Ajuda em criação de forum

metalear

Power Member
Boas
Eu estou a pensar criar um forum para uma PAP na escola.
Já me estiveram a avisar que não vai ser fácil, mas mesmo assim vou arriscar.:nocom8le:
Eu já tenho umas bases em apache/mysql , html e php,mas não consigo encontar tutoriais "cativantes" e que ensinem mais do que o tipico "hello world" se fosse possivel podiam listar alguns tutoriais.


Que cuidados é que se deve ter em atenção em termos de segurança de sites (neste caso um forum) que mexam com BD's em mysql?

Que mais linguagens de "webdevelopment" me conselham a utilizar?

Cumps;)
 
tudo o que precisas para aprender, deves encontrar aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=91272

agora, se o que queres fazer é um forum, já consideraste usar um CMS, como o PHPBB ou o SMF?
ou mesmo visto ser para a escola, talvez o Moodle seja mais indicado

é que se ainda estás a aprender, fazer um fórum de raiz, e ainda por cima para ser usado por uma escola parece-me um bocado overkill. ainda se fosse apenas para aprenderes...

quanto a linguagens, podes vir a querer uns toques de javascript, mas com isso já fazes o essencial


e uma curiosidade, essa PAP é a Prova de Aptidão Profissional? qual é exactamente o objectivo do forum?
 
Fazeres um fórum de raiz? Depende das funcionalidades que vai ter, mas se não vai servir para nada não te aconselho a ires por aí...

Ligação à base de dados com objectos e sistema de login:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2955802&postcount=2

Sem objectos:
Ficheiro includes/db.inc.php
PHP:
<?php
        /*  Database Information - Required!!  */
        /* -- Configure the Variables Below --*/
        $dbhost = 'localhost';
        $dbusername = '';
        $dbpasswd = '';
        $database_name = '';
        /* Database Stuff, do not modify below this line */
        $connection = mysql_connect("$dbhost","$dbusername","$dbpasswd")
                or die ("Couldn't connect to server.");
        $db = mysql_select_db("$database_name", $connection)
                or die(" $database_name - Couldn't select database.");
?>
Tens o site http://www.php.net com manual de todas as funções, é muito útil.

Também podias usar asp, mas como tem menos suporte o melhor será mesmo o php
 
PAP

Sim , a PAP é a prova de aptidao profissional , enquanto ao assunto estava a pensar
fazer um forum sobre metal com biografias de bandas datas de concertos onde os utilizadores podessem divulgar datas de concertos , escrever artigos sobre bandas e sobre as varias vertentes do metal do punk e do rock.
Mas os stores disem que projectos sobre os nossos gostos , mas 'vo por as cartas na mesa'
se os stores começarem a torçer o nariz , talvez um e-learning para a escola:lol:.
 
Lol

Pexo dxcuwpa xor pufexor:lol:.
Agora a falar a sério:

Isso do CMS (Content Management System) baseia-se em manipular (digamos) e analisar os conteúdos que são inseridos no tal forum, certo?

Mas de que forma?
 
Segurança de sites

Fazeres um fórum de raiz? Depende das funcionalidades que vai ter, mas se não vai servir para nada não te aconselho a ires por aí...

Ligação à base de dados com objectos e sistema de login:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2955802&postcount=2

Sem objectos:
Ficheiro includes/db.inc.php
PHP:
<?php
        /*  Database Information - Required!!  */
        /* -- Configure the Variables Below --*/
        $dbhost = 'localhost';
        $dbusername = '';
        $dbpasswd = '';
        $database_name = '';
        /* Database Stuff, do not modify below this line */
        $connection = mysql_connect("$dbhost","$dbusername","$dbpasswd")
                or die ("Couldn't connect to server.");
        $db = mysql_select_db("$database_name", $connection)
                or die(" $database_name - Couldn't select database.");
?>
Tens o site http://www.php.net com manual de todas as funções, é muito útil.

Também podias usar asp, mas como tem menos suporte o melhor será mesmo o php

Desculpa, mas eu não queria sistema de login.

A minha duvida é como posso proteger um forum de possíveis hackers ou 'virus de sistema',
para ter a garantia máxima de segurança dos utilizadores?
 
o cms permite gerir o site sem teres de escrever uma linha de código, gerir aquilo que se vê, paginas, noticias, menus, etc, através de uma pagina a que se o admin, ou quem ele quiser, tem acesso.
 
Desculpa, mas eu não queria sistema de login.

A minha duvida é como posso proteger um forum de possíveis hackers ou 'virus de sistema',
para ter a garantia máxima de segurança dos utilizadores?


Quanto a isso é preciso ter cuidado basicamente com as password's, como disse acima, com os forms por causa de ataques XSS e SQL injection e ainda os links do género xxxx.php?page=yyy, pois o "yyy" pode ser substituido por codigo que te permite aceder à base de dados (sql injection) ou ainda substiruir "yyy" por paginas maliciosas (php injection). Procura sobre estes assuntos, à muitos artigos a ensinar como se proteger.
É preciso não esquecer proteger bem a área de admin.


edit: mas há uma coisa que me faz confusão....como é que se vai fazer uma PAP em desenvolvimento web se apenas se tem "umas noções" ? (Dúvida séria, sem gozo.)
 
Última edição:
PAP

mas há uma coisa que me faz confusão....como é que se vai fazer uma PAP em desenvolvimento web se apenas se tem "umas noções" ? (Dúvida séria, sem gozo.)

Os professores deram exemplos de projectos que eventualmente podiamos realizar, desde planificação de montagem de uma rede para uma empresa que necessitasse, fazer um programa em C++(ou noutra linguagem), desenvolver um site para uma empresa, ...
prontos apeteceume fazer um forum, mas isso das 'umas noções' é muito vago , porque já nos estiveram a dizer que o 12º ano vai começar logo a bombar com php, mySQL e POO.
Também devemos ter ajuda dos professores em alguma dúvida que possa ocorrer, a PAP (em si) é só apresentar o projecto a um júri com professores que não conhecemos de lado nenhum.
 
Última edição:
Fazer um forum

edit: mas há uma coisa que me faz confusão....como é que se vai fazer uma PAP em desenvolvimento web se apenas se tem "umas noções" ? (Dúvida séria, sem gozo.)


Mas o porquê dessas perguntas?
Fazer um forum é assim tão dificil ao ponto de algum só com as bases de mySQL, PHP e HTML nao o consiga fazer?

Pelo que sei,
1º tem que se fazer o miolo do forum com as operações básicas e pouco mais.
depois é fazer o CMS e a ligação com a base de dados.

A meu ver , com umas noites a pizza e café, consigo fazer.
 
edit: mas há uma coisa que me faz confusão....como é que se vai fazer uma PAP em desenvolvimento web se apenas se tem "umas noções" ? (Dúvida séria, sem gozo.)

é assim eu quando fiz a minha PAT (mesma coisa que a PAP mas para cursos tecnológicos) também nao sabia nada de PHP, e a prof avisou logo no inicio que ela também não pescava nada daquilo (mas nós ja a conheciamos, e ela não pescava mesmo nada de nada).
php só comecei a aprender em janeiro, e acabei por fazer uma PAT que foi na minha opinião a mais complexa e bem elaborada da turma (e não estou a dizer isto para me gabar ou para chamar aos meus colegas burros), tanto é que tirei 20.

no inicio não sabia nada de PHP nem de server-side scripting, 2 ou 3 meses depois aquilo já me corria naturalmente

não estou a dizer que qualquer pessoa chega ali e domina logo o php. o que quero dizer é que é normal no inicio da PAP ainda não se saber grande coisa. também se ele não precisasse de aprender, o que estava ele a fazer na escola?


@metalear, sim a meu ver é dificil de fazer, mas tu também penso que tens mais tempo do que eu tive certo? é só para entregar no fim do próximo ano lectivo. eu fiz a programação toda em 3 meses (tudo levemente distribuido, que na verdade eu conseguiria muito mais rápido :P)

é uma questão de conheceres os teus limites.
um conselho, passeia aqui um bocadinho pelo fórum e vê todas as funcionalidades que encontrares. depois já ficas com uma ideia se consegues ou não fazer aquilo (se já tiveres conhecimentos de programação ainda melhor, C especialmente, porque o php é muito parecido)
claro que depois tens que ver também a parte da moderação, administração, personalização, instalação, e muitos outros 'ãos que deve haver :P

eu pessoalmente, se também tivesse tido um ano lectivo inteiro para me dedicar a isso, teria sido uma das minhas opções, mas com o tempo e a preguiça que tinha não quis arriscar
 
Sim, tenho muito tempo para fazer e também tenho de fazer um relatório.
Eu em programação no 10º ano tive PASCAL o ano inteiro, no 11º tive C++.
Em redes no fim do 11ºano tive html, php e mySQL.
O meu professor também já deu para ver que php não é o forte dele.
Espero que a PAP me corra bem e que o júri não se ponha com perguntas com intenção de estragar a prova.
 
desde que comentes bem o teu código, e o conheças bem (ou seja, nada de copy+paste integrais) não há nada que o juri possa perguntar que te consiga lixar.
e se perguntarem sobre o código em si não tenhas medo de o exibir logo na hora para te apoiares enquanto explicas. um programador não é obrigado a decorar milhares de linhas de código

não faças é a asneira que lixou alguns da minha turma. não sabiam programar então apenas fizeram powerpoints com imagens de "supostos" formulários de Visual Basic, em vez de mostrar o próprio programa a correr. escusado será de dizer que na realidade nem sequer tinham uma única linha de código

e já sabes qualquer dúvida, tens aqui a TZ a disposição :x2:
 
Mas o porquê dessas perguntas?
Fazer um forum é assim tão dificil ao ponto de algum só com as bases de mySQL, PHP e HTML nao o consiga fazer?

Pelo que sei,
1º tem que se fazer o miolo do forum com as operações básicas e pouco mais.
depois é fazer o CMS e a ligação com a base de dados.

A meu ver , com umas noites a pizza e café, consigo fazer.

desde que comentes bem o teu código, e o conheças bem (ou seja, nada de copy+paste integrais) não há nada que o juri possa perguntar que te consiga lixar.
e se perguntarem sobre o código em si não tenhas medo de o exibir logo na hora para te apoiares enquanto explicas. um programador não é obrigado a decorar milhares de linhas de código

não faças é a asneira que lixou alguns da minha turma. não sabiam programar então apenas fizeram powerpoints com imagens de "supostos" formulários de Visual Basic, em vez de mostrar o próprio programa a correr. escusado será de dizer que na realidade nem sequer tinham uma única linha de código

e já sabes qualquer dúvida, tens aqui a TZ a disposição :x2:


Pá o que me faz confusão é porem o aluno a trabalhar, com PHP por exemplo, sem ele saber PHP. É-me estranho como pedem uma PAP na área X e o aluno só estudou até à altura Y.
 
Pá o que me faz confusão é porem o aluno a trabalhar, com PHP por exemplo, sem ele saber PHP. É-me estranho como pedem uma PAP na área X e o aluno só estudou até à altura Y.

esqueci-me de referir o essencial :lol:

a PAT (a PAP não sei, mas julgo que seja igual) não é obrigatoriamente em PHP, cada um aquilo que quer, desde que seja relacionado com a área do curso, neste caso informática.
mas claro que acaba por haver sempre uma tendência a ir quase tudo para o mesmo, assim ajudam-se uns aos outros. no meu ano por acaso foi 50/50 entre o PHP e VB (este ultimo foi escolhido por aqueles que percebiam menos, e não queriam começar outra linguagem), no ano anterior foi quase tudo em VB.

isto para a turma de base de dados. a turma de redes fez coisas mais variadas como configurar um servidor de mail, demonstrar certos serviços para web e servidores usando linux, etc

eu por exemplo fui para PHP porque:
1- não gostei de VB e nunca cheguei a aprofundar muito aquilo
2- como estava a dar C no mesmo ano, o PHP sendo parecido em sintaxe foi simples de aprender
3- tinha curiosidade em aprender sobre a criação de um site, saber como e era feito isto e aquilo, etc.
4- mais importante, variedade de conhecimentos. se já tinha feito um trabalho em VB com base de dados o ano passado, ia ser mais do mesmo. apesar de provavelmente não voltar a pegar em web dev tão cedo, pelo menos aprendi algo util

basicamente fazes sobre o que queres. apenas tens que chegar ao dia de apresentação, e ao relatório claro, e provar que aprendeste alguma coisa no curso
 
esqueci-me de referir o essencial :lol:

a PAT (a PAP não sei, mas julgo que seja igual) não é obrigatoriamente em PHP, cada um aquilo que quer, desde que seja relacionado com a área do curso, neste caso informática.
mas claro que acaba por haver sempre uma tendência a ir quase tudo para o mesmo, assim ajudam-se uns aos outros. no meu ano por acaso foi 50/50 entre o PHP e VB (este ultimo foi escolhido por aqueles que percebiam menos, e não queriam começar outra linguagem), no ano anterior foi quase tudo em VB.

isto para a turma de base de dados. a turma de redes fez coisas mais variadas como configurar um servidor de mail, demonstrar certos serviços para web e servidores usando linux, etc

eu por exemplo fui para PHP porque:
1- não gostei de VB e nunca cheguei a aprofundar muito aquilo
2- como estava a dar C no mesmo ano, o PHP sendo parecido em sintaxe foi simples de aprender
3- tinha curiosidade em aprender sobre a criação de um site, saber como e era feito isto e aquilo, etc.
4- mais importante, variedade de conhecimentos. se já tinha feito um trabalho em VB com base de dados o ano passado, ia ser mais do mesmo. apesar de provavelmente não voltar a pegar em web dev tão cedo, pelo menos aprendi algo util

basicamente fazes sobre o que queres. apenas tens que chegar ao dia de apresentação, e ao relatório claro, e provar que aprendeste alguma coisa no curso

Ok então. Estou completamente a leste no que toca à área de informática no secundário, obrigado pela explicação.
 
Pá o que me faz confusão é porem o aluno a trabalhar, com PHP por exemplo, sem ele saber PHP. É-me estranho como pedem uma PAP na área X e o aluno só estudou até à altura Y.

A PAP também não é só aquilo que deste tens que pesquisar e alargar os teus conhecimentos na área em que vais fazer o dito projecto, para mim esse é um dos grandes objectivos do projecto.

Se queres só passar ao projecto com um 10, então fazes uma calculadora como a do windows em C++ .
Mas se queres ter pelo menos um 15 ou um 16 tens que fazer "algo que ultrapasse os teus limites", para quem quer seguir estudos convem fazer algo de geito.

A media dos cursos profissionais é medida assim:

CF = [2MCD + (0,3FCT + 0,7PAP)] /3

MCD- média dos módulos
FCT-formação em contexto de trabalho(estágio)
PAP-prova de apetidão profissional

Como ves a PAP ainda vale alguma coisa
 
Última edição:
Back
Topo