Ajuda em exportar de excel para access

Anubis

Power Member
sou um noob do access, nem sei bem por onde começar, precisava de umas dicas

Tendo uma tabela em excel com a seguinte estrutura (por exemplo)

Aluno (int), Escola(string), Curso(string), Cadeira(string), Nota(float)

E criei as tabelas em acess

Escolas
id (primary key)
Escola (string)

Cursos
id (primary key)
Curso (string)

Cadeiras

id (primary key)
Cadeira (string)

Currículo

id (primary key)
Aluno (int)
ptr para id de "Escolas"
ptr para id de "Cursos"
ptr para id de "Cadeiras"
Nota(int)

Não criei uma tabela para os Alunos porque sendo "Aluno" um número inteiro, não vejo vantagens (ia ser uma tabela só com uma primary key e um campo com o nº do aluno). Mas de qualquer modo a minha dúvida não é em optimização, mas sim na exportação do excel para access


Com cada tabela de excel (vamos supor que há tabelas semestralmente), a intenção era inserir os dados na tabela "Currículo" de modo a ficar tudo logo com as refer~encias para as outras tabelas correctas, e que em caso de aparecer um curso, escola ou cadeira nova, fosse logo acrescentado à tabela respectiva

Ajuda?
 
Pede ao texugo ruandês do Presti que ele faz-te isso em Prololog.

Mas isso afinal são quantas tabelas/ficheiros?

se forem muitos já te disse que mais vale gerares um CSV e fazeres um programinha para te preencher isso.
 
ninguém me pode ajudar? Se não tiver sido claro, o objectivo é ao importar uma folha de excel, o access inserir na tabela principal os indicies correctos para outras tabelas e nessas outras tabelas é que insere os dados (sem duplicar)
 
Anubis,​

Acho que o melhor no seu caso é vincular uma tabela xls dentro do access e criar uma consulta atualização para alimentar sua tabela principal:​
  • Clique em Arquivo, Obter dados externos e em VINCULAR
  • Localize a sua planilha​
  • Na aba consultas crie uma consulta no modo estrutura e em CONSULTA clique em consulta atualização!​
  • Crie o link com a tabela principal​
ABs​
 
emulezz, podes explicar-te melhor?

Até ao momento já encontrei na net outra explicação para como fazer, parecida com o teu modo.

Importo a folha de excel para uma tabela temporária.
Crio uma consulta em modo estrutura, escolhendo a tabela temporária e as tabelas que vão ter informação indexada
No menu "consulta" escolho "consulta acrescentar" e escolho a tabela principal onde vou guardar os dados.

Faço as ligações dos campos da tabela temporária para os campos das tabelas indexadas, para estabelecer as relações, e finalmente escolho (double click ou drag and drop para a janela de baixo) quais os campos a importar para a tabela principal

Mas quando faço executar ele diz-me "Você optou por importar 0 linhas etc", e não insere nada.
 
Pelo que vi seu problema está em gerar somente a consulta acréscimo!
  • Ao criar a consulta em modo estrutura escolha somente a tabela temporária (exclua as tabelas que terão a informação indexada);
  • Escolha somente o campo "Cursos" da tabela temporária para a consulta;
  • Vá em "Consulta", altere para " + Consulta acréscimo";
  • Irá aparecer uma caixa de onde você selecionará a tabela Cursos;
  • Clique em S (totais) para que seja agrupado e não ocorra duplicidade de registros.
Faça outras consultas para atualizar Escolas, Cadeiras ...
Crie uma macro para agrupar todas as consultas !!!


Espero ter ajudado!!!
 
É isso mesmo, as tabelas referenciadas têm que estar populadas a priori.

Obrigado pela ajuda:001:
 
Última edição:
Back
Topo