1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajuda em Config Hibrida

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por beowulf, 22 de Março de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 981)

1. beowulf

beowulf Power Member

Config Hibrida

Caixa: 2HIX CROSSOVER (FONTE 450W) 29
    Motherboard: GIGABYTE GA-MA78GM-S2H 86
    Processador: AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2 64
    Disco: SAMSUNG 1TB SATA II 32MB 91
    Disco 1: SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12) 55
    Memória: TEAM ELITE KIT 2GB DDR2 800 25
    Total: ~330 eur

Boas! O objectivo é ter um sistema hibrido que tanto dê para fazer um htpc como um desktop (mudando a caixa mais tarde). Uso o pc para trabalho (office, acrobat ), descompimir rars enormes, movimentar Tb de um lado para outro, ouvir musica, ver filmes (quero passar a ver em hd e poder ligar facilmente a uma tv) e passar videos da camara para hdd (firewire) e pouco mais. Do que me informei qualquer htpc faz estas tarefas portanto e enquanto não invisto nos dois sistemas em separado peço aqui a vossa opinião. Daqui por uns tempos (3-6 meses) faço um 2º upgrade investindo num htpc ou num desktop mais seriamente. Como ainda não me decidi em qual vou investir "a sério" não me queria limitar para já.
    Do dektop antigo penso aproveitar a caixa ,a fonte e a drive de dvds que considero boas (?) para um novo desktop. O resto dos componentes velhos vou mete-los na caixa referida em cima (hix) quando fizer o 2º upgrade. Faço isto de modo a não utilizar completamente o dinossauro.
    Dúvidas:

• Este sistema para já é equilibrado?
    • Tirando a caixa posso com os restantes componentes ter a base para um htpc ou desktop?
    • Compensa ficar com as actuais caixa, drive de dvds e fonte para um novo desktop ou devia deixar ficar o sistema antigo como está e comprar já um caixa e fontes novas para o desktop (em vez de comprar a caixa HIX - não esquecer que preciso de caixa para meter os componentes velhos)?
    • Qual o melhor disco para arrancar com Sos?
    • Compensa comprar já 4gb de memoria?
    • A fonte da caixa HIX aguenta-se com este sistema por 3-6 meses?

Última edição: 22 de Março de 2009
  2. RSC

RSC Power Member

Esse link da fonte está broken...

3. beowulf

beowulf Power Member

Ups...corrigido. É uma thermaltake silent purepower 480w ( e já tem à volta de 4 /5 anos tal como a caixa).

Já agora, o orçamento global (1º upgrade e 2º daqui a 3-6 meses) é de ~1000 eur.

Última edição: 22 de Março de 2009
  4. beowulf

beowulf Power Member

5. Jonybat

Jonybat Folding Member

- Sim, está equilibrado. Para o que tencionas fazer chega perfeitamente.
    - Sim, a board é micro ATX, o CPU é de baixo consumo, tens HDMI e disco com bastante capacidade. É uma boa base para um HTPC. Para um desktop, depende do uso, e desde que não contenha jogos ou aplicações pesadas serve perfeitamente.
    - Se estás a pensar mesmo fazer disso um HTPC porque não comprar logo a caixa para o mesmo? Escusavas de ficar com uma caixa depois de montares os sistemas. A fonte que tens é boa, serve bem. A drive de DVD é daquelas coisas que ou serve, ou não serve, e não vejo porque não.
    - Eu diria o Seagate, mas como a diferença não deve ser muita, não deves notar diferença.
    - É de aproveitar antes que comecem a subir de vez.
    - Como esse sistema é de baixo consumo mesmo, não vejo razão para não aguentar.

Mais alguma coisa é só dizer ;)

6. beowulf

beowulf Power Member

Boas! Obrigado pelas respostas

Não compro já caixa porque ainda não vi nenhuma que cumprisse alguns requisitos e porque a hix vai servir para meter os componentes do pc velho. A dúvida com o leitor de dvds é ser ide(?). A fonte que tenho devido à antiguidade não dará problemas? Não têm um tempo de vida útil? Quanto à fonte da hix achas que se aguenta com esta config do pc antigo quando o mudar estes componentes para lá (+ 2 hdd's ide + drive optica):

·amd xp 1800+
    ·geforce fx 5200 :http://www.digital-daily.com/video/nvidia-nv34/
    ·asus A7V8X : http://www.overclockersclub.com/reviews/asusa7v8x/2.htm

Sendo assim qual o melhor kit de 4 gb até 60 eur?

7. Jonybat

Jonybat Folding Member

Sim, mas no fim ficas com a Thermaltake sem utilidade.

As boards ainda têm IDE, essa inclusive.

Sim, todas as fontes têm desgaste com a utilização. Não sei quanto tempo tem essa, mas considerando que não tem mais de 5 anos e/ou que não foi utilizada intensivamente (pelo sistema não foi claramente). Apostava mais nessa Thermaltake usada do que na HIX nova. E sim, a HIX deve aguentar esse sistema sem problemas.

Se não estás a pensar em Overclock fica-te pelo kit 2x2GB 800 da Kingston. Não precisas de dar mais.

8. beowulf

beowulf Power Member

Daqui a 3-6 meses quero ficar ou com um "bom desktop" e/ou com um "bom mediacenter". Nesse momento compro a caixa mediacenter ou para meter componentes novos ou esta config de agora. A caixa thermaltake ha-de ser sempre para o desktop - ou com componentes novos ou com estes (dai a config hibrida). A ideia era ficar a hix com o pc velho, a thermaltake como desktop e o mediacenter numa caixa que tivesse lcd tactil :). Sabes se há tendencia para esse tipo de caixas descerem de preço (até 250 eur pelo menos)?

Já ouvi dizer que se tivesse uma config baseada em INTEL tinha mais versatilidade para actualizar e trocar componentes entre os dois sistemas. Como não sou muito entendido nisso...

quanto ao tempo de uso da fonte:

Secalhar seria melhor investir numa fonte para este sistema.... mas assim deixava de fazer sentido comprar a hix..pfuuuuu.
    Achas que esta caixa que tenho é muito melhor do que uma Coolmaster elite 330?

9. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu não estou dentro das caixas para media center...não te sei responder :(

Sobre isso da versatilidade e Intel, talvez há uns 2/3 anos atrás, mas agora é o oposto. O 775 não dura mais um ano, enquanto a AMD tem apostado na versatilidade entre os sockets.

Sobre a fonte, não reparei nessa parte :p, mas mesmo que não queiras arriscar meter essa fonte no pc novo, podes sempre usar para o antigo e comprar uma fonte para durar (como essa) tipo uma Corsair CX400 ou uma OCZ Stealth 500 ;)

Em relação à caixa, é melhor que uma CM 330 sim, pois eu tenho uma Shark que tem base nessa e na Soprano. De qualquer maneira é uma boa opção de baixo preço para meter o PC antigo, e assim podias comprar uma fonte à parte para o novo sem deixar peças de lado.

Cumps ;)

10. beowulf

beowulf Power Member

Pois...sendo assim por mais 13 eur comprava já a Nox media e fazia já o htpc. De toda a maneira não me parece que vá ter uma caixa como quero para o htpc tão cedo. No entanto há outro entrave... a sala para o media center só vai estar como quero daqui por 3/4 meses. Estava a pensar utilizar esta nova config como pc principal com a caixa desktop no chão ao lado da thermaltake. Se for com a nox media só vejo uma solução que é por o tft em cima da caixa. É viável?

Dentro desta caixa os componentes cabem todos - os dois hdds?. Caso não coubessem e já que ficava com o htpc definido por uns tempos punha já esta drive optica e tirava o de hdd de 500gb. Não se preve nenhuma descida de preços para breve nestes leitores de blueray?

E qual a melhor fonte para ela? Encontrei isto.

Pelo andar da carroça em vez de gastar ~350eur agora e ~650eur daqui a 3/4 meses vai ser mais o contrario :).

11. RSC

RSC Power Member

12. beowulf

beowulf Power Member

Pois! Também tinha olhado para essas mas... como vi cl6 pensei que fossem melhores que cl5 :).

13. RSC

RSC Power Member

Não. Em memórias com a mesma frequência, as mais rápidas são sempre as que têm latências mais baixas.

DDR2 800Mhz CL4 > DDR2 800Mhz CL5 > DDR2 800Mhz CL6

14. beowulf

beowulf Power Member

Última edição: 25 de Março de 2009
  15. Jonybat

Jonybat Folding Member

Não irias notar diferença.

Sobre a caixa, leva dois discos (ou um disco e o leitor de cartões), uma drive e boards até mini-ATX. Por isso, sim, o sistema que tencionas montar cabe nessa caixa, tendo em atenção que irá limitar upgrades futuros.

;)

16. Jonybat

Jonybat Folding Member

Parece-me bem, e não precisas do cooler.

Sobre as placas de TV, podes ver pelo site da Globaldata e escolher conforme o que pretendes. Eu não estou dentro do assunto, pois é cada vez menos solicitado, por causa de ser tudo digital e o mesmo só funcionar nas boxes próprias, como é óbvio. De qualquer maneira, Asus, Pinnacle, Powercolor e Hauppauge são boas marcas.

Boa sorte ;)

Partilhar esta Página