Ajuda em alguns problemas para newbie em ubuntu

Death_Knight

Power Member
Boas, vou explicar a situação, em casa tenho um P IV que apenas é usado para navegar na net instant messaging e office, sendo que agora decidi (já andava a pensar nisto á um tempo) colocar-lhe uma distro de linux, depois de procurar e testar alguns live cd's optei por ubuntu, agora estou mas é com alguns problemas em que se me pudessem ajudar agradecia:p

Isto é assim, quando estava a instalar o ubuntu enganei-me a colocar o tamanho em GB ou seja agora apenas me aparece lá que tenho um disco pequeno, existe alguma maneira de corrigir isto e de colocar o resto do espaço do disco ou necessito voltar a instalar e configurar as partições na instalação?
Já agora será possível ao fazer isto manter os ficheiros que tenho lá do antigo windows (xp com sistema de ficheiros ntsc)?
Outro problema é a gráfica, ela é uma fx5200 (já nao é muito nova mas para aquilo que é serve;)) e ao tentar colocar o "eye candy" do ubuntu ao máximo dá erro das drivers, já fui ao site da nvidia e saquei drivers para a minha placa para linux de 32bits mas ao tentar instalar dá-me erro que não reconhece o tipo de ficheiro, é preciso instalara por consola ou algo assim???

Peço desculpa pelo testamento e aguardo ajuda;)
Desde já obrigado:p
 
Boas.

Para alterar o tamanho da partiçao, metes o Live CD, abres o Gparted e fazes a alteração;).. a drive tem que estar "desmontada".
Em relação aos drivers, tens uma ferramenta no Ubuntu chamada "Gestor de controladores restritos" ou algo assim, podes instalar por ai;). Ou entao instala o Envy.

Cumprimentos.
 
então e se eu fizer isso perco os ficheiros que tenho no disco, ou dá para manter?
Que senão tenho que voltar a meter um windows e gravar aquela tralha para nao me arriscar a perdê-la :D

Obrigado
 
Para concluir o comentário do LCTN do "desmontada" basta no gparted botão direito e "unmount"

cumpzz

É isso Tyran:D obrigado;).

então e se eu fizer isso perco os ficheiros que tenho no disco, ou dá para manter?
Que senão tenho que voltar a meter um windows e gravar aquela tralha para nao me arriscar a perdê-la :D

Obrigado

Se eu bem entendi tu ao fazeres a partição para o Ubuntu fizeste-la demasiado pequena, certo? Se assim é, e partindo do principio que o espaço não está particionado, é só redimensionar a partição do Ubuntu para incluir esse espaço. Só perderias alguma coisa da partição do Windows se a alterasses, o que pro caso (e pelo que percebi) não é necessário.

Cumprimentos.
 
Back
Topo