Ajuda entre Canon 100D ou 4000D

leocris

Power Member
Boas pessoal, procuro uma máquina para umas fotos com alguns qualidade e queria gastar um valor a ficarr os 300€.

Neste momento tenho 3 opções:

100D com menos de 6000 disparos + lente EF-S 18-55MM - 250€

100D com menos de 6000 disparos + lente lente EF-S 18-55MM IS STM - 300€

4000D nova + 18-55DC III VUK - 329€ (está em promoção na *****)

Por qual destas opções iriam? Obrigado


  1. O QUE:
    Máquina, lente.
  2. POR QUANTO: A rondar os 300€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Retratos, paisagens
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores e noite e interiores de dia.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, aficionado
  6. JÁ TENS: smartphone
  7. COMO É A TUA "REDE": nada
  8. ONDE COMPRAR: usado ou novo se o preço for bom!
 
Bom, daí eu optava pela 100D com 18-55mm IS STM, se fosse para mim.

Mas agora vou para aquilo que me parece o mais importante: porquê uma DSLR?

Pretendes começar a montar um sistema de lentes, que transportarás contigo num saco ou mochila adicional, e aprender e fazer edição das tuas fotografias? Esse sistema de lentes, à medida que o fores compondo, ultrapassará o valor da câmara e poderá ser utilizado pela tua câmara seguinte.

Duma forma geral, uma DSLR não te dá fotos com melhor qualidade, o que te dá são ficheiros com mais informação e margem para edição do que, por exemplo, um telemóvel, em que a margem de edição é muito reduzida porque as fotos já saem carregadas de processamento.
A tendência numa câmara destas é para que as fotos saiam bastante “cruas”, com tons pouco saturados e processamento mínimo, mas com muita informação no ficheiro pronta a ser revelada.

Se é isso que procuras, acho a 100D uma óptima câmara para iniciação.

Se não for isso que procuras...conselho sincero: foge de toda e qualquer câmara com lentes intermutáveis ;)
 
Boas m4ndr4ke, antes de mais obrigado pela ajuda.
Eu não me vou iniciar no mundo das DSLR, vou antes, reiniciar:biglaugh:

Já tive uma Sony A200 seguida por uma 450D já uns anos e sendo apenas amador tenho a perfeita noçao do que é o iso, abertura e velocidade do obturador.

Como disse e para uso pessoal, como fui pai já uns meses dou comigo a pensar que o smartphone já não e suficiente para umas fotos mais "especiais".

O meu sogro também faz várias caminhadas pela serra da Estrela e tem um Fujitsu já com vários anos. Pensei na 100D por ser mais compacta para ele transportar!

Vou hoje ver pessoalmente essa 100D com a lente STM, consegui baixar até aos 290€ :facepalm: e se tudo estiver como o vendedor diz sou capaz de aproveitar.

Surgiu agora uma questão, as DSLR estão em promoção nas grandes superfícies e encontro a 200D e a Nikon 3500 por 400 e poucos €. Será que justifica o maior investimento ou para o uso que pretendo a 100D é uma boa aposta?

Obrigado pela ajuda
 
Eu aproveitaria essa diferença para arranjar uma 50mm f/1.8 STM ;)

Vais querer uma lente luminosa para poderes fotografar com menos luz nos primeiros tempos do bebé ;)

A 200D ou uma Nikon D3400 seriam excelentes opções, mas se lhes juntarmos uma lente luminosa como a 50mm, já estamos a falar de quase duplicar o orçamento que indicaste em cima.

E tu vais mesmo querer a lente :biglaugh:
 
Também me pareceu que para o que queria a 100D era suficiente. A ideia até era comprar so o corpo e uma lente mais jeitosa mas até percebi que a lente de kit STM nem é má de todo. Tenho um amigo com essa lente e provavelmente vou lha pedir emprestada até arranjar um bom negócio numa.

Obrigado m4ndr4ke pela ajuda, esclareceste muitas coisas na cabeça.
 
Confirmo...é uma lente porreira.

Eu comprei a minha 80D (só corpo) e depois arranjei uma 18-55mm IS STM à parte, que na verdade até uso cada vez mais, apesar de ter uma 35mm f/1.4 no meu kit. Uso a 18-55 sobretudo em casa, com flash.

É rápida a focar (segue a minha sobrinha a correr pela casa sem problemas - mas atenção que a 80D tem um sistema de foco muito mais elaborado), silenciosa, porreira para filmar, leve, barata...está a sair-se uma compra melhor do que eu esperava.

Eu tive também as 18-55 III e 18-55 IS II, e posso afirmar que estas STM são significativamente melhores.

Acompanhas isso com a 50mm f/1.8 STM (já que não poderás usar flash num recém-nascido) e estás safo para uns tempos.
 
A miúda já tem 11 meses, já pode levar com uns flashes "á vontade" :cwm27:

Nem de propósito, quem está a vender a 100D também tem essa lente 50mm STM e faz-me a 350€ o conjunto. Se tudo estiver em condições não parece nada mau...

Pena essa 50mm não ter estabilizador!
 
O flash integrado da máquina é bom para tirares fotos iguais às de uma compacta de 100€, todas "estouradas".

Também não tenho grande interesse em tirar fotos com flash :D

Acabei por comprar a 100D, estava nova com apenas 5800 disparos e a lente 50mm é de facto muito porreira. Agora e explorar e testar diferentes situações!
 
O flash integrado da máquina é bom para tirares fotos iguais às de uma compacta de 100€, todas "estouradas".
Não sei se a 100d tem essa opção mas a 700d tem a opção de adiantar ou atrasar o disparo de flash. Isso resulta em menos iluminação na foto, e por consequência não te estoura a foto, quando ajustada ao teu gosto
 
O negócio foi porreiro, nesse caso.

Por vezes vemos a 1300D com 18-55 + 50mm mais ou menos por esse valor nova, mas não costuma ser com a 18-55 STM, e a 100D já é uma câmara mais completa em todos os aspectos.
 
Back
Topo