1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda em comandos de shell

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DanielDenis, 26 de Abril de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 853)

1. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Surgiu me agora a necessidade de realizar um pequeno trabalho e como ja estou bastante esquecido de muitos comandos linux cheguei agora as ultimas alineas e empanquei.

Deem aqui uma ajudinha:

Foi me pedido para listar os serviços existentes em /etc/services por ordem alfabetica e guardar o resultado no ficheiro services,fiz assim:

sort /etc/services > services

Ate aqui tudo bem
    Agora pedem para repetir o passo anterior mas para guardar apenas as linhas nao repetidas no ficheiro uniqservices e para depois verificar as diferenças entre os ficheiros (diff)

Peço aqui a vossa 1ª intervençao.

Depois pedem Construa o ficheiro meuprimeiroficheiro atraves do comando cat com o conteudo de 10 linhas escritas na consola

Peço aqui a vossa 2ª intervençao.

Depois pedem para adicionar o ficheiro meuprimeiroficheiro ao ficheiro uniqservices

Peço aqui a vossa 3º intervençao

Depois pedem para criar o ficheiro numbered com as linhas do ficheiro uniqservices numeradas

Peço aqui a vossa 4º intervençao

Por fim pedem para listar na forma longa os ficheiros da directoria /etc para o ficheiro etcDir e visualiza los no monitor de forma cadenciada

Peço a 5ª e ultima intervençao.

Desde ja obrigado.

2. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Little Help please...

3. rolando2424

rolando2424 Power Member

Neste aqui não te posso ajudar, nunca usei o comando diff (depois vejo se testo o comando para ver se descobro como se faz isso).

Hum... Estás-te a referir a 10 linhas da consola ou 10 linhas de um ficheiro? De qualquer modo, isso deve de utilizar algo como "cat xxx | tail" se quiseres as ultimas 10 linhas ou "cat xxx | head" se quiseres as primeiras 10 linhas.

hum... experimenta fazeres "cat meuprimeiroficheiro >> uniqservices" (O >> significa "append" se não estou em erro).

Easy. "cat -n uniqservices > numbered" :D

Forma cadenciada como? Não percebi muito bem...

Experimenta o comando "du -h".

Última edição: 26 de Abril de 2007
  4. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Agora pedem para repetir o passo anterior mas para guardar apenas as linhas nao repetidas no ficheiro uniqservices e para depois verificar as diferenças entre os ficheiros (diff)

Neste exercicio o comando diff é apenas usado para mostrar as diferenças entre os 2 ficheiros (já que um vai ter as linhas todas e o outro nao tera as repetidas,o comando sera o seguinte:

diff services uniqServices

nada mais facil,o que eu preciso é do que esta antes " Agora pedem para repetir o passo anterior mas para guardar apenas as linhas nao repetidas no ficheiro uniqservices"

Depois o exercicio pede a criaçao de um ficheiro com 10 linhas escritas por mim na consola,do genero

cat meuprimeiroficheiro
    1ªlinha
    2ª linha
    3ªlinha
    ...
    10ªlinha

Depois este "cat meuprimeiroficheiro >> uniqservices" parece me bem

Depois este tmb ja percebi,very easy indeed "cat -n uniqservices > numbered"

E por fim de forma cadenciada deve ser algo do genero dos dir/p para nos pedirmos a listagem a medida que precisarmos,se bem me lembro é com tee e more,diz o que achas.

E obrigado!

5. r3pek

r3pek Power Member

Melhor que isto nao pode haver....... o resultados tao a vermelho...
    o que nao perceberes avisa.... e convem mesmo k percebas. alguma duvida consulta a man page to comando.

6. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Muito obrigado pela ajuda,tudo percebido.

Partilhar esta Página