1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda em MCSE & MCSA

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por rmendes, 21 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 1277)

  1. Ola a todos.

    Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

    Estou a pensar tirar as certificações da microsoft para poder aprender mais sobre redes e evoluir para a area de informatica (a minha area foi durante muitos anos a hotelaria). Já li e ouvi várias opiniões sobre as certificações e estou bastante indeciso.

    No meu caso, não tenho em 1º lugar muitos conhecimentos de redes (trabalho à 3 anos numa empresa q vende software informatico para hotéis, instalação e formação dos mesmos), e os maiores conhecimentos que tenho são relacionados com o que vou aprendendo. Tempo também é muitas vezes complicado pois tenho uma filha pequena.

    A primeira questão: Ter as aulas ou só estudar para os exames? não tendo tantos conhecimentos sobre o assunto, e tempo para organizar as coisas, será mais proveitoso ter as aulas e ter uma base de apoio?

    Segunda questão: 2003 ou 2008? Recebi um email da galileu para o master 2003. Sendo o 2008 ainda novo, baseado no 2003, será melhor comecar com o 2003 e quando for necessario renovar as certificações (penso q daqui a 3 anos) renovar ja no 2008? Estas certificações em 2003 ainda são válidas?

    E em relação ás ofertas? master, professional, free, as certificações são as recomendadas (no caso da galileu por exempo http://www.galileu.pt/master_enterprise.php) etc, etc......

    Terceira: local. Pelo que pesquisei o que apresenta maior conteudo de informações é a Galileu (tá tudo no site), mas existem bastante outros


    Agradeço desde já as vossas opiniões para ver se me decido.

    Cumprimentos a todos

    rmendes
     
  2. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Aconselho-te a aprofundares mais a tua informação sobre essas certificações, que não têm nada a ver com redes.

    MCSE e MCSA são certificações de productos Microsoft (windows, exchange, etc), não têm nada de relevante a ver com redes.

    Se queres alguma coisa realmente ligada às redes vê as certificações da Cisco.

    No entanto, este tipo de certificações não são para aprender, são para mostrar que se sabe, e só fazem sentido para quem trabalha com os productos às quais estão ligadas.
     
  3. dvfer

    dvfer Power Member

    Reaproveitando o tópico....


    Estava também a pensar tirar certificações MCSE e MCSA. Queria seguir as certificações de Profissionais de TI. Encontrei está página da Microsoft com tudo explicado: http://www.microsoft.com/portugal/msdn/formacao/default.mspx

    A minha questão é saber se posso tirar estas certificações, tirando "apenas" os diversos exames, sem ter ir às aulas? Quais as escolas certificadas para isso? Na Galileu parece-me que temos de ter as aulas...

    Obrigado.
     
  4. KiKas

    KiKas Power Member


    Estudar para quê? as respostas a esses exames circulam pela net, basta apenas decora-las.

    ou seja, a credibilidade das mesmas é 0. Mas claro que podes sempre encontrar um patrão tótó que dê valor a isso. Eu dou mais valor à experiência.
     
  5. dvfer

    dvfer Power Member


    Neste momento trabalho todos os dias no meu trabalho com algumas dessas ferramentas, umas mais que outras.... E pretendo "fazer um caminho" dentro desta área. E a certificação tem peso, acredites ou não.
     
  6. KiKas

    KiKas Power Member

    Achas que uma coisa em que as respostas estão na net e em que 70% ou mais as usam, tem algum peso no que diz respeito à competência de um indevido para determinada tarefa?

    Como eu disse em cima, só quem não sabe o que se passa dá valor a isso. Geralmente gestores e empresas consultoras que pretendem vender os seus recursos basendo-se em determinado numero de certificações.

    As da cisco são à parte, a partir de determinado nível existe um painel de especialistas que faz avaliação. Isto sim, já é credivel.

    Nas da microsoft penso que só a de architect é que é feita por um painel de especialistas.
     
  7. Kain

    Kain Power Member

    Da Cisco analisada por especialistas? Só se te estiveres a referir a quem faz a analise do lab pratico para o CCIE porque de resto (só se for uma ou outra muito especifica) são como as da MS.
    Mas claro só passa no lab quem sabe, e muito, porque aquilo é duro.

    Na da MS, sim só o MCA é que têm um painel de avaliadores mas para chegares lá tens de ter um CV a altura senão nem te consideram para avaliação.

    Existe muita gente que ainda confunde o MCSE com certs de redes. Sim aprendem algumas coisas sobre TCP/IP e alguns serviços de redes mas mais nada.

    Estas certificações são para Sistemas e não redes. Querem redes vão para um Network+ da Comptia, ou para as certs da Cisco e Juniper( nem sei se dão cá em PT)

    E como já disseram, e bem, as certificações são para garantir que vcs têm os conhecimentos e não para vos dar. Claro que existem muitos locais onde vos dão os cursos de preparação para as certs (como é o caso da Galileu) mas vcs não aprendem td com isso( basta ver que a matéria oficialmente dada pela MS nesses cursos é cerca de 30% do que pode sair no exame)

    Convém ver ao certo que área querem, e depois ent escolherem algo que seja apropriado.
     
  8. KiKas

    KiKas Power Member

    sim era isso.
     

Partilhar esta Página