Ajuda em config de rede

seugnimod

Power Member
Boas,

Tenho um problema entre mãos. Tenho uma ligação de rede de pequeno comércio para implementar/melhorar.
Um computador no escritório é o "cérebro" do sistema, com a aplicação de stocks e no balcão tenho outro pc, que é o terminal de vendas. Os pcs têm que estar ligados á mesma rede e ambos são XP Pro, com placas wireless e LAN.

A solução que tenho implementada neste momento é por LAN porque revelou ser (bastante) mais rápido do que por wireless.

Agora entra o verdadeiro problema:
Quero ter internet nessa rede e usualmente ligava o computador do escritório ao router de um vizinho (com o conhecimento dele), para obter net.
O problema é que agora, com o pc ligado por LAN ao router, este priveligia as ligações de LAN e portanto não tenho acesso á net (mesmo com a placa wireless ligada a essa rede).

O router que estou a utilizar é um SMC 7904 WBRA2, que tem WDS, mas não encontra a rede do meu vizinho (provavelmente por ser longe demais).

Alguma ideia do que posso fazer?
Sei que é chato pedir isto, mas tenho alguma urgência, portanto agradeço qualquer ajuda ;)
 
Consegues aceder, com a devida autorização, ao router do vizinho? Se conseguires o problema é fácil de resolver. WDS é muito inseguro é pode não funcionar entre routers de marca diferente.

Basta comprares uma Wireless Bridge. Uma que eu uso é a Netgear WNCE2001.
Desligas o servidor DHCP do teu router SMC, desligas o modo ADSL e tudo o que tenha a ver com o modem.
Depois ligas este aparelho e uma porta LAN do SMC. Num outro PC ligado ao SMC acedes à página de configuração da Bridge e configuras um endereço de IP manual e dentro da gama de endereços o que router do vizinho atribui. Como servidor DNS e Gateway pões o Ip do router do vizinho.
A Bridge tem potencialidade para fazer um Site Survey, ou seja, scana por redes Wireless que se possa ligar (a que eu dei é compatível com Wireless N) e configuras para se ligar à do vizinho. A Bridge liga ao SMC por ethernet por isso dá-te muita liberdade de sítio.
Certificas-te que no router do vizinho o servidor DHCP está ligado.

Sem a compra de uma Bridge não vejo forma de resolveres o problema. Existem outras formas mas envolvem estar ligado um PC sempre etc etc. Um device dedicado é o ideal para estas coisas.
 
Okay. Obrigado pela rápida resposta. Vou processar essa info, já que nunca trabalhei com dispositivos dedicados para bridging.

Em relação à autorização que mencionaste, sim tenho essa autorização, e mencionei isso no meu post ;)
 
Okay, penso que já percebi a tua abordagem.

Quem me garante que a Netgear tem mais potência que o SMC? (em termos de captação de sinal wireless do router que tem net)
 
Experimenta colocar ip fixo na ligação LAN fisica, mas coloca só o IP e a máscara, não coloques gateway nem dns. Assim deves manter a conectividade com o outro pc terminal de vendas e sempre que quiseres "sair" para a net, ele só pode sair pelo wireless, uma vez que é a unica ligação com gateway e dns.
 
1) A antena o SMC que tens não é grande coisa. É uma stock antenna e pode não ser o suficiente.
2) Com o Netgear tens toda a flexibilidade porque se liga por um cabo ethernet. Até podes colocá-lo, por meio de um switch, ao pé do PC que apanhava o wireless do vizinho.
3) Uma outra coisa que possa ser relevante é: O da Netgear suporta Wireless N e o SMC que tens não. Como a ligação em fibra já está mais ou menos espalhada, é provável que o router do vizinho seja Wireless N.
 
Experimenta colocar ip fixo na ligação LAN fisica, mas coloca só o IP e a máscara, não coloques gateway nem dns. Assim deves manter a conectividade com o outro pc terminal de vendas e sempre que quiseres "sair" para a net, ele só pode sair pelo wireless, uma vez que é a unica ligação com gateway e dns.

Faz sentido, vou experimentar amanhã. ;)

1) A antena o SMC que tens não é grande coisa. É uma stock antenna e pode não ser o suficiente.
2) Com o Netgear tens toda a flexibilidade porque se liga por um cabo ethernet. Até podes colocá-lo, por meio de um switch, ao pé do PC que apanhava o wireless do vizinho.
3) Uma outra coisa que possa ser relevante é: O da Netgear suporta Wireless N e o SMC que tens não. Como a ligação em fibra já está mais ou menos espalhada, é provável que o router do vizinho seja Wireless N.
O teu ponto 2 "não se aplica", até porque tenho o SMC ao pé do pc que apanha a net. Mas claro, como disseste, a antena é stock e a do netgear pode ser melhor.
Em relação ao ponto 3, também "não se aplica" porque o router do meu vizinho é um simples sapo do kit adsl. Agora não me lembro do nome, mas é dos de meter ao alto, branco. ;)
 
Experimenta colocar ip fixo na ligação LAN fisica, mas coloca só o IP e a máscara, não coloques gateway nem dns. Assim deves manter a conectividade com o outro pc terminal de vendas e sempre que quiseres "sair" para a net, ele só pode sair pelo wireless, uma vez que é a unica ligação com gateway e dns.

Excelente! Resolveu mesmo :)

Obrigadão!
 
Back
Topo