Ajuda em escolha de nova lente.

MylleZ

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? N/A
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Retratos
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Aficionado, entusiasta...
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Está na minha assinatura
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? N/A
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Tanto faz.

Depois de pensar no assunto tenho 3 opções na cabeça.

Opção numero 1: Vender a 70-200mm f4 VR e ir buscar a Tamron 70-200mm f2.8 VC ou uma nikon 80-200mm 2.8
Opção numero 2: Vender a 70-200mm f4 VR e ir buscar uma Sigma 50-100mm f1.8
Opção numero 3: Não vender a 70-200mm f4 VR e ir buscar uma 85mm f1.8

Estou mais virado para o opção 3.

Acho que o que me confunde mais até é a história da 70-200mm 2.8 vs 50-100mm 1.8.
A 85mm 1.8 não se justifica se comprar a 50-100mm 1.8.
A 85mm pesa 350gr e a 50-100 pesa 1.4kg.
Nenhuma delas tem estabilização.

Penso que a pergunta principal será - 85mm 1.8 ou 50-100mm 1.8?

Cumps

EDIT: Post editado com o formulário.
EDIT 2: Ao escrever este texto decidi-me, quase de imediato, pela opção numero 3 :)
Fica aqui o tópico para eventuais utilizadores que tenham o mesmo tipo de "dilema".
 
Última edição:
Cada pessoa tem as suas preferências em relação às distancias focais que mais gosta de utilizar e eu sei que tenho gostos diferentes.
Por exemplo para mim e sem qualquer duvida opção n3.
70-200mm f/2.8 vs 50-100 f/1.8, 70-200mm sem pestanejar. Mesmo assim preferia a Nikon 70-200 f/4, acredito que tenha melhor qualidade de imagem e de construção que a Tamron.
 
(Vou deitar mais lenha para a fogueira)
E a velhinha como fica no meio disto tudo? :biglaugh:

O lado racional:
Na opção 2 só perdes o VR entre os 70 e 200mm, e um bocado de nitidez, não é? Pode não ser a mesma coisa, mas também não é que fiques sem poder fotografar nessas distâncias.
Diria que é a opção mais racional seria a 2.

Mas o que te digo...
é para escolheres aquela que te está na cabeça há mais tempo ou com mais força, só porque depois, se não a escolhesses, provavelmente ias ficar com o bichinho no miolo. E por isso, se estás tentado para a 3, vai para a 3. A velhinha também não foi cara e não...paciência. E assim continuas a ter VR até aos 200mm
 
Pois. Eu já ponderei vender a 70-200mm f4 VR, mas nunca o fiz porque gosto mesmo muito dela.
O meu "problema" é ter duas lentes que fazem quase o mesmo :p

Mas acho que me ia arrepender muito se vendesse a 70-200mm f4 VR.
Para além de achar que é uma lente excelente, com um peso muito bom, para o que é, foi também uma prenda oferecida pela minha mulher.
Foi a minha primeira "lente a sério" e a lente mais cara que tenho (e continuo a achar que ela vale o que custa).

Provavelmente irei para a 85mm 1.8.
Mas se calhar nem o faço já.
Ando com outras ideias na cabeça :P

Cumps
 
Então lá está, são umas quantas razões para a 70-200mm f4 VR não ir embora ;)

Senão vendias e provavelmente daqui a uns tempos estavas às voltas à procura doutra lente nessa range.
E é a tal questão...a antiga não foi cara, por isso não é como se tivesses uma lente de 200/300/400+ euros empatada em casa a servir de reserva. Aí sim, dava que pensar e justificava-se que abdicasses de uma. Mas sendo trocos...paciência. E apesar de ela fazer supostamente o mesmo, tem as suas particularidades, e sobre as quais já temos falado. Não sacas aquele efeito com a nova, da mesma maneira que na antiga também não tens VR nem a mesma nitidez.

Cumps
 
Última edição:
Penso que se torna óbvio ;)
Já tendo uma 18-35mm 1.8, uma 50mm 1.8 e duas 70-200mm f4, queria algo que encaixasse ali na parte luminosa.
Como disse acima, a questão até seria mais entre a 50-100 e a 85mm 1.8.

Mas já me decidi pela 85mm 1.8 ;)
Não consigo desfazer-me da 70-200mm f4 VR.

Cumps
 
Tenho uma 70-200mm f4 VR e tenho uma 70-210mm f4, de 1986, que arranjei num negócio da China (ficou-me por 20€).
Eu uso pouco a 50mm. Até a uso mais invertida em cima de outras lentes, para extreme macro.

A 85mm é para retratos, porque a 70-200mm às vezes é pouco luminosa, especialmente em interiores.
Daí a "indecisão" entre a 50-100mm 1.8 e a 85mm.
O problema da 50-100, além do preço, é o tamanho e peso.
A 85mm é relativamente pequena e leve (assim cabe melhor na mala com o resto da colecção) :P

Cumps

EDIT: Post #1 editado.
 
Última edição:
Para retrato sem dúvida que uma 85/1.8 é a melhor opção de todas as que mencionaste.

Uma 70-200/2.8 ou uma 80-200/2.8 são boas alternativas para retrato, e ganham em versatilidade. Mas o peso torna-as pouco práticas.

A 50-100/1.8 é cara, pesada, volumosa e oferece muito pouco em relação a uma prime 85mm. Não é, nem por sombras, uma objetiva tão interessante como a 18-35/1.8.

Uma 85mm (especialmente uma f/1.8) tem uma grande vantagem quando se fotografa pessoas: é uma objetiva muito menos constrangedora para os sujeitos do que um "canhão" como uma 80-200/2.8.
 
Eu, tendo €, mais depressa iria para a nova Tamron 85mm 1.8 VC do que para uma f/1.4...
f/1.4 é muito bonito, mas para quê? 1.8 não chega para tratar os fundos? Ainda por cima numa 85mm (ainda por cima numa DX :D)...
Acredito que o VC seja mais importante nesta distância do que os ganhos de abertura (ganhos e perdas :D).

Cumps
 
Isso creio que até com a 85 f1.8 consegues. f1.4 não deve ser nada difícil falhar o foco...

Eu estava-me a meter com o solrac611, ele só quer é fruta boa :P
 
Isso creio que até com a 85 f1.8 consegues. f1.4 não deve ser nada difícil falhar o foco...

Eu estava-me a meter com o solrac611, ele só quer é fruta boa :P
A 1.4 focas um olho e se a pessoa estiver meia de lado, já o outro olho está desfocado...
Existe uma panca por abertura, e eu nunca compreendi muito bem o porquê.
Um fundo a 1.4 ou a 1.8 é quase igual (caraças, mesmo a 2.8 tens DOF pequeno QB para teres um fundo bem desfocado a 85mm).

26215422992_00827019ac_b.jpg


Esta foi com a 40mm a f/4.
Repara quem nem a cabeça nem o capuz estão na zona focada...
Eu não me importo que se note o que têm os fundos (às vezes até gosto de mostrar).
Uma 85mm aí, na mesma a f/4 já ia desfocar o fundo como se tivesse perto de 2.8 na 40mm.
Imagina a 1.8 ou 1.4, neste caso. Ia ficar com um borrão no fundo.
Até podia não interessar, e sei bem que fechar a lente é uma opção em todas, abrir é que não :D

Mas mesmo assim - f/1.0, 1.2, 1.4... É tudo muito lindo, mas para se conseguir coisas boas nessas aberturas é bem dificil.

Eu acho que se justifica bem mais f/1.4 numa 20, 24, 35mm, do que numa 50, 80, 100mm...
Por isso é que digo que preferia a Tamron 85mm 1.8 VC à Nikon 85mm 1.4.

Cumps
 

É ainda melhor que a f/1.8. Mas focar a f/1.4 é um desafio (já o é a f/2).

Acredito que o VC seja mais importante nesta distância do que os ganhos de abertura

Para mim está fora de questão usar esta objetiva com iluminação menos do que a ótima (ou flash ou abundante luz natural). Por isso a estabilização é desnecessária. Numa objetiva como esta a abertura está lá para dar o look, não para compensar a falta de luz.
 
Eu sei, Lyp :P


Pessoalmente nem aprecio assim muito o dreamy look. Ter os olhos em foco, mas depois o queixo já não...etc.
E lá está, é um recurso caro. Dou muitíssimo mais valor à abertura por causa da luz do que por causa do bokeh, ainda que a questão da luz seja sempre discutível. Até porque para o bokeh a distância focal é tanto ou mais importante do que a abertura.

Olha, ainda bem que postaste esse retrato, Myllez. Eu podia ter procurado, mas pronto, preguiça ou desinteresse. Há uns dias andava aqui a perguntar-me sobre as capacidades de retrato da 40mm 2.8, e esse é bem elucidativo do que eu queria saber (ainda que apenas a metade da abertura). Já me tem passado pela cabeça arranjar as duas panquecas em vez da Sigma 30mm. Mas isto é assunto para ir estudando com muito tempo :) E isto por causa do que disse acima: dou muito valor à abertura por causa da quantidade de luz.

E acho que as pancas com a abertura são essas, Myllez...há quem pense no bokeh (meh...), e há quem pense em baixar o ISO (CULPADO:biglaugh:).
 
Back
Topo