Ajuda em compra de novo disco

Boas!

Estou com a seguinte duvida existencial: estou a decidir-ma na compra de um novo disco, obrigatoriamente SATAII com 16 Mb de cache.

Em contenda estão um Western Digital 2500KS (250 Gb) e um Maxtor DiamondMax 10 de 300 Gb.

Sendo que o segundo é mais caro cerca de 20 a 25 euros mais caro, o que me aconselham?


Sinceramente estou inclinado para o Western Digital, não obstante ser mais pequeno que o Maxtor.


Aguardo a vossa ajuda


Cumps
 
Última edição:
Boas!
Os 16 Mb de cache aparecem apenas porque segundo li, em reviews, estas novas séries da WD e da Maxtor são extremamente rápidas.
Mas como nestas coisas, os benchmarks e os respectivos sites manipulam os resultados ao sabor das marcas nunca se sabe....

No fundo queria a opinião de utilizadores com experiência no uso quotidiano destes dois modelos.


Continuo a aguardar as vossas opiniões!



Cumps
 
God_Lx disse:
zelv porque há discos com 8Mb de cache mais rápidos ;)
Mas é mais uma manobra de marketing ou simplesmente há discos com 8Mb mais rápidos que os de 16Mb?
Reformulando, 2 discos "exactamente iguais" mas que tenham essa diferença, qual deles o mais rápido?
 
Se forem exactamente iguais talvez os 16Mb tenham alguma vantagem... Mas os Hitachi SATA2 de 80Gb por exemplo são mais rápidos que qq um dakeles modelos k ele apresentou...

Entre akeles dois modelos o WD é realmente a melhor escolha...

Mas é mais uma manobra de marketing ou simplesmente há discos com 8Mb mais rápidos que os de 16Mb?

Como já referi, os Hitachi SATA2 de 80Gb têm apenas 8Mb de cache e são mais rápidos que aqueles dois...
 
Mas também estar a comparar um disco de 80gb só com um prato (daí ser mais rapido) com discos de 300gb que tem no mínimo 3 pratos (até tem 4 para ser exacto) não tem ponta por onde se pegue....
Para comparar teria que ser discos com o mesmo nº de pratos, pratos com a mesma densidade ou pelo menos com a mesma capacidade...
 
Pretender depende... Se uma pessoa quer comprar um disco para velocidade ou para armazenamento... Para mim por exemplo não faz nenhum sentido comprar um disco de 250/300Gb... Porque simplesmente não uso tanto espaço... Logo prefiro um de 80Gb mais rápido... Se no caso dele prefere espaço, vale muito mais a pena um de 250/300Gb...
 
Boas!

Tal como o God disse, é preciso saber para que queremos o disco.
No meu caso, estou a espera de um raptor 74Gb com 16 Mb de cache para disco de sistema, o que me permite maximizar o sistema em termos de velocidade. Para disco de armazenamento, irei optar, ao que tudo indica pelo Western 2500Ks, que me dá bastante espaço, comprometendo ao mínimo a velocidade, tendo sempre em atenção que se trata de um disco com algum tamanho.


Cumps
 
Back
Topo