Ajuda em relaçao ao meu 1º sistema WC !

Tecnoboy

Power Member
Ola pessoal, ja overclocko ha mts anos, mas so agora resolvi mudar de air cooling para algo mais avançado ! A minha 1ª escolha recaia sobre um sistema de phase change, mas tal nao me parece que va acontecer, devido ao elevado preço das soluçoes existentes no mercado ! Dai que tenha pensado em WC apos ter visto pessoal a falar sobre ser barato e eficaz ! Estava a pensar num sistema que nao fizesse muito barulho e que fosse eficaz, silencioso, facil de montar e acima de tudo barato !!!

Alguns dos componentes em que ja tinha pensado sao:

1º- WB -> http://www.koolance.de/Liquid Cooling Solutions - Koolance, Inc-Dateien/cpu100.htm

2º- Radiador -> http://www.hwlabs.com/products/blackicemicro.htm (1 ou 2 radiadores montados em serie.)

3º- Bomba -> Eheim 600 l/h

Que axam da minha escolha de componentes ? Nao existe nenhum probela em usalos em conjunto pois nao ? Que tipo de tubo devo usar para interconectar todos estes componentes ? Que recepiente devo arranjar para conter o liquido ? Que aspectos de segurança devo ter em conta ao montar um sistema deste genero ? Todas as ajudas sao bem vindas ! Ja agora se souberem de outros WB que sejam igualmente faceis de montar, mas sejam melhores avisem, apenas escolhi este devido ao facto de que usa as saliencias no socket para o reter e nao parafusos ! Se souberem onde posso comprar este WB aqui em PT avisem sff :)
 
Última edição:
1º - Bloco nojento... ja compravas um ao mASO!

2º - Já compravas um radiador BUÈ mais barato e com a mesma ou melhor eficacia num ferro-velho!

3º- talvez uma bomba melhorzita, tipo a 1250 de 1200l/h...

Usa tubagem de 1/2"...
 
Ok, apos conversa com um amigo, resolvi mudar o WB para um da Innovatek este -> http://www.innovatek.de/e-sites/incool.html

E resolvi que o recepiente para o liquido de refrigeraçao vai ser este: http://www.innovatek.de/e-sites/behaelt.html

Que axam destas escolhas ja sao melhores ?

Raptor que e isso que dizias sobre as tubagens ? Tanto esta bomba como o radiador e este cooler usam o mesmo diametro de tubagens ou nem por isso ? Ajudas sao bem vindas pois na percebo mt destas coisas...
 
Tecnico ... tu na tinhas um duplo AMD ? :D Axu k vais precisar de 2 blocos :D

E para isso uma bomba de 1200 l/h ... ja k menos eh pouco ...
e um radiador BOM !! :P
 
Oias, entao é assim:

** Radiador, montei utilizei o bacl ice pro de 120mm. ( http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00452.JPG http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00453.JPG)

** Bomba meti uma eheim igual a tua, uma 1048. ( http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00458.JPG )

** Deposito, pensei nalgo pequeno pk isto é tudo para meter dentro da caixa, ( ja a pensar nas lans etc ) e pedi ao Hugo23 no irc ( http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00457.JPG )

** Ventoiinha para o radiador, comprei uma sunon mas sempre podes por uma papst... é que esta sunon a 12v faz um pouco de barulho, mas a 7 ja nao faz grande barulho, nem é silenciosa nem um aviao como a 12v. O que eu tou a pensar fazer é meter um reobus de 1 canal so para esta ventoinha, 12v quando nao tou em casa ( :-D :-D ) e 7 quando tou em casa....


Quanto a blocos, eu meti um do maso que é pelos buracos... esse que dizes nao conheco ... ( http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00455.JPG )


------------

O tubo que eu utilizei foi tubo transparente no AKI, é é um pouco flexivel, é bom pk no meu caso a caixa é um pouco apertada mas tb vinca mais facilmente... Nao te quero enganar mas mangueira do jardim é capaz de ser melhor mas esta tb é boa. As bombas e companhia podem utilizar tubagem pode ser de 1/2'' e 3/8''. As eheim sao de 1/2, os blocos do maso 1/2, os radiadores da black ice é de 1/2. Podes ter problema é se comprares um radiador num ferro velho que as tubagens podem ser diferentes e ai arranjares um adaptador )

Nas pics, tb vez la uma coisa branca, é fita teflon que comprei no AKI tb por causa das fugas, meti no deposito, bomba, radiador, e bloco. No final gastei a fita toda. Ta tudo a correr a 5 dias e nao tive fugas... chama-me paranoico para deitar um rolo disto pelos sistema :p

Dpois meti bracadeiras tipo para gaz, sao porreiras...

O que posso dizer que vou e fiz foi o seguinte, monta tudo dentro da caixa ( radiador e companhia ) e ensaia o lugar, fura, aparafusa a bomba a caixa, o radiador. Corta os tubos nao muito rendes , da uma folga e nao vinques os tubos. Monta ca fora, mete fita teflon nos encaixes e mete o tubo com as bracadeiras metalicas.

Pega em agua destilada tipo da loja dos 300 e em redex ( http://mega.ist.utl.pt/~jbms/modding/wc/DCP00459.JPG ) em 70 de agua em 30 de redex. Isso a mim fez um pouco de espuma mas isso passa. Tb podes na bomba podes ouvir ( eu ouvi ) um sons, que pode ser ar preso no radiador, da uma pancadas e ve se isso passa.

Depois é so montares em caixa... talvez seja uma boa ideia meteres um copper shim com isso...


----------

Esse bloco nao sei onde se vende em pt, algo " profissional " que conheco a venda é o da swieftec e mesmo esse custa-te 16 contos! e é por buracos....
 
Compra o waterblock ao mASO

compra o reservatorio genero inovatek ao hugo23

compra um radiador Harrison full cobre, de chauffage dum opel corsa A ou B (arranjas em ***** ferro velho, sao xelentes).

Compras uma sunon 12cm ou TT 12cm para o rad.

compras tubos silicone tipo os do aki como o jfbbms disse, ou parecidos (tubos de meia polegada).

Compras redex, agua destilada, braçadeiras, teflon.

Compras um copper shim se kiseres, como precauçao.

compras uma Eheim mil e tal ou se necessitares de mais power compras a 1250

compras o likido SUPER RAD (vende-se no Intermarché) para limpar o radiador (o radiador é usado :P )

montas tudo e deixas a correr durante um dia. verificas se ha fugas.

se tiver tudo certo e verificado, montas tudo na caixa, sorris e gabaste de ter um sistema wc perfomante , e barato :)

ah, nao eskecer a mitica as3.. :P mas isso ja todos sabem

(jfbbms abusaste uma beca do teflon.. :P se puseres em muita quantidade os tubos sao capazes de alargar onde tu apertas! (digo eu.. :P ) poes um camada q.b. nakilo e ja xega :P )
 
Sinceramente, eu axo-vos uma piada com os radiadores dos chauffage..... axo que o pessoal sabe que fazem o mesmo que por exmplo os Black Ice Prime, ou qq coisa do genero, mas pó ppl que tem caixas modadas, e quer ter uma caixa apelativa, vai lá tar ao lado um ganda radiador??? Sinceramente, axo que fica muito melhor uma solução tipo os radiadores black ice (e sim, eu sei que o preço é o dobro ou triplo de um de carro), mas tb é uma coisa que se compra uma vez, e nc mais se gasta dinheiro nisso (durante uns anitos) n axam? Só uam opinião, pq por aqui inda continua tudo a ar....... Ah, Tecnoboy, n acahas esses micro um bocado pequenos? (80x80mm)´Talvez os de 120 sejam melhores, e fica-te mais barato que meteres dois dos pequenos.
 
So uma coisa, ja nao é obrigatorio os 4 buracos na board , a msi por exemplo no kt400 tirou mas epox, abit, asus ainda continuam la... pk sera?

ja agora, so metes cpu? nada no chipset? :P
 
er.... Marsupillami o radiador de chauffage dos corsa é um pouco maior do que uma fan de 120, e tem uma performance xelente.

cabe perfeitamente na frente ou na parte superior duma caixa.
 
E assim eu escolhi aquele micro pk ja vi montado na parte de dentro de uma Chieftec igual a minha, e ja sei que vai dar pa montar e arrumar td bem ! :)
 
tambem me quero iniciar no mundo do wc (ja digo isso a tanto tempo....) lol

so k ainda nao dei conta duma coisa
os tais blocos do Maso ja trazem a forma de prender a socket????
ou existe algum sistema "a parte" que convem conhecer???

que acham duma fan de 240cfm para arrecer bem arrefecido o radiador hehehehe
ainda pensei meter uma dessas na caixa mas acho k dia sim dia nao teria que andar a limpar tudo.... logo no radiador sera o ideal

por falar nisso ja tenho um radiador so que ainda nao me deu para o desmontar e limpar todinho vou fazer isso ^-^
 
Os blocos do Maso tem um grande problema como a maioria dos blocos, e que sao presos ao socket por parafusos e para quem quer facilidade em aceder ao socket como eu por exemplo e quer tanbem retirar o WB rapidamente tem que ter um bloco que prenda as 3 saliencias de cada lado do bloco ! Por isso e que escolhi o bloco da Innovatek !
 
Originally posted by Dominion

que acham duma fan de 240cfm para arrecer bem arrefecido o radiador hehehehe
ainda pensei meter uma dessas na caixa mas acho k dia sim dia nao teria que andar a limpar tudo.... logo no radiador sera o ideal

240??? Mas tas a falar a serio? ja viste o tamanho que isso é? quer dizer... poder ate podes meter, mas sera que vale a pena?
 
Originally posted by Dominion


que acham duma fan de 240cfm para arrecer bem arrefecido o radiador hehehehe
ainda pensei meter uma dessas na caixa mas acho k dia sim dia nao teria que andar a limpar tudo.... logo no radiador sera o ideal


LOL... o que vocês querem montar? Um avião ou a porra do WC?


Uma fan de 120mm a funcionar a 7v chega e basta.
 
ja me tramei :( o radiador nao da buahhhhh afinal é de aluminio ta todo corroido e para piorar aquilo so tem uma entrada de gas :( aquilo era um desumidificador... bem k se lixe vou mas é comprar um dos tais dos corsas

quanto a fan de 170 nao é assim tao grande afinal sao so mais 5 cm que as de 120 ^-^quero montar aquilo com um daqueles reguladores electricos visto que aquilo se monta na tomada e puff rheobus feito lol tenho é k imaginar uma forma para fazer uma conduta de ar que apanhe o radiador e tambem o bloco onde vai estar a agua ^_^

tecnoboy tens razao mas acho que os 4 parafusos sao bem mais seguros visto que um bloco daqueles pesa em media uns 700g... nao sei nao mas acho que me sinto mais seguro com o raio dos parafusos ^_^
como em principio (muito em principio) vou montar aquilo numa msi Kt3 Ultra2 e aquilo tem os 4 buraquinhos alem que é a primeira board k ja ta anunciado o suporte ao barton ^_^

ja agora uma 2 duvida acerca da msi KT3 ultra pelo que tenho ouvido dizer o que a board tem de mal é que as voltagens sao baixas..... alguem me pode dizer quais sao as voltagens Vcore e Vdimm maximas???? tou curioso :)


err acho que nao perceberam 240cfm é o ar k ela movimenta o tamanho dela é de 170 ^-^ agora se uma de 120 movimenta a media de 90cfm esta com "apenas" mais 5cm movimenta quase o triplo hehehe que acham de entre a parede do deposito de agua meter la gelo e com a ventoinha a bombar esse gelo iria aguentar mais tempo quando a agua desse gelo ficasse quentinha tirava e voltava a meter mais gelo assim teria sempre uns grauzitos mais prox da temp ambiente sem correr riscos nice ^-^
 
Última edição:
Queres voltagem a seria?

Vais para uma EPoX 8k3a... vcore até 2.2v e vdimm até 3.2v.

A 8k5a também dá só que as BIOS para esta estão fraquinhas.



Essa MSI deve dar até 1.85 de vcore e 2,8v de vdimm... se não me engano no caso do vdimm.
 
2.8 de vdimm???? bolas pronto ja nao da para mim essa board :((( tenho um amigo que vai comprar uma tenho k verificar melhor mas se é mm 2.8 entao nao da para mim :( é que vou meter umas bonitas dumas corsair e segundo ouço 2.9 para cima é com elas

queria uma que me dessa para o barton a seguir :(((
 
Tanto CFM ñ sei pa k... metam é uma Fan de 12 a 7v k está muito bom ! Xega perfeitamente !

Kuanto aos blokos... axo k é tudo a mesma merd@, mas tenho um do mASO (pk ñ arranjei cobre para fazer eu um) e axo k é porreiro, tb ñ posso dizer k é melhor k os outros pk nunca tive mais nenhum.

O radiador, tenho um da sofage de um Audi e axo k tb se aguenta muito bem... mas lá está... tb ñ posso dizer k é melhor k os outros k tb nunca tive mais nenhum :P

Tehcno, kuanto á fixação, se ñ gostas dos buracos e fores um pouco artista, fazes um adaptador na boa ! E metes o bloko do mASO preso ás patinhas do socket ! Nada do outro mundo... ;)
 
Back
Topo