dois projectores estilo obras apontados para o palco a iso50 n consegui velocidades acima de 1/10.
passando para iso400 ja andava na casa dos 1/100 a f/3.5


1º Que é que isso tem a ver com o op ou com a "discussão" que se estava a ter sobre ser inutil usar iso's altos em exposiçoes com tripé, ainda por cima à noite ?

2º Claro que mesmo com essas luzes, iso 50 não chega para fotografar um concerto. Além disso um concerto é uma situação completamente diferente da criação de panoramas, num concerto vale a pena subir o ISO com o intuito de congelar o movimento, enquanto que nos panoramas à noite, subir o ISO não serve de nada porque as exposições vão continuar a ser enormes. Além disso está-se a usar um tripé.
 
Última edição:
Acho que o primeiro passo é mesmo mudar de máquina.. Amo fotografia nocturna, e a desgraçada da Fuji ve-se grega.. Ja vou ver hoje ou amanha, o que raio andei a fotografar.. Usei o meio da passadeira da expo, aquela de onde já vi grandes fotos, especialmente fisheyes do pessoal do forum, com o oceanario em plano de fundo, com o tripé + ir rodando a máquina, com ISO 400 + exposição variavel (conforme a indicação do medidor de luz, senão algumas pareciam que tinham brilho a mais, e isso não servia) mas tenho a impressão que o autofocus da Fuji se mama todo, e tou a ver que mais tarde, se conseguir, terei de comprar algo mais porreiro, e que de para fazer autofocus a mão, mas isso é muito avançado, primeiro tenho de aprender a usufruir da Fuji, mas já vi que as limitações = noite so se for crepúsculo..

Abraços
 
1º Que é que isso tem a ver com o op ou com a "discução" que se estava a ter sobre ser inutil usar iso's altos em exposiçoes com tripé, ainda por cima à noite ?

2º Claro que mesmo com essas luzes, iso 50 não chega para fotografar um concerto. Além disso um concerto é uma situação completamente diferente da criação de panoramas, num concerto vale a pena subir o ISO com o intuito de congelar o movimento, enquanto que nos panoramas à noite, subir o ISO não serve de nada porque as exposições vão continuar a ser enormes. Além disso está-se a usar um tripé.

a discussão de que se teria que usar tipo iso 50000 para conseguir subir as velocidades.
bastou-me passar da iso 50 para 200 para ganhar logo 3x mais velocidade.

as opções ficam dadas e o utilizador experimenta as duas formas se quiser e ve qual lhe proporciona melhores resultados
 
Por acaso, ao passar de ISO 50 para 200 ganha-se 4x a velocidade.

O que continua a ser irrelevante em exposições que inicialmente são de uns 5 ou mais segundos, por exemplo.
 
Boas pessoal, alguem me consegue informar então se esta panoramica está razoavel para inicio?

Obrigado

Btw, usei o tripé novo, sendo que tentei colocar a bolha de ar mesmo centrada, para o horizonte ficar ok

Foto:

Resized 70% Jpeg Compression de 21%, usei o Panorama Trial para testar.



Opiniões são mais do que bem vindas, e neste caso apreciava mesmo dicas

PS: O local não é é nada de jeito LOL
 
Boas pessoal, alguem me consegue informar então se esta panoramica está razoavel para inicio?

Obrigado

Btw, usei o tripé novo, sendo que tentei colocar a bolha de ar mesmo centrada, para o horizonte ficar ok

Foto:

Resized 70% Jpeg Compression de 21%, usei o Panorama Trial para testar.



Opiniões são mais do que bem vindas, e neste caso apreciava mesmo dicas

PS: O local não é é nada de jeito LOL

Perfeita. A única dica é que compres o programa para aquela mensagem irritante desaparecer :)
 
Pelos visto ninguém conhece o Autopano Pro, se não conhecem, recomendo a testarem. É do best para se fazer panoramas acreditem. E aquela discussão que tiveram ai das velocidades e dos ISOs, não se preocupem muito com isso porque o Autopano Pro trata disso tudo e automaticamente nivela as fotos todas para a foto final ficar de melhor forma e não tenho a certeza agora mas acho que nos permite também controlo manual sobre isso apesar de que o trabalho automático, por norma, sai sempre bem.

Deixo aqui 2 panoramas que fiz usando o Autopano Pro sem qualquer tripé e sem me preocupar com a exposição e vejam como nem ficou mal:



 
Boas pessoal, alguem me consegue informar então se esta panoramica está razoavel para inicio?

Obrigado

Btw, usei o tripé novo, sendo que tentei colocar a bolha de ar mesmo centrada, para o horizonte ficar ok

Foto:

Resized 70% Jpeg Compression de 21%, usei o Panorama Trial para testar.



Opiniões são mais do que bem vindas, e neste caso apreciava mesmo dicas

PS: O local não é é nada de jeito LOL

a foto está bastante boa
realmente o sitio é que n é dos melhores. fotos do lidl n rulam mt :009:
experimenta ir para a entrada de unhos ao fim da tarde. tb apanhas o loures shopping e as lezirias tds
 
Back
Topo