Ajuda - Enviar um formulário tipo texto por mail

zep

Power Member
Estou a fazer um formulário (htm) tipo texto para enviar por mail, mas quando vou envia-lo as opções do tipo <textarea rows="10" cols="30"></textarea> aparecem como "imagem???", não permitindo o utilizador preencher o campo do texto.
 
Olá,

Não sei se é isto que pretendes:

Código:
<html>
<title>Teste de email</title>
<body>
<form action="mailto:[email protected]?subject=Assunto" enctype="text/plain" method="post">
Nome:<br>
    <input name="name" type="text" size=60> <br>
    
    <p>
    Email:<br>
    <input name="email" type="text" size=60> <br>
    
    <p>
    Mensagem?<br>
    <textarea name="comments" COLS=30 ROWS=10></textarea><br>
    
    <p>
    <input type="submit" value="Enviar">
</form>
</body>
</html>

Mas o código html acima, tenta enviar o formulário por email, usando o cliente de email local.
 
Se enviares isso por email a pessoa que receber não poderá escrever nada na menssagem, nem eu quando envio o htm para o mail.
 
Olá,

Não sei se é isto que pretendes:

Código:
<html>
<title>Teste de email</title>
<body>
<form action="mailto:[email protected]?subject=Assunto" enctype="text/plain" method="post">
Nome:<br>
    <input name="name" type="text" size=60> <br>
    
    <p>
    Email:<br>
    <input name="email" type="text" size=60> <br>
    
    <p>
    Mensagem?<br>
    <textarea name="comments" COLS=30 ROWS=10></textarea><br>
    
    <p>
    <input type="submit" value="Enviar">
</form>
</body>
</html>
Mas o código html acima, tenta enviar o formulário por email, usando o cliente de email local.

"COLS" e "ROWS" não está correcto, deve ser escrito em minúsculas e os valores devem estar entre aspas cols="30" mas de qualquer das formas as dimensões devem ser definidas em CSS. Mesmo assim não é isso que causa o erro, não faço ideia do que seja.

Depois, escreveres action="mailto:[email protected]?subject=Assunto" não te serve de nada. O formulário deve ser enviado para um script que trate de enviar a mensagem, por exemplo em PHP ou Perl ficando action="envia_mail.php" por exemplo.

Se pesquisares na net encontras aplicações gratuitas onde nem tens de programar nada, basta colocares no action o devido endereço para o script e configurares os campos devidamente.
 
Última edição:
Vou tentar explicar melhor RADguy e Daniel Gomes, ao abrir os vossos programas eu consigo digitar no textarea, mas não é isso que eu pretendo, o que eu pretendo é que seja algo como:
um input do tipo textarea com uma scrollbar na vertical (na horizontal eu vou delimitar o comprimento com o size="") em que seja visível 3 linhas (rows=3) e que o receptor do mail seja capaz de digitar um texto de 20 ou 30 linhas (visualizo 3 linhas mas com o scroll na vertical consigo visualizar o resto do texto).

No meu programa tive de contornar isto com vários inputs (3inputs = 3linhas de texto).
 
Deixa ver se entendi... tu queres que o receptor (ou melhor, o destinatário) visualize a mensagem dentro de uma textarea com 3 linhas visíveis, podendo fazer scroll pra ler o texto que estiver lá dentro?

Se for isso não estou a ver a dificuldade, só precisas de especificar rows="3", as scrollbars são automáticas. E o atributo size="" não existe na tag textarea -> http://www.w3schools.com/tags/tag_textarea.asp
 
Não pretendo que o destinatário visualize mas sim digite uma mensagem dentro da textarea.

Estou a ficar preocupado será que tenho problemas no OutLook 2003???
 
Pensei que fosse um formulário a partir de um site, se estás a tentar enviar um formulário html a partir do outlook não faço ideia do que possa estar mal sinceramente. Nunca fiz tal coisa.
 
@DanielGomes

Depois, escreveres action="mailto:[email protected]?subject=Assunto" não te serve de nada...

Ora experimenta lá. Vais ver que faz alguma coisa... ;)

@zep

Quanto à textarea, ao colocares rows="3", o browser vai criar uma texarea com 3 linhas
e o scroll vertical/horizontal aparece automaticamente assim que for necessário.

Mas acho que já percebi a tua ideia:

Queres enviar um email com um formulario, e que o receptor responda ao formulario, dentro do proprio email, certo?
 
Back
Topo