Ajuda em consulta Sql

rdgomes

Power Member
Boas,

Tenho uma tabela com os seguintes campos: (id, id_anterior, nome)
referentes a dados que são apresentados num menu em árvore. Pretendo que haja uma pesquisa de modo a sejam destacados os itens que contenham uma determinada palavra. Para isso preciso de uma consulta sql em que vou buscar não só os registos que contenham a palavra pesquisada no campo nome, mas também os registos referentes ao item anterior (item pai), ou seja, por exemplo, quero ir buscar um registo tipo (50, 33, 'item xpto') mas também o (33, 12, 'abcd').

Agradecia ajuda. Estou a usar pgsql, mas tanto faz se me souberem ajudar nesta ou noutra linguagem sql.
Nunca usei Stored Procedures. Será que se aplica nesta situação?

Cumps e agradeço desde já.
 
A tua idéia parece boa e agradeço, mas não funciona neste caso. Acho que não me expliquei bem. Cada registo pesquisado por um determinado nome relaciona-se com outro através do id_anterior mas, por sua vez esse registo anterior também terá uma correspondência com outro id_anterior e por ai em diante...
 
Epa, agora para fazer uma função é chato e demora tempo, tenta:
SELECT * from tabela as s1, tabela as s2 where s1.id = s2.last_id OR s1.id = xDúvido que funcione esta, mas não estou com tempo para fazer algo mais complexo e que saiba que funcione a 100%
 
Viva

Na minha opinião, esse não é o melhor modelo para uma estrutura de dados hierárquicos.

Pode ver aqui. É um artigo orientado para o MySQL mas o importante, o conceito, está lá.

Cumprimentos
holo
 
Back
Topo