ajuda em funcao php

wrproject

Power Member
boas, eu sou novato em php, tenho um script k aparece o simbolo "?",(<a href='?pagina=$proximo'>proximo</a>
ajudem-me por favor k exta a fazerme falta. obrigado
 
acho k nao entendeste o meu ponto de vista, eu kero saber para k serve o simbolo "?", ou pelo menox alguem podia darme o nome desta variavel para eu perceber o seu funcionamento.
 
acho k nao entendeste o meu ponto de vista, eu kero saber para k serve o simbolo "?", ou pelo menox alguem podia darme o nome desta variavel para eu perceber o seu funcionamento.

o "?" no link serve para passar variaveis para outra pagina.
por exemplo, se tivesse uma pagina com os dados de um cliente e se quisesse ver os dados dele, o link seria qq coisa do género fichacliente?numcli=234

Como estás em php, e nunca sabes qual é o numero de cliente certo, terás de utlizar uma variável, no teu caso chama-se $proximo e é feito o append ao link do html.
pagina.php?pagina=$proximo

No outro lado, tens de algures ir buscar esta informação da vairável, será com qq do género
$minhanovapagina=$_REQUEST['pagina'];
 
o "?" no link serve para passar variaveis para outra pagina.
por exemplo, se tivesse uma pagina com os dados de um cliente e se quisesse ver os dados dele, o link seria qq coisa do género fichacliente?numcli=234

Como estás em php, e nunca sabes qual é o numero de cliente certo, terás de utlizar uma variável, no teu caso chama-se $proximo e é feito o append ao link do html.
pagina.php?pagina=$proximo

No outro lado, tens de algures ir buscar esta informação da vairável, será com qq do género
$minhanovapagina=$_REQUEST['pagina'];

servindo este post unicamente de complemento à resposta do servic, é só para dizer que se quiseres passar mais do que uma variável no url, terás de usar o &

por ex: ?var1=$valor_var1&var2=$valor_var2&var3=$valor_var3

depois para obteres o valor das variávels na página de destino (que poderá ou não ser a própria que fez o pedido) usas o ex. que o servic deu, por ex:
PHP:
$var1=$_REQUEST["valor_var1"];
//ou
$var1=$_GET["valor_var1"];

Se tiveres a submeter as variáveis através de um formulário poderás usar:
PHP:
$var1=$_REQUEST["valor_var1"];
//ou
$var1=$_POST["valor_var1"];

O $_REQUEST tanto vai buscar variáveis por POST ou GET, aconselhava-te (e é só isso, 1 conselho :)) que se tiveres a usar formulários, uses o $_POST
 
Back
Topo