[Ajuda] Escolha de objectivas e Corpo

Noutro dia tentei novamente fazer umas fotos macro com a sigma 70-300mm @ 300mm e mesmo com tripé, o simples movimento do espelho acaba por tremer a máquina e perde logo nitidez...
 
Noutro dia tentei novamente fazer umas fotos macro com a sigma 70-300mm @ 300mm e mesmo com tripé, o simples movimento do espelho acaba por tremer a máquina e perde logo nitidez...
Queres com isto dizer que, se tentar fazer uma macro com esta lente (Lente tamron SP AF 90mm F.2.8 DI) (que julgo não ser Macro)... que vou ter problemas, certo?

Mais vale mesmo apostar numa Macro Macro mesmo... Até porque, como já referi, tenho a 75-300m com ela já fiz algumas "macros". Só que a qualidade será outra com uma lente macro.
 
Exacto.. também acho cara para 722€ (Lente tamron SP AF 90mm F.2.8 DI).
(que, pelos vistos, ainda é mais cara que a Macro da Tamron que referiste)

São a mesma lente! lol O nome completo da lente é "Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro".

E esta lente é uma lente macro mesmo... Faz uma relação 1:1. O problema do OldMan não tem a ver com o facto de a lente ser macro ou não.

OldMan, se estás a usar a lente a 300mm tens que ter uma velocidade de disparo de pelo menos 1/450s para estabilizar a lente. Se no tripé ela treme com o espelho, ou arranjas um tripé mais estável, ou então tranca o espelho antes de disparares.
 
e com uma lente macro que permite uma abertura de f/2.8, também permite utilizar velocidades de obturação mais rápidas, o que já por si, minimiza o problema da "tremideira"...

Um comando também é aconselhável... :)
 
São a mesma lente! lol O nome completo da lente é "Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro".

E esta lente é uma lente macro mesmo... Faz uma relação 1:1. O problema do OldMan não tem a ver com o facto de a lente ser macro ou não.

OldMan, se estás a usar a lente a 300mm tens que ter uma velocidade de disparo de pelo menos 1/450s para estabilizar a lente. Se no tripé ela treme com o espelho, ou arranjas um tripé mais estável, ou então tranca o espelho antes de disparares.
Ah... e os gajos fizeram-me o orçamento assim.. pensava que não era a Macro. XD
lol

Isso de facto, uma lente de 300mm para fazer macros é complicado, ainda por cima uma com f/2.8, por exemplo, bem mais pesada, tem que estar muito bem estabilizada, senão acontece isto.

Vou pensar seriamente na 90mm ou alguma de 100mm. :confused:
Estudar as possibilidades.. e sobretudo, preços. :D
 
OldMan, se estás a usar a lente a 300mm tens que ter uma velocidade de disparo de pelo menos 1/450s para estabilizar a lente. Se no tripé ela treme com o espelho, ou arranjas um tripé mais estável, ou então tranca o espelho antes de disparares.

Confesso que ainda não experimentei isso... nos 300mm ela tem abertura máxima de 5.6, mas eu tinha posto em f8 se não estou em erro e os disparos era na ordem dos 1/90. Não tenho luz para mais :x
 
Confesso que ainda não experimentei isso... nos 300mm ela tem abertura máxima de 5.6, mas eu tinha posto em f8 se não estou em erro e os disparos era na ordem dos 1/90. Não tenho luz para mais :x

Pois, disparos a 1/90 com uma 300mm é muito lento. Mas de qualquer forma, se o tripé estiver bem estável ela à partida não devia tremer. Afinal de contas o movimento do espelho é mínimo. Mas experimenta isso, tranca o espelho e só depois tiras a foto.
 
Onde é que viste a lente 300mm com 2.8 para fazer macros??? lol Só conheço uma 300mm 2.8 e é uma Prime L-Series de quase 3000€.
Não.. nunca vi xD... mas deduzi que tivesse uma grande abertura.. mas retiro o que disse. ;)
Mas essa tua lente deve ser algo pesada, ou o tripé pouco estável.
 
É igual ao meu. Já o usei com uma 40-150 +- do mesmo peso e não tive problemas (também a máquina não tinha espelho lol). Mas com uma focal tão longa, a uma distância tão curta, é capaz de ser normal notar-se o mínimo desvio.
 
é mesmo uma diferença brutal, old man... principalmente para quem faz macros com magnificações acima de 1:1... ou até mesmo nestes parametros...
para usares com as lentes de aproximação que tens, é excepcional...
só tem um contra, se não tiveres live view na máquina, quando tens o espelho em cima, deixas de ver o objecto... mas isto já sabes, com certeza... :)
 
é mesmo uma diferença brutal, old man... principalmente para quem faz macros com magnificações acima de 1:1... ou até mesmo nestes parametros...
para usares com as lentes de aproximação que tens, é excepcional...
só tem um contra, se não tiveres live view na máquina, quando tens o espelho em cima, deixas de ver o objecto... mas isto já sabes, com certeza... :)

Sim, mas o tripé remedeia :)
 
Não conhecia esse modo.
Aliás, os Custom Functions não explorei ainda a 200%, só o outro dia é que mexi um pouco mais. Então esse modo é bom para Macros... porquê? O espelho é bloqueado (pelo nome do modo), em que é que isso ajuda? :)
 
Back
Topo