1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda em css - haslayout

Discussão em 'Web Development' iniciada por PRodrigues, 16 de Março de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 964)

1. PRodrigues

PRodrigues Power Member

Alo viva!

tou aqui a fazer um site e este vai ser visto em geral pelo IE, mas tambem é visto de certeza por firefox e opera. O que acontece é que as definiçoes do ficheiro css são lidas de modo diferente de browser para browser e ate aqui eu fiz sempre codigo estra para o firefox para corrigir as difrenças entre essas leituras de cada browser mas entretanto estive a ler sobre uma coisa nova para mim que é utilizar uma classe chamada haslayout o problema é que não sei como usar a nivel de código.

alguem me pode explicar melhor, traduzindo por miudos como funciona eo conceito da utilizaçao da classe haslayout? gostava de utilizar porque me parece que é bastante util para não andar a "pregar pregos" para que todos os browsers apresentem o site de igual maneira.

obrigado!

cumprimentos,

PRodrigues

2. rpnetwork

rpnetwork Power Member

isto é só para MS, pelo que sei
    estás a fazer o site de raiz?
    como é que queres o site?
    para que usos, etc?
    podiamos-te ajudar nesse aspecto

3. hYpe

hYpe [email protected] Member

Hmm... Sem investigar muito sobre o assunto, isso cheira-me a hacks para que fique o mais parecido possivel em FF e IE.

E atenção que o rendering é diferente em IE6 e IE7.

O melhor é pores ai o que queres fazer..

4. PRodrigues

PRodrigues Power Member

Alo viva,

Basicamente, o site que tou a fazer é para uma empresa mediadora de seguros e o site tem uma primeira pagina onde tambem tem o campo para o login.

Vou utilizar um login com registo online e com sessoes em php.

O que acontece é que preciso que o site tenho sensivelmente a mesma aparecia, seja no EI ou no Firefox ou opera.

O que ate aqui tenho feito para outros sites que em que trabalhei foi fazer codigo para o firefox e para o IE no ficheiro CSS. Mas, entretanto falaram-me da tal classe .haslayout que devo incluir no ficheiro css e chamar-la no a div correspondente no ficheiro .php.

A minha questão é: que codigo css devo por nesta classe para que funcione para O IE e para o firefox... outra questão é: isto depois tambem funciona para o opera ou tenho de fazer codigo para o opera... enfim...!!

Gostaria que me aconselhassem a melhor maneira, se realmente devo utilizar a classe .haslayout ou nao...

Devo dizer que o site apresenta a uma estrutura em unicamente em div's em que qualquer pagina apresentada faz require de dois fixeiros .php que sao o header.php e o footer.php e estas por sua vez vao buscar definiçoes para as div que conteem a ficheiros externos .css...

Obrigada!

Cumprimentos,

PRodrigues

5. hYpe

Hmm..

Eu sou só produtor de xHTML, depois quem monta o PHP são outras pessoas (no sítio onde trabalho, entenda-se).

Mas pelo q percebi tu fazes uma classe para FF e outra para IE, é isso?

6. PRodrigues

PRodrigues Power Member

Alo viva,

Não, o que geralmente faço é por exemplo:

tenho uma div id ou uma div class e num ficheiro .css externo tenho as definiçoes pra esta div...

Exmplo:

html code:

<div id="test">

</div>

.css file:

#test {

(definiçoes para IE...
    ...
    ...(definiçoes para o firefox)
    }
    ...

O que digo no inicio deste tema é sobre uma tal de .haslayout a incluir no file .css que vai definir as propriedades de uma determinada div para ser visualisada no IE.

Pelo percebi, faz-se o site para o browser firefox e depois aplica-se esta classe .haslayout para configurar para o browser IE, mas ao mesmo tempo nao sei se é isso.

Uma vez que preciso ter um codigo que funcione para o firefox, IE e opera que sao os browsers que vao ser utilizados para visualizar o site que tou a fazer , pensei em utilizar este conceito do haslayout mas nao sei como o fazer. (espero nao tar a dizer nenhuma calamidade em relação a este conceito do haslayout).

Cumprimentos,

PRodrigues

7. hYpe

Ah, isso da CSS externa é o recomendado.

Deve ser feito para modularizar o código.

Em relação ao binómio IE/FF, eu consigo fazer 99,9% das coisas a funcionarem nos dois browsers.. Mostra um exemplo prático (com imagens até, se quiseres), do q pretendes fazer..

Pode ser q eu, ou alguém, te ajude..

De qualquer modo, se fizeres isto :

PHP:
    #kunami {
    margin-top20px;
    _margin-top30px;
    }
    O que vai acontecer é em Firefox ficares com o margin-top de 20px e em IE de 30px..

Atenção, tem q ser por essa ordem, se trocares a ordem ficam os dois com 20px

8. PRodrigues

PRodrigues Power Member

Alo viva, essa dica acima deu-me muito jeito, obrigada!

por agora tou a refazer o todo o file .css, quando eu precisar , e sim decerteza que vou precisar, de esclarecer alguma duvida eu ponho aqui....

Obrigado pela ajuda!

9. ninja_corp

ninja_corp Power Member

No fundo o que acontece é que o FF é menos tolerante que o IE ao codigo css. se meteres um pequeno erro na css o IE come, mas o FF não... seguindo fluxo do documento, metes então a propriedade que queres, com a sintaxe correcta, que é a a que o FF vai renderizar, quando o IE "papou" logo a primeira!

10. hYpe

Eu não concordo com isso.

Acho q o FF é mais tolerante (comparativo ao IE6), até porque se tiveres a fazer CSS para IE6 e testares no FireFox, ele é capaz de funcionar à primeira...

Já o contrário é para esquecer..

Partilhar esta Página