1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda] erro no codigo em php

Discussão em 'Web Development' iniciada por pimpz, 23 de Março de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 1106)

1. pimpz

pimpz Power Member

boas eu estou a tentar executar este codigo para permitir o cliente mudar a password mas esta a dar erro, alguem me pode ajudar?

o codigo e o seguinte :
    PHP:
      $query=mysql_query("UPDATE cliente SET
            senha='
    $novapass'
                   WHERE login='"
    .$_SESSION['login']."'")

cumps

2. anjo2

anjo2 Power Member

PHP:
    $query=mysql_query("UPDATE cliente SET senha='".$novapass."' WHERE login='".$_SESSION['login']."'");

3. pimpz

pimpz Power Member

nao me parece que o problema seja esse, porque nos outros updates nao meti pontos nas variaveis e deu e este ta igual aos outros e nao deu, nao percebo porque :Xx

4. oscarolim

oscarolim Power Member

Já experimentaste fazer um echo da query, para ver se ela está de acordo com o que tu esperas receber?

5. mascker

mascker Power Member

Boas,

Coloca o erro que está a dar...

Saudações

6. pimpz

pimpz Power Member

nao esta a dar erro nenhum, apenas nao esta a fazer o update. E quanto aquilo de fazer um echo a query eu fiz e nao apareceu nada

cumps

Boas pessoal, ja consegui resolver o problema obrigado de qualquer maneira

cumps

Última edição pelo moderador: 25 de Março de 2008
  7. oscarolim

oscarolim Power Member

o echo é algo disto:
    PHP:
    echo "UPDATE cliente SET senha='$novapass' WHERE login='".$_SESSION['login']."'";
    Já agora, tens um session_start(); no inicio do ficheiro onde está essa instrução?

8. pimpz

pimpz Power Member

boas, mas entretanto deparei-me com outro problema LOL. Por exemplo eu queo possibilitar uma consulta em que eu escrevo um nome numa caixa de texto, e procure na base de dados todas as pessoas que tem aquele nome, quer seja o primeiro nome da pessoa ou o ultimo, nao sei se me fiz entender. Eu usei este codigo mas nao esta a fazer o que eu queria;

PHP:
    if (strcmp($_GET['p'],'nome')==0)
    {

$q=mysql_query("SELECT Login FROM cliente WHERE login like'".$_POST['nome1']."%'"); 

for (
    $i=0;$i<(mysql_num_rows($q));$i++)
            echo 
    '<b>Nome do Cliente:  </b><a href="editarperfil.php?clt=$i">'.mysql_result($q,$i,'login').'</a><br>';
    }

9. oscarolim

oscarolim Power Member

É login ou Login? na query tinhas Login, mas no resultado tinhas login.
    Depois, o id do cliente não deve vir de um for. Mesmo que tenhas na bd uma chave automatica, se apagares um cliente pelo meio, deixa de ser continuo.

10. pimpz

pimpz Power Member

Eu mudei o Login para login agora mas continua a nao dar, experimentei fazer um echo ao $_POST['nome1'] e vim a ver que nao tem nada, que posso fazer?

cumps

11. oscarolim

oscarolim Power Member

Se não tem nada é porque não está a enviar nada.
    Podes mostrar o form que usas para enviar dados?

12. pimpz

pimpz Power Member

pois eu estou a tentar fazer tudo na mesma pagina, mas nao deve ser por isso que nao esta a dar, o form do nome e algo assim:

PHP:
    <form method="post" action="consulta_clientes.php">
    <
    table>
      <
    td>Nome:</td>
      <
    td><input type="text" name="nome1"/></td>
      <
    td><a href="consulta_clientes.php?p=nome">Pesquisar</a></td>
      <
    tr
    </
    table>
    </
    form>

13. oscarolim

oscarolim Power Member

Acho que o que tu queres é mais isto:

PHP:
    <form method="post" action="consulta_clientes.php?p=nome">
    <
    table>
      <
    td>Nome:</td>
      <
    td><input type="text" name="nome1"/></td>
      <
    td><input type="submit" name=submit" value="Pesquisar" /></td>
      <tr> 
    </table>
    </form>
    Mas, mesmo assim.. .convem separares as coisas, fica bem mais legivel :)

14. mascker

mascker Power Member

Boas,

Se queres onde as pessoas tem o primeiro nom eou apelido não devias fazer a query assim

PHP:
    $nome1 addslashes($_POST['nome1']);
    $q=mysql_query("SELECT id, login FROM cliente WHERE primeiro_nome like'%".$nome1."%' OR apelido like'%".$nome1."%'  ");  
    Agora tens que mudar os nomes primeiro_nome e apelido apra erem iguais aos nomes dos campos na base de dados

Saudações

15. pimpz

pimpz Power Member

mas e que o primeiro nome e o apelido estao no mesmo campo, tipo o cliente escreve o nome completo numa caixa de texto, nao estou a dividir nada

16. mascker

mascker Power Member

Boas,

Então metes apenas

PHP:
    $q=mysql_query("SELECT id, login FROM cliente WHERE nome LIKE'%".$nome1."%'   ");  
    Saudações

17. pimpz

pimpz Power Member

mas como eu disse em cima , o $_POST['nome1'] esta vazio, por isso nao ia dar a mesma

18. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Boas, o problema do formulário que colocaste acima, é que não está a ser enviado (estás apenas a redireccionar o utilizador para outra página que, neste caso, é a mesma), logo a variável $_POST não vai conter a informação que queres. Experimenta o código que o oscarolim colocou, pois deve funcionar correctamente.

Última edição: 25 de Março de 2008
  19. pimpz

pimpz Power Member

sim ja esta a funcionar muito obrigado

20. oscarolim

oscarolim Power Member

E o problema inicial de mudança de senha está resolvido?

Partilhar esta Página