Ajuda em edição de foto pls ?

Batmax

Power Member
Boas

É assim apos ouvir aqui bons concelhos la me decidi em comprar a Fuji S9600 quem tiver indeciso aproveito para dizer que não se ira arrepender pois eu não para de tirar fotos com ela de facto esta muito boa, então é assim vou por aqui 2 fotos a 1ª a minha e a 2ª dum forum que tirei eu queria saber se alguem daqui me pode fazer ou ensinar como se faz para ficar assim a foto pois ela foi mexida, aqui vai:
Aproveito para perguntar com que programa trabalho em formato Raw e se alguem pode dar uma explicação de como o fazer, obrigado e um abraço amigos :wink:


http://nunomorais.no.sapo.pt/supra/SupraP.jpg


http://img489.imageshack.us/img489/1117/023filteredhb5.jpg
 
Última edição:
pah, a outra foto foi tirada em melhores condições de luz (sem luz directa a bater como a tua).
e foi utilizado um filtro polarizador, podes ver que o carro não apresenta os reflexos que o teu apresenta.
 
tt qt sei os polaridazores n tiram reflexos em superficies metalicas (pelo menos foi o que li noutro forum)
qt as fotos a unica edição que salta à vista é a moldura... de resto pode ter a ver com "afinação" da máquina e controlo da luz
 
Boas.
Abres a imagem no photoshop
Logo em Image->Adjustements tens várias opções.
Podes ajustar brilho e contraste, aplicar filtros,etc.
Podes tb fazer uma cuidadosa selecção do carro e apenas aplicar ao carro os ajustes.

cumpz
 
tt qt sei os polaridazores n tiram reflexos em superficies metalicas (pelo menos foi o que li noutro forum)
qt as fotos a unica edição que salta à vista é a moldura... de resto pode ter a ver com "afinação" da máquina e controlo da luz

porque não?
se o filtro funcionar como funcionam os oculos de sol com lentes polarizadas, praticamente deixas de te encandear com reflexos, sejam eles do que quer que sejam.
um filtro polarizador é uma coisa que dá imenso jeito.
 
sei que tira de vidros e agua. tb uso para fotos com luzes fortes especialmente por causa do céu. como te disse li noutro forum que n tira de metal, mas nc experimentei
 
Um bom filtro polarizador também tira reflexos do metal, não todo mas o suficiente para não "queimar" a fotografia. Experimenta os Hoya Pro ou os BW... ;)
 
O que é raw exactamente ?

Quando tiras uma fotografia com uma máquina digital a própria máquina faz um "tratamento" à foto para lhe dar um melhor aspecto.

Ao seleccionar o formato RAW a máquina não faz "tratamento" nenhum, aquilo que ela vê é aquilo que sai no resultado final.

Com o RAW é o próprio fotógrafo que vai dar mais vida à foto, pondo a foto ao seu gosto. É claro que dá mais trabalho, mas o resultado final terá um toque humano.
 
é como o Da Profezzur diz, e além disso o formato RAW não tem nenhuma compressão (como os JPEG), logo não existe corrupção dos pixeis, mesmo quando se faz acertos posteriores.

cumps

edit/ aquilo que ela "vê" como resultado final não é bem assim, pois todos os ajustes que fazes com a câmera têm em vista melhorar a foto, e estes mantêm-se mesmo em RAW
 
Última edição:
O ficheiro raw contêm toda a informação recolhida pelo sensor, sem nenhum processamento da camara. Não é, ao contrário do que alguns pensam, um ficheiro de imagem. Para fazerem uma imagem de um raw têm sempre de processar a informação nele contida. Normalmente as camaras passam a informação no seu processador de imagem e criam jpg's ou tiff's. Algumas permitem, além disso, guardar a informação em raw (que não é universal, btw, cada marca tem o seu formato proprietário) e dar ao utilizador a liberdade de usar algoritmos diferentes para obter a imgem. Isto é bom porque permite um maior controlo sobre bastantes aspectos da imagem, como exposições e nivel de NR que é aplicado, etc.
 
boas Batmax, estive a ver o que é que dava para fazer com a tua foto, então dei-lhe uma edição rápida no photoshop e ficou assim:




como ela estava não dá para fazer muito mais. deixo aqui uma opinião, se tirares a foto de uma forma mais diagonal (em vez de teres a câmera horizontal) acho que fica com um aspecto mais dinâmico, assim como "apanhar" o carro mais de lado um bocado (claro que isto é uma questão de gosto pessoal)

cumps
 
Sim realmente a outra foto foi tirada em melhores condições, sem falar nos filtros que já aqui referiram.

Não se se gostas do resultado final mas tambem tentei dar-lhe um toque e isto foi o que consegui no PSP:

 
Última edição:
Novamente, só com filtros na própria máquina e/ou com diferentes condições de iluminação é que conseguias algo parecido. Talvez se tivesses usado uma abertura menor conseguisses anular um bocado o brilho em excesso.

No Photoshop, puxando um pouco pelas curvas e um niquito pelo contraste (além de um pouco de healing tool no reflexo do pára-brisas), em 2 minutos fiquei com isto:



Atenção que (em especial o healing tool) foi feito às 3 pancadas, pelo que se devo notar um bocado que a foto foi mexida.
 
Back
Topo