Ajuda em OC

thisempty

Banido
Oi.
Tou a fazer um OC à minha máquina, mas tenho umas dúvidas. Se me puderem ajudar agradeço.

tenho isto:

board Asus p4p800-x
CPU P4 2.666 533fsb
2x512 ddr400 kingston em dual channel

Ora, o meu prob é o seguinte:
Nas especificações da board vem lá uma coisa chamada "adjustable fsb/ddr ratio". Eu queria usar isto e não consigo, pq já corri a bios toda e não vejo lá esta opção. Isto serve para fazer um ratio entre o fsb e a velocidade das memorias. O fsb do meu cpu é 533 (133x4) e por isso eu só posso pôr as memórias em 266 ou 333, não me dá a opção para ddr400. Só daria messa opção se o cpu fosse dos de 800fsb. Então eu pus as memórias a 333. O problema é que as minhas memórias são ddr400 e queria tirar proveito delas sem ter que comprar um cpu de 800fsb.
Subindo o fsb do meu cpu para fazer OC, as memorias tb sobem. Por exemplo, se eu subir o fsb de 133 para 150, as memorias sobem de 333 para 375, mais ou menos. Isto acontece pq há uma coisa chamada o ratio entre fsb/ddr que está a 4:5 (vejo isto no cpuz).
ora, eu queria pôr o ratio a 3:4, pq assim subindo o fsb para 150, as memorias iriam ficar exactamente a ddr400 que é o que elas são.
mas como não encontro essa opção de mexer no ratio não sei o que fazer.
Eu li em algum lugar que pa essa opção de mudar o ratio estar disponível que o CPU tinha que ser desbloqueado. Não sei se li bem ou se li mal, já que os P4 vêm todos bloqueados, quer isto dizer que ng com P4 pode mexer nisto do ratio e pôr as memorias como as quer?
É que com o meu cpu de 533 fsb eu teria que pôr 0 fsb a 200 (200x4=800fsb) para as memorias ficarem em ddr400, com este ratio que a board tá a utilizar. E não csgo passar dos 150 no fsb, qto mais chegar a 200, lol.

Se alguém me puder ajudar, eu agradeço.
 
O que tu queres fazer so da nos AMD, ou seja, descendo o multiplicador para aproveitar a capacidade da RAM. Nesse pc, o máximo que podes fazer é overclockar o CPU com a RAM a ir ao mesmo tempo ao máximo, até chegares perto de 200MHz.
 
Pois, compreendo, mas não chego perto dos 200, nem pensar, fico nos 150.
Mas esta board tem divisor, nas especificações dela vem lá a dizer "adjustable fsb/ddr ratio". Pq é que essa opção não me aparece na BIOS?
E eu apenas sei que o divisor está a 4:5 pq é o que o cpuz me informa.
Se eu conseguisse mudar o fsb/ddr ratio de 4:5 para 3:4 eu já conseguia pôr as mems a ddr400 com o fsb do CPU a 150
 
Pois, mas o divisor so da pa meter na RAM e nao no FSB, ou seja, nao da pa por a ram a funcionar mais rapido que o fsb.. :(
 
?
O divisor é a proporção entre o fsb e a ram, é claro que dá para pôr a ram a funcionar mais rápido que o fsb.
Pode é não dar com a minha board pq não consigo ver a opção de mudar o divisor, mas que dá, dá.
basta pôr o divisor a 3:4 para ter a ram mais rápida que o fsb. Aliás, a minha ram já tá mais rápida que o fsb, só que tá a 4:5.
 
Última edição:
Pois, o divisor devia dar, mas não dá. A única forma de por o ram a funcionar mais rapido que o FSB seria baixar o multiplicador (que num P4, apenas dá com os novos LGA775 ou com os PGA478 com steppings específicos, por exemplo do 3.2 C0 ou mais recente, e apenas têm um outro multiplicador disponível, o 14x). Nos AMD, apenas os multiplicadores acima é que estão bloqueados, por exemplo, um 3200+ tem multis desde o 6x (penso eu) até ao 10x (incluindo os 6.5 e 7.5 e 8.5, etc..).
 
entao a unica maneira de pôr a minha RAM a 400mhz é comprar um P4 de 800fsb, né?
O que é uma m@rda, já que depois se fizer OC a RAM é capaz de não aguentar mto mais que os 400mhz.
Já agora, qto acham que aguenta um par de Kingston PC3200 em dual channel daquelas normais de 100 euros o par? Os timings default das mems para serem usadas em ddr400 são 3.0 / 3 / 3 / 8
Ah, estão com dissipadores Vantec.
Mesmo que vcs achem que elas dão para levar um bom OC por estarem com dissipadores, não devo mexer nos timings, né? Ou mesmo com OC posso-me aventurar a mexer nos timings delas?

Obrigado
 
Última edição:
rams

boas, depende mto dos chips da respectiva ram, e depende tb da voltagem k lhes dás... podes sempre tentar dar mais voltagem a ver onde chega a RAM.

é uma questão de tentares... eu por exemplo tenho um modulo de RAM DDR333 da kingston, mas como os chips sao BH6 esta RAM dá os maravilhosos 530Mhz (DDR530) .. com 3.6v 2.2.2.5

cumpz
 
Back
Topo