1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajuda: Escolha de portátil para oferecer

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Kyra, 5 de Novembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 638)

1. Kyra

Kyra Power Member

Preciso de ajuda (não para mim) na escolha de um portátil que é para oferecer a alguém no Natal. Essa pessoa estuda informática, é suposto ser uma surpresa, daí estar a pedir a vossa opinião. A compradora queria oferecer um portátil leve, pequeno, ou seja, realmente portátil... ;) E agora viu aqueles portáteis pequenos de 8,9'' e afins... e está a ponderar a hipótese de comprar um desses, mas o problema que aqui se põe é se esses portáteis dão para os trabalhos da faculdade, curso de informática.

1) Qual é o orçamento disponível?
    Não tenho ideia ao certo... mas pelo que entendi no máximo 1000€ aliás... se esses Eee dessem, pretenderia ficar-se pelos 500€ ou 600€...

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    a. Ultra-portátil: 12.1" ou menos

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Pelo que ouvi dizer aqui... devido à má assistência que têm, acer está fora de questão.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Basicamente só para as aulas, para os trabalhos de informática. Programar e afins. Pois seria para as aulas... para ir mais leve e poder ter sempre uma ferramenta de trabalho à mão por lá.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    É para transportar todos os dias para as aulas.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Acho que umas 3 horas, o tempo máximo que dura uma aula.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Não vai ser para jogar... pode ter um ou outro jogo... mas não para usar o portátil para jogos.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Preferível ao vivo, Lisboa e arredores.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
    Não é obrigatório parece-me, mas em princípio, o xp ou vista. Mac Os está fora de questão parece-me.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    Não eliminei nenhuma pois não faço a mínima ideia em relação a isto o que é pretendido.
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;
    c. WSXGA+ - 1680x1050;
    d. WUXGA - 1920x1200;

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Penso que não... se bem que normalmente repara-se sempre no aspecto... mas não é por aí que o gato vai às filhoses... ;)

12) Quando é que vais comprar o portátil?
    Ainda não sabe... mas antes do natal em príncipio ou pouco depois.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    Hummm... não sei. Talvez ou pelo menos, 120 ou 160GB. Já que em casa tem um disco externo se calhar não é preciso mais do que isto.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    Penso que não, mas se calhar é melhor não pôr esta opção de parte.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
    Eu aqui não percebo muito... mas era necessário ter wireless... quanto ao resto... não sei... :confused:

Obrigada pela ajuda.

2. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Os EEE são (na minha opinião) muito fracos.

Estive a ver, e encontrei este:
    Clique!

Cumps

3. anjo2

anjo2 Power Member

Asus N10, mais pequeno que 10" para programar é péssimo, já 10" é mau, por isso parto pelo pressuposto que é só para levar e servir de ferramenta fora de casa e em casa ter algo bom.

4. m00s

m00s Power Member

podes sempre ver os de 12.1" da insys....estão bem equilibrados.

os netbooks (eepc's, e companhia) não são nada boas opções para programar.

5. Kyra

Kyra Power Member

Sim, tem algo melhor em casa... mas segundo me disseram há pouco o de casa já não está na melhor das formas... mas por enquanto ainda dá para o que ele precisa...

Portanto... 10'' deve estar fora de questão especialmente visto que é mau para programar.

Passemos então aos modelos de 12''... para programar já darão para as aulas e trabalhos não só de programação que terá na faculdade? Já se nota bem a diferença de peso dum 15,4'' para um de 12''? É que todos os dias andar com um de 15,4'' usando os transportes públicos acaba por custar um pouco. Mas para além da mobilidade (peso e tamanho), também interessa obviamente as características do portátil em si... que aconselham para um portátil basicamente só com estes fins em termos de processador, memória, placa gráfica, etc?

E quais as melhores marcas/modelos dentro destes parâmetros?

6. Kyra

Kyra Power Member

Não há ninguém que dê mais algumas dicas?! OPINIÕES PRECISAM-SE...!!! :cool:

7. tiagop

tiagop Power Member

Os portáteis de 15.4 têm normalmente peso a partir de 2.8KG.

Um portátil 13.3 tem à volta de 2KG e é mais fácil de encontrar que um 12.1.

No entanto vi que este fim de semana existe uma promoção na *****:

FUJITSU ESPRIMO U9200

Basta colocar mais 1GB de RAM (que está barata, deve ser menos que 30euros) e fica-se com um portátil leve que dá perfeitamente para trabalhar.

12.1 por este preço acho que só mesmo este. Os outros que vi eram à volta de 1000euros.

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  8. tiagop

tiagop Power Member

13.3 encontrei este também na *****:

LG E300

Apenas vi preços nas grandes superfícies comerciais (*****, *****, Fnac).

9. Kyra

Kyra Power Member

A diferença de preços... 400€...
    O Fujitsu é muito mais fraco que o LG para haver essa diferença abismal de preços?! E quais as grandes diferenças entre os dois?!

Aceitam-se mais sugestões... pretendem-se portáteis com cerca de 2Kg... não muito mais pois para um de 3Kg já tem em casa... de 15,4". Um de 13,3", pelo que estive a ver em média no tamanho e peso está óptimo... de 14,1" também poderá servir... o que interessa é um pc que não deixe ficar mal quem o vai usar, para os trabalhos e aulas do curso de informática... porque para jogos não fará qualquer diferença pois não vai servir para isso.

Partilhar esta Página