• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Ajuda em nova configuração

coriolis

Power Member
Bom dia, pretendo mudar o meu velhinho pc i7 920 que apagou.

Pretendo para jogos e um pouco de fotografia.
Com pouco barulho durante a noite.

Estou a pensar nisto
- Caixa Cooler Master Silencio 600 Tempered Glass
- Motherboard ATX Asus Rog Strix Z590-F Gaming wi-fi.
-Intel i7 11700KF 3.66Ghz c/turbo 5.0 Ghz 16 mb SKT 1200
-Ram G.Skill Trident Royal (2x16gb) DDR4 3600mhz cl18
- water Cooler CPU Asus Rog Strix LC 240

Já tenho fonte - Corsair HX850w Full Modelar
- Grafica GeforceGTX Gaming X 1660TI

Não pretendo fazer overcloking.
Escolha foi aleatória pela estética.
Agradecia a vossa opinião. Obrigado
 
Nao.

Pk ir para geracao 11 , se a intel ja tem CPU's 12 gen no mercado? Nem essa board faz sentido nenhum para nao fazer OC.


EDIT:

Motherboard Asus Skt1700 - PRIME Z690-P WIFI D4 225€​

Intel Core i7-12700 4.9 GHz 375€

Pack 2x 16GB (32GB) DDR4 TeamGroup CL18 3600Mhz T-Force Xtreem White ARGB 150€​


Caixa Phanteks Eclipse P400 Branca (E-ATX) (Vidro Temperado) 80€​

Caixa Corsair iCUE 220T Airflow RGB Branca (ATX) (Vidro Temperado) 99€​

CPU Arctic Freezer 34 eSports Branco 28€ (promo) kit LGA 1700 inc.​


Cor branca, proucura um cooler branco... Isso e teres um SSD NVME PCI-E GEN4 para trabalho...
Cooler nao me parece mt sensato gastar mais de 100€ num cooler num PC gaming com grafica de 200€

Cps
 
Última edição:
1) Qual o orçamento disponível?
1200 sem fonte sem gráfica

Quando será feita a compra?
1 a 2 meses

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Semi completo sem gráfica e fonte


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização? 10anos foi o que durou o meu i7 920


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Asus p6t deluxe v2, fonte hx850w, trident 12gb, i7 920, ssd, velocip reptor, caixa cooler master, Placa Gráfica Gigabyte GeForce GTX 1660 Ti 6GB GDDR6 OC

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>
Atx
b. Processador (Intel ou AMD)
>Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
>não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>
Não sei
e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>nvidia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>ssd 500gb

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>
Modular
8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
So uma Nota para Inf. as board Asus LGA 1700 tem furacoes para LGA 115/1200 e LGA 1700 na socket/PCB da board ou seja nao precisas obrigatoriamente de usar retencao especifica o que muda e a altura do CPU Die ha base contacto do cooler. (agr fica um pouco mais baixo) o que faz com que alguns cooler que usavam standoffs "precisem" de outros para ter contacto ideal com cooler.
 
So uma Nota para Inf. as board Asus LGA 1700 tem furacoes para LGA 115/1200 e LGA 1700 na socket/PCB da board ou seja nao precisas obrigatoriamente de usar retencao especifica o que muda e a altura do CPU Die ha base contacto do cooler. (agr fica um pouco mais baixo) o que faz com que alguns cooler que usavam standoffs "precisem" de outros para ter contacto ideal com cooler.
Bom dia Diogo, sou um bocado leigo na matéria, pelo que percebi o cpu depois de instalado na motherboard fica um pouco mais baixo o que obriga a usar em alguns coolers uma "peça" standoffs para ter o contacto ideal Cooler e processador.
 
Já alguém teve problemas com os processadores Alder Lake relativamente a curvatura que eles fizeram, devido à força exercida do ILM ao meio do CPU?
 
O que acham
Asus Rog Maximus Z690 Hero
Intel i9 12900F
Ram Gskill Trident Z5 rgb 32g 2x16 5600 mhz cl40
Asus Ryujin ii 360
W.D M.2 2280 black 500gb 3d nand nvme
Já tenho corsair Hx850 Platinium nova.
Ja tenho MSI GeForce GTX 1660 Ti Gaming X 6g
Caixa não faço ideia

Para jogar e fotografia. Esquece o 12900, vai pelo 12700 que ficas bem melhor e menos leve na carteira.
 
Sim eu sei do que se esta a passar , tu perg se alg teve problemas/anomalias vindas do uso. Os CPU's LGA 1700 tds sofrem deste problema, esta dobra sera transversal a todos ou seja nao sendo o ideal qql CPU LGA1700 vai funcionar apenas naquela socket)msm que dobrado, tds vao ser iguais...), podemos e ter pessoas que instalaram logo desde dia 1, um adapatdor destes novos que colmatam o problema o que leva se venderem os CPU's devem ser usados apenas em boards com esse adaptador para nao "dobrar".
 
Sim eu sei do que se esta a passar , tu perg se alg teve problemas/anomalias vindas do uso. Os CPU's LGA 1700 tds sofrem deste problema, esta dobra sera transversal a todos ou seja nao sendo o ideal qql CPU LGA1700 vai funcionar apenas naquela socket)msm que dobrado, tds vao ser iguais...), podemos e ter pessoas que instalaram logo desde dia 1, um adapatdor destes novos que colmatam o problema o que leva se venderem os CPU's devem ser usados apenas em boards com esse adaptador para nao "dobrar".
O problema é que a Intel não admite, e quem colocar adaptadores ou anilhas perdem a garantia.
 
Para jogar e fotografia. Esquece o 12900, vai pelo 12700 que ficas bem melhor e menos leve na carteira.

Além da z690 rog maximus hero. Ainda admitiria o 12900, mas um 12900 numa board de 600 paus é que não sentido nenhum. Isso é board para overclocker entusiasta e vai lhe meter em cima um cpu locked. Uma z690 por 1/3 do preço fazia o mesmo serviço mas mais barato, e estamos apenas a falar de uma z690 porque pode teve algumas vantagens no I/O e na voltagem do system agent que permite overclocks mais altos na ram. Mas o mais certo é que no caso dele até uma B660 faz o mesmo

@coriolis alguma razão por optares por essa motherboard?
 
Além da z690 rog maximus hero. Ainda admitiria o 12900, mas um 12900 numa board de 600 paus é que não sentido nenhum. Isso é board para overclocker entusiasta e vai lhe meter em cima um cpu locked. Uma z690 por 1/3 do preço fazia o mesmo serviço mas mais barato, e estamos apenas a falar de uma z690 porque pode teve algumas vantagens no I/O e na voltagem do system agent que permite overclocks mais altos na ram. Mas o mais certo é que no caso dele até uma B660 faz o mesmo

@coriolis alguma razão por optares por essa motherboard?
Para aguentar 10 anos ao nível de tecnologia, estética, qualidade.
 
Para aguentar 10 anos ao nível de tecnologia, estética, qualidade.

Nada que não tivesses noutras boards mais baratas, mas é uma escolha tua e respeito embora continue a achar desnecessário.

Várias vezes no passado fui culpado do mesmo e tenho a certeza que vou repetir no futuro.
 
De processador que aconcelha?

Tens noção que daqui a 4 a 6 anos um processador média Gama tipo um i5 deverá ter melhor performance e eficiência que o 12900?
E essa board de 600€ valerá praticamente o mesmo de uma que custa 250€ hoje.

O dinheiro é teu e fazes como bem entender mas eu se estivesse na tua situação ouvia os conselhos de quem já anda nisto há uns anos valentes.

O que poupas agora, paga um upgrade daqui a uns anos para algo bem melhor do que existe neste momento. Nem que seja na gráfica.

10 anos em informática é muito tempo e nada aguenta esse período com o mesmo grau de qualidade.
Basta ver os processadores e gráficas de há 10 anos como se comportam hoje para se ter uma ideia.

O teu uso é mesmo gaming e fotografia? Alguma coisa mais pesada que necessite de mais cores?
Que necessidades tens numa motherboard como portas e ligações?

Ainda há umas semanas um dos youtubers mais famosos e respeitados dizia que boards acima dos 250€ são uma forma que as marcas encontraram de sacar dinheiro aos clientes menos atentos. É isso e gráficas com tdp de 200w e coolers de 3 fans capazes de arrefecer 400w e que custam quase o dobro dos modelos base.
 
Quem disse isso foi o Jayz2Cents e tem alguma/muita razão , nao me parece que o comum dos mortais precise de boards acima de 200/250€, na minha tenho 3 SSD's NVME + 1 HDD SATA 2TB e ja e demais...
Como disseram uma board 600€ vai valer pouco mais que uma qql outra Z690 daqui a uns +5 anos.
Isso e comprares um cooler de 350€ ? TB me parece completo absurdo, o cooler e mais caro que o i7 12700 ...


Resumindo esse PC esta desiquilibrado, para dps teres so uma 1660 Super. Um PC para ter uma gráfica desses chega um i3 12100F/i5 11400F para tirar partido dela a 100%.

Posto isto se queres dar upgrade
i7 12700 +- 370
Asus Z690-P ou MSI Z690 Pro +- 210
Podes meter um kit de 2x16 GB so pk estao baratos?
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL18 Preta 142€
SSD M.2 2280 Western Digital Black SN850 c/ Heatsink 1TB 3D NAND NVMe 75€ (luxo SSD pelo preco)
Arctic Liquid Freezer II 280 All-In-One 80€
Caixa ATX Antec DF600 FLUX Tempered Glass 82€ Preta ja tras 5 fans instaladas.
Total 960€.
Nota: Instalas o cooler no topo da caixa que tem espaco para 2 fans 140mm garantindo que a bomba fica sempre com agua, eu so contra WC mas ok percebo que fica bonito.


EDIT:
Neste PC vendia a 1660 Ti/Super? a 250€ e ia buscar uma 3080 que ja andam nos 810€ ....e ficas com maquina de topo para 1440p
https://www.antec.com/product/case/df600-flux
No site da Antec diz que suporta radiadores no topo ate 360mm, tens alguns na casa dos 100€ com RBG.
Water Cooler CPU MSI MAG CoreLiquid 360R V2 All-In-One
 
Última edição:
Back
Topo