ajuda em php plzzzz...

xOy

Power Member
boas pessoal....

tou a construir um website e cheguei a uma situaçao onde nao consigo obter soluçoes....


o que passa e' o seguinte...

tenho 2 butoes:

echo "<input type=\"submit\" name=\"ok\" id=\"save\" value=\"Adicionar\" >";
echo "<input type=submit name=preview id=preview value=\"Pré-Visualizar\">";

ate aki.. tudo bem...

o form e' POST e esta redireccionado para inserir.php?a=insert

echo "<form method=\"POST\" action=\"inserir.php?a=insert\">";


a minha duvida e´ a seguinte....

no if ($a == "insert") { ...codigo...} como é que eu faço para ver em kual dos butoes carregou?? ha alguma funçao k me permita ver kual dos butoes carregou??

isto em web aparece 2 butoes: 1 -> Adicionar | 2 -> Pré-Visualizar

como e' que eu faço para ver em kual dos butoes ele carregou??

era esta a minha duvida...

estou a programar em PHP....

obrigado
 
Primeiro, essa cena de inserir.php?a=insert, não vai funcionar. Tens de por apenas inserir.php e depois poes um campo escondido com o nome 'a' de valor 'insert'.

Não sei ao certo agora nem me apetece estar a fazer testes, digo-te antes o seguinte. No ficheiro inserir.php, onde quer que seja que processes o conteudo submetido, faz um print_r($_POST) (aconselho-te que faças isso entre <pre></pre> para mais fácil visualização do array) e depois vê o resultado imprimido quando clicas nos 2 botões a ver se existe alguma diferença. Eu acho que vai existir, mas não tenho a certeza...
 
Primeiro, essa cena de inserir.php?a=insert, não vai funcionar. Tens de por apenas inserir.php e depois poes um campo escondido com o nome 'a' de valor 'insert'.

Até da! Embora os forum inputs sejam passados por POST (que foi o method que escolheu) ele esta a por no action um GET, logo é possivel atraves de $_GET["a"] ter o valor.

Em resposta ao tópico: em principio a variavel que vai ser enviada vai ser a do submit pressionado, ou seja, só precisas de ver qual delas esta setted/not empty. Tambem podes fazer algo em javascript para preencher um input hidden com um value a indicar que botão sofreu submit.
 
Última edição pelo moderador:
<form action="inserir.php" method="post">
<input type="submit" name="ok" id="save" value="Adicionar" >
<input type="submit" name="preview" id="preview" value="Pré-Visualizar">
</form>

PHP:
<?php
//inserir.php
 
if ($_POST['ok']) {
//adicionar...
}
elseif ($_POST['preview']) {
//Pré-Visualizar...
}
?>
 
Back
Topo