1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Ecran Preto no gentoo2006, e ubuntu6.06

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por hope, 30 de Setembro de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1241)

1. Caros membros do techzone, Agradecia se alguem me pudesse ajudar nesta situação.
    tenho um portatil toshiba m70, e quando tento correr o linux atraves do livecd, e a passa a modo grafico, o ecran fika preto. Se alguem jah aconteceu esta situação semelhante, agradecia k me pudesse ajudar. consigo fazer o load do linux, mas dp disto nda. penso k tenha a ver com a placa grafika k é 1 ati x700.

Com os melhores cumprimentos :)

2. TuRoK

TuRoK Power Member

Tenho exactamente o mesmo problema, e com a mesma placa grafica...

3. CR_

CR_ Power Member

Com o ubuntu (gentoo não sei como é) usa a consola e mete:

#sudo dkpg-reconfigure xserver-xorg

Na parte dos drivers da placa escolhe vesa.
    [SIZE=-1][/SIZE]

4. TuRoK

TuRoK Power Member

Como é que chego à consola com o livecd?

5. CR_

CR_ Power Member

Ctrl+Alt+F1 (ou F2 F3 etc)

Mas se a intenção é instalar saca o "alternete" install.

6. :)quando corro o gentoo:) pelo livecd, aparece o ecran preto, faço o tal ctrl+alt+f2, e acedo á consola, mas agr ocmo faço pra alterar o dirver da plca grafika pra vesa?

COm os melhores cumprimentos:)

7. CR_

CR_ Power Member

Tens de alterar no xorg.conf

#pico /etc/X11/xorg.conf

e depois startx.

Penso que seja só alterar de "ati" para "vesa" , mas não tenho a certeza.

8. TuRoK

TuRoK Power Member

Fiz isto e diz que o comando dkpg-reconfigure nao existe.

9. CR_

CR_ Power Member

#sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

de package :zzz:

Peço desculpa.

10. no gentoo, alguem sabe quais sao os comandos pra mudar o dirver da placa grafika, pelo terminal, esta versao do gentoo era qual eu gostaria de utlizar, mas com ecran preto e 1bokado impossivel, principal,emte pra iniciados :confused:

11. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Mas estás a utilizar o instalador do gentoo? Se sim usa pela consola.

12. consigo ir ao modo consola, e agr quais os comandos pra iniciar a instalação, ou tenho k fazer aqueles passos todos k tao no manual do gentoo?

com os melhores cumprimentos aos membros do techzone

13. VuDu

VuDu Power Member

Eu se fosse a ti, assumindo que és iniciado, pensava melhor antes de te aventurares no Gentoo.
    Tens outras opções bem melhores para quem está a começar e pelo que parece não estás mesmos habituado a lidar com a consola, por isso escolhia outra distro, sem duvida nenhuma!

14. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Depois de estares em consola abres o handbook do gentoo e segues o que lá diz. Gentoo não é como (quase) todas as ditribuições que é next next e tá instalado, no Gentoo o emerge compila-te os pacotes base e depois dizes que pacotes queres que compile/instale.

15. spastikman

spastikman Banido

não é ... mas já faltou mais para ser :D

16. VuDu

VuDu Power Member

Meteram-lhe um livecd todo next,next e sinceramente acho que não serve para nada. Só mesmo para quem quer um offline installer. Mas para ter uma distro linux pra correr num pc sem net, gentoo é sem duvida a pior hipotese.
    A serio pessoal. Atirem-se de pés e cabeça ao ubunto e fedora. Depois quando ja tiverem ambientados e quizerem formatar o pc, tentem o gentoo :)

17. enok

enok [email protected] Member

bem, não imaginam o choque que foi ver o 2006.1... é que para alem de ter um interface gráfico todo pipi estilo os knoppix e ubunto's... não consegui instalar por lá! :wow:
    tive de pegar no 2006.0 e fazer tudo por linha de comandos. :-D ao que eu cheguei...

btw, instalar o Gentoo em raid0 é $%#@!!

@ hope, se vais iniciar-te no linux... aconselho-te a não mexer em Gentoo. pelo menos até estares ambientado ao "esquema".

18. Obrigado pela ajuda membros do forum, assim sendo vou dedicar a outra distribuição, tava a pensar na debian, mas tenho 1peq problema, o bootloader k é o grub nao funca no meu pc, tenho 1pentium3 a 800, aprece la 1erro boe marado(erro 18 0u 21), o grub nao arranca, a minha questao é dá pra instalar o LILO, k esse sei k dá, atrasves do debian?

Mais 1vez agraedço a vossa ajuda. :)

19. enok

enok [email protected] Member

não vejo razao para o grub nao funcionar. ve ao certo qual é o erro que dá, só assim podes ser ajudado.

em relação ao LILO, o Debian suporta e ainda dá suporte teórico.

Partilhar esta Página