AJUDA em escolha da fonte

bem eu encontrei isto numa conclusao do teste da fonte:
"Esta fonte não apenas custa menos do que produtos concorrentes de 600 W, mas é também capaz de fornecer 720 W!A OCZ poderia facilmente ter rotulado esta fonte como sendo de 700 W e ainda afirmar que o produto tem eficiência de 80% (durante nossos testes de sobrecarga nós extraímos 711 W desta fonte e ela manteve uma eficiência de 80%)."
 
E maior parte das vezes nem aos 600 deve chegar...se tivesse eficiencia 100% era uma das fontes mais compradas...

Humm? Penso que estás a fazer uma confusão.

Uma fonte chamda X 600w produzir 600w não é 100% de eficiência. Uma fonte de 600w produzir 600w é aquilo a que se chama uma fonte de 600w reais, contínuos.

É mais uma questão de marketing. Depende dos amperes, e dos rails, sendo que o mais importante são os 12v. Multiplicas Amperes*12 (vê no rail dos 12v quantos a fonte diz que tem) e ficas a saber a capacidade anunciada (diferente de real, em muitos fabricantes) em W do rail dos 12V.



Neste momento penso que não existe nenhuma fonte com >86% de eficiência.

Eficiência trata-se de quantos Watts AC (corrente alterna, aquilo que requer da ficha elétrica na parede) utiliza para produzir Watts DC (corrente contínua, penso eu, a utilizada pelos componentes do computador).

Por exemplo uma fonte com 80% de eficiência "puxa" 100w da tomada na parede para produzir 80w para o computador.



+ se isto for mesmo verdade será k suporta mesmo CF de HD4870?
(na sei se posso meter o link aki desse teste)

Suporta mesmo. Lá os W e Amperes ela têm (embora eu ache a história dos 4 rails suspeita e meio aldrabada).
Só que tem falta de cabos e tem uns reguladores de voltagem a menos, que pode fazer oscilar mais a corrente. E os supressores de picos e companhia que não existem (algumas fontes de qualidade têm mais que um).
 
Última edição:
Uma fonte chamda X 600w produzir 600w não é 100% de eficiência. Uma fonte de 600w produzir 600w é aquilo a que se chama uma fonte de 600w reais, contínuos.

É mais uma questão de marketing. Depende dos amperes, e dos rails, sendo que o mais importante são os 12v. Multiplicas Amperes*12 (vê no rail dos 12v quantos a fonte diz que tem) e ficas a saber a capacidade anunciada (diferente de real, em muitos fabricantes) em W do rail dos 12V.

Sim tens razao, mas d qq das formas, fontes "de 600W" (que diz na caixa vá) a produzi-los na totalidade? Ja tive uma de 650 que nem aos 400 devia chegar...
 
Sim tens razao, mas d qq das formas, fontes "de 600W" (que diz na caixa vá) a produzi-los na totalidade? Ja tive uma de 650 que nem aos 400 devia chegar...

É a história dos W reais contínuos.

Fontes de qualidade e single-rail produzem mesmo. Dou-te o exemplo da minha TX650. Anunciados tem 52A no single-rail dos 12V. 52*12=624W. Nos testes revelou-se capaz de suportar mais, sendo que consegue aguentar praticamente 700w.


Normalmente os fabricantes fazem o seguinte

3v + 5v + 12v = capacidade da fonte, e nome que lhe dão consequentemente. Mas o 12v é que importa.

A minha Corsair tem 170w combinados nos 3v + 5v, e outros 624w nos 12v, anunciados. Isto é o que outras marcas chamariam de uma fonte de 800w (que obviamente não é).


É a diferença entre fontes comuns e fontes de qualidade. Essa OCZ é uma fonte de qualidade "aldrabada", fizeram trinta por uma linha para cortar nos custos de produção :P
 
É a história dos W reais contínuos.

Fontes de qualidade e single-rail produzem mesmo. Dou-te o exemplo da minha TX650. Anunciados tem 52A no single-rail dos 12V. 52*12=624W. Nos testes revelou-se capaz de suportar mais, sendo que consegue aguentar praticamente 700w.


Normalmente os fabricantes fazem o seguinte

3v + 5v + 12v = capacidade da fonte, e nome que lhe dão consequentemente. Mas o 12v é que importa.

A minha Corsair tem 170w combinados nos 3v + 5v, e outros 624w nos 12v, anunciados. Isto é o que outras marcas chamariam de uma fonte de 800w (que obviamente não é).

Pois exacto, mas nao sei as amperagens da dele. Sabes?
 
Pois exacto, mas nao sei as amperagens da dele. Sabes?

12V1 a 12V4, quatro rails de 18A = 580w combinados nos 12v.

Mas nas reviews eles puxaram mais de 18A, o que devia fazer com que ela se desligasse.
Pelo que penso que esta fonte é efectivamente single-rail, mas é vendida como sendo multi-rail. O que é bom: single-rail impede precisamente que a fonte se desligue só porque um rail foi sobrecarregado, sendo que toda a capacidade está sempre disponível.

As Corsair HX são a mesma coisa, têm dois rails nos 12v supostamente, mas na realidade têm apenas um único rail de 12v.
 
Back
Topo