1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda em overclock

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Slodz, 16 de Abril de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 1647)

1. [FONT=&amp]Boa noite! Antes de mais queria agradecer ao fórum as ajudas quem me tem facultado em diversos temas de tecnologia.[/FONT]
    [FONT=&amp]Tenho lido os tópicos de overclock e assuntos relacionados com o mesmo, mas não percebo nada do que fazer, como fazer, vantagens, desvantagens e listas de pc’s onde se possa fazer overclock. Penso que os tutoriais estão desactualizados em relação ao presente.[/FONT]
    [FONT=&amp]Bem eu tenho um portátil com as seguintes características:[/FONT]
    [FONT=&amp]- Toshiba SATELLITE L770/L775[/FONT]
    [FONT=&amp]- Processador Intel® Core™ i5-2410M[/FONT]
    [FONT=&amp]- Velocidade de relógio: 2.30 / 2.90 Turbo GHz[/FONT]
    [FONT=&amp]- 8Gb Ram DDR3[/FONT]
    [FONT=&amp]- NVIDIA® GeForce® GT 525M com Tecnologia CUDA™[/FONT]

[FONT=&amp]Não percebo nada de core speed, cache e temperaturas.[/FONT]
    [FONT=&amp]Como a velocidade do meu pc anda normalmente pelos 2.30 GHz e talvez até deve aumentar mas não muito e será difícil alguma vez atingir os 2.90 GHz, o que eu queria não era ultrapassar os 2.90 GHz mas sim que a velocidade ficasse constante nos 2.60 ou 2.70 GHz para melhorar o desempenho do pc durante jogos.[/FONT]

[FONT=&amp]Para finalizar tenho algumas questões:

[/FONT][FONT=&amp]- Dá para colocar 2.60/2.70 GHz como velocidade constante?[/FONT]

[FONT=&amp]- Se sim, existe riscos de danificar o pc a curto, médio ou longo prazo?[/FONT] [FONT=&amp]

- Se não ocorrer danos a curto prazo, gostaria que alguém me orientasse no que devo fazer para obter estes resultados.
    [/FONT]

[FONT=&amp]Muito atenciosamente[/FONT]
    [FONT=&amp]Slodz[/FONT]

Última edição: 16 de Abril de 2012
  2. Assur

Assur Power Member

OC em portáteis, não é recomendado...

E creio que seja mais a gráfica a limitar a performance em jogos que o cpu :)

3. Meje

Meje Power Member

Se for possível, o principal risco é a temperatura (ou o excesso de voltagem).

Num desktop é sempre possivel e recomendável colocar um cooler mais potente. Um portátil não só não podes mudar o cooler como são normalmente mais quentes que os desktops.

Portanto, sim existe risco de danificar o PC se as temperaturas excederem as recomendadas para o processador (o que é quase certo).

Instala o prime95 e corre um stress test monitorizando a temperatura do teu cpu e diz que temperaturas atinges. Certifica-te antes de fazer o teste qual é a temperatura recomendada para eese cpu e se passar, pára logo o teste e desiste da ideia.

4. Obrigado aos dois pela ajuda.

Meje, fiz o que mandaste e as temperaturas subiram de 40ºC para 60ºC em 3 segundos. É melhor desistir da ideia...

Tenho outras questões:

- Posso fazer oc na gráfica com o evga precision? danifica o pc? aumenta as temperaturas?
    - É normal as temperturas do cpu serem de 40ºC e quando vou jogar aumentarem até aos 60ºC...?

Atenciosamente
    Slodz

Última edição: 17 de Abril de 2012
  5. Assur

Assur Power Member

Sim é normal. Os portáteis geralmente têm graves problemas de dissipação de calor...

Podes fazer OC ao GPU usando o programa que quiseres (afterburner, trixx, etc). Mas tal como acontece com o cpu, as temperaturas vão subir e dependendo da temperatura que atingires podes danificar o gpu...

Podes criar um profile para usares quando fores jogar e outro para o resto... É uma questão de procurares, existem vários tutoriais sobre oc a esse gpu.

6. ok obrigado pela ajuda

Cumpz....

7. Podia dizer-me quais os programas para fazer overclock que são compatíveis com o hardware/software do meu laptop. Já andei a procurar alguns mas são incompatíveis, ou com o hardware, ou com windows 7....

Cumpz

8. Se tiveres um bocadinho virado para um mod mais "engraçado" nesse portátil...
    Acho que esse i5 não precisa de Overclock... já o mesmo não se passa com a tua gráfica.

Não sei que ferramenta ela acertará, mas recomendo EVGA Precision ou EasyBoost da GIGABYTE.

Mas atenção, para overclockares um portátil, convém teres bom cooling, e para a gráfica então é sempre ter ainda melhor...

Se puderes (tipo o PC é teu e podes fazer o que quiseres) recomendo que abras o PC e instales FAN de portátil (varia, mas normalmente são umas em forma de caracol que até parece que só fazem o ar andar á roda ( mas não é bem assim)), compra umas de alta performance e instala-as.

As tuas temps devem descer aí uns 10º (em carga) depois é testar o OC, o melhor é sempre Frio e estável)...

Depois do Overclock, recomendo um "Burn In test" à gráfica...

Recomendo FurMark.

NOTAS:

Quando estiveres a overclockar... se o PC ficar instável ainda com OC baixo (tipo, se o clock de stock for 2.6 Ghz e ficares instavel a 3.2 +/-, sobe a voltagem, mas não abuses porque os CPU de tecnologia menor que 65 nn (quase todos os modernos, claro que o i5 deve ser 45 ou 32, não me lembro nem percebo muito de i5) são mais sensíveis á voltagem.

Podes encontrar configs de overclock em www.hwbot.org, procuras o CPU, e vês os recorde de OC para ele com arrefecimento a ar... o teu clock estável deverá ser uns MHz abaixo.

Boa Sorte ;)

Partilhar esta Página