1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda em access(pesquisa)

Discussão em 'Programação' iniciada por Carinhas_10, 10 de Julho de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1812)

1. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

No meu estágio tenho de fazer um trabalho qu consiste em:criar uma base de dados em access, ate ai tudo bem.
    mas a principal funçao é fazer pesquisas de nomes, por exemplo quero procurar um Rui e aparece todos os Ruis e os seus contactos so que nao faço a minima como é que isso se faz.

ou isto so se pode fazer com progamaçao pois e for assim ai é que esta a burra nas couves :D

sera que alguem me pode orientar

2. Peter V5

Peter V5 Folding Member

Isso, faz-se nas consultas, ou então em SQL. Tipo:

É um pouco complicado de esplicar aqui.

3. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

pois o meu medo era esse que tivesse que ser em SQl mas para isso tem que se usar o Visual basic por exemplo certo.

nao da para dares uma ajuda so por alto caso de por as consultas do access

4. Peter V5

Peter V5 Folding Member

Não precisas de ir para visual basic, quando está a fazer uma consulta carregas com o botão direito do rato na área onde estão as tabelas e depois carregas em vista SLQ, a janela fica diferente, tipo editor de texto, escreves ai o código SQL e carregas no botão de vista de estrutura ou assim.

5. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

ajuda

pois é que se não fasso isto chumbo o estágio e o ano...

por favor explicame melhor tu ou alguem...por favor

6. Quando falas em criar tabelas em acess, vou assumir que fizeste qq coisa de SQL. Ou então usando o VS para veres o Server Explorer onde tens as tabelas. Tens de fazer um query... algo como 'SELECT Nome, Idade, Morada FROM Tabela_Pessoas WHERE (NOME LIKE 'Rui%')

7. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

ajuda

eu quero é no access pesquisar um nome e aparecer todos os nomes iguais(nuno ventura,nuno lopes...)por aí e aparecer tb o seu contacto e-mail e extensao(linha onde o telefone esta ligado).

Última edição pelo moderador: 11 de Julho de 2008
  8. Lá está, tens de o fazer através de uma query, ou seja...

SELECT <a> FROM <b> WHERE (Nome LIKE 'nuno%')

<a> os campos que queres que apareçam, e-mail,extensão,etc
    <b> tabela de onde vais retirar a informação

O Where estou a assumir que o campo onde está o Nome da pessoa se chama mesmo 'Nome', usando o LIKE ele vai comparar todos os nomes que comecem por 'nuno' e mais qualquer coisa. Caso existe nomes só com 'Nuno', tens de incluir essa excepção no WHERE, ficaria algo como WHERE (Nome LIKE 'nuno%') AND (Nome LIKE 'nuno').

PS: O Where dá para fazer com OR, mas ainda tou para acordar, por isso n me lembro :lol:

9. XiriX

XiriX Banido

Boas,

se estás em estágio, deves poder pedir ajudar não?

De qualquer forma, vais ter que usar SQL para fazer as pesquisas à BD, e vais ter que montar uma interface gráfica / programa para mostrar os dados. Não vais pedir ao utilizador que saiba SQL para montar a query (fora que podia fazer um drop table e mandar-te os dados prás couves). Por isso, ou montas a interface em VBA (Visual Basic for Applications), que o Access suporta e programas dentro do Access (formulários), ou em outra linguagem qualquer (VB6, C#, VB.NET, JAVA, etc).

Mas acho que te está a escapar algo. Se estás a fazer a BD, é porque ela não existe e não tem dados. Como é que vais inserir os dados na BD? Importação?

Abs
    XiriX

10. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

ja consegui fazer a pesquisa obrigado

ajuda nao o meu orientador disse que se nao conseguisse que nao sabia que nota é que me ia dar o mais certo era chumbar mas tambem nao sabia como é que se devia fazer.
    quando terminei ele ficou pasmado por ter conseguido e disse que pensava que nao era possivel fazer isto.

mas alguem sabe como é que se poem ou se da para por a base de dados tipo um programa?
    que ao carregar no icone abre neste caso a **pesquisa** pode ate ser um atalho mas que nao se tenha sempre a que abrir a base de dados. sempre que se quiser pesquisar ou ai tem que se faer mesmo um prog em Vb. ou nao da mesmo?

11. I suppose congratulations are in order :007:
    Já agora isso que estavas a fazer era para que disciplina/cadeira?

O que tu queres é uma forma de interagir com a Base de Dados de forma indirecta?

Deve haver qq coisa na net que dê para te orientar nesse aspecto, mas claro que criando a nossa própria aplicação é sempre melhor em termos de costumização e controle sobre as acções a tomar sobre a BD.

Tanto podes fazer em VB, como qualquer outra linguagem. Mas visto que estás um pouco ainda a iniciar no assunto, usa mesmo o VB.Net a parte de Designer tem vários adaptadores/controles que te facilitam a vida e aceleram a produção da aplicação.

12. Carinhas_10

Carinhas_10 Power Member

eu estou em estagio so que o meu orientador de Pcs sabe menos que a Amaliasabe ligalos e desligalos e ja é complicado.

por isso tudo o que fiz foi por miha conta e com a ajuda de um colega meu de estagio so que ele esta parte tambem nao consegue.

entao quer dizer que o access nao da para fazer isso so por si.

ok brigadao

13. Confesso que não percebi boa parte do teu post anterior 8| Pelo menos não entendi :P

Bom quanto a Access,
    Tal como SQL Server, Oracle, MySql, DB2,etc. é um SGDB (embora o Access pareça um Fiat Uno de 1990 a comparar com Ferraris como SQL Server e Oracle's).

Sendo SGDB, um Sistema de Gestão de Base de Dados e como o nome indica deve ser usado para isso mesmo, gerir dados. Existem ferramentas mais complexas do que as que tens trabalhado até agora, StoredProcedure, FunçõesSQL, T-SQL, Ferramentas de Importação/Exportação de dados,etc. Mas no fundo tratam apenas de dados, apartir daqui deverás usar outro sistema para aceder aos dados, normalmente através de uma aplicação desenvolvida numa linguagem de programação.

Já agora só para finalizar a ideia e de uma maneira superficial, existem essencialmente 3 camadas quando fazes uma Aplicação:

- Data Access Layer (Camada de Dados) - Onde a SGDB vai actuar

- Business Logic Layer (Camada da Lógica de Negócios) - Normalmente aqui são defenidas as regras a implementar no funcionamento, por exemplo criar funções que façam determinadas acções tendo em conta o negócio/finalidade para que é comcebida a ferramente.

- Graphical User Interface (Camada de Apresentação) - É aqui que o utilizador tem acesso a parte gráfica da ferramenta e apartir daqui (tendo em conta a lógica de negócio implementada), que ele vai 'aceder' a Base de Dados.

Espero ter ajudado.

PS: Desculpem os nomes em Inglês, mas como é cada X mais recorrente usar o Inglês para tudo o que tem haver com programação.

OFFTOPIC: Esse estágio que estás a fazer, é um complemento de algum curso? Se sim, de quê?

Partilhar esta Página