[Ajuda] Escolha sistema Home Cinema

Pr3t3nd3r

Power Member
Venho por este meio solicitar a vossa ajuda e opiniões, para a escolha do equipamento a comprar para a elaboração de um simples sistema de home cinema.
Então aqui vai:

Em primeiro lugar, o uso que vai ser dado ao sistema:

Filmes - Conteúdo HD (via PC) / Bluray (leitor) - Utilização muito frequente
Jogos PC - Máxima resolução possível - Utilização frequente
TV - Utilização moderada (possivelmente com MEO ou ZON de futuro)

Orçamento expectável:

LCD - 1200€ max.
Leitor bluray - 200€
Kit audio - 350€


Para a escolha da TV, tive em cima da mesa em analise os seguintes LCD's:

LG5000 - 839€
Samsung LE40A556 - 868€
Samsung LE40A557 - 799€
Samsung LE40A558 - 985€
Samsung LE40A656A - 1023€ \ Existe alguma diferença entre estes dois modelos?
Samsung LE40A656A1F - 1116€ /
Sony Bravia KDL 40W4000 - 1104,99€

http://www.*****.com/televisores-lcd-samsung/ptpt1_3_8_59_43_0_0_00_sg.html
http://www.pontotecnologico.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=9670

Após profunda analise dos referidos televisores in-loco e de diversas opiniões aqui no fórum, acabei por me apaixonar pelo Samsung LE40A656, para isso contribuiu bastante visualizar conteúdo bluray na mesma, simplesmente fantástico. Por isso estou mesmo muito inclinado para adquirir este LCD, estou só à espera da vossa aprovação :P

Leitor Bluray:

Penso que também está praticamente decidido, será o Samsung BD-P1400 - 169€
http://www.samsung.com/pt/consumer/...r&subtype=blu_rayplayer&model_cd=BD-P1400/XET


Kit Audio Home Cinema:

Aqui residem as minhas maiores dúvidas.
Derivado da disposição da minha sala e do pouco espaço disponivel, terei de optar por um sistema sem fios para as colunas traseiras (era essa a minha preferência), ou então por um conjunto com 2 colunas pequenas à frente, 2 altas atrás, pois não há possibilidade de colocar 4 colunas altas. Mas para melhor ilustrar a situação, deixo-vos aqui um desenho:

salasi6.jpg


Portanto aqueles candeeiros é suposto ilustrarem as colunas altas e as frontais ficarão exactamente naquela disposição ao lado da tv, pois não há grande possibilidade de as colocar noutro sitio. Não é visivel, mas o móvel reside numa reentrância própria na parede, de uns 20/30cm, o que impossibilita a colocação lateral de qq coluna alta.

Dada esta disposição, a minha preferência era não ter que passar qq tipo de fios para as colunas traseiras, eu sei que existe um modelo da Philips (HTS335W) que era exactamente o que procurava, mas parece-me um pouco ultrapassado em termos de leitor/receptor.
No caso de passar fios, gostava que me aconselhassem um sistema de 2 colunas pequenas+central e 2 altas até aos valores que referi anteriormente.

Phillips HTS335W-12
http://www.consumer.philips.com/con...UMER/Sistema-de-Cinema-em-Casa-DVD+HTS335W-12

Hipoteses a considerar:

http://www.consumer.philips.com/con...UMER/Sistema-de-Cinema-em-Casa-DVD+HTS3367-12


Resumindo, gostaria dos vossos pareceres, quanto às minhas pré-selecções e/ou indicações de alternativas viáveis que se enquadrem no tipo de sistema que se pretende.

Dúvidas:

No sistema pretendo implementar a ligação entre o meu PC e o LCD/sistema de som.
Não tenho qualquer tipo de saída HDMI no PC, portanto suponho que a ligação video seria feita através de um adaptador para DVI certo? OU então directamente com a VGA, mas qual destas ligações transmite uma maior qualidade para Full HD?

Fico na dúvida em relação à ligação de audio. Como vou conjugar o receptor/leitor DVD do conjunto de home cinema, com o leitor bluray e o audio do PC?
 
Também vi esse leitor da Samsung à venda na Worten por esse preço, mas só tinham um e era o de exposição. Fiquei razoavelmente interessado no memso, e fui investigar na net, num tópico dedicado a ele nos avforums e em várias reviews independentes. Conclusão: é uma bela m***a. Tem inúmeros problemas com diversos títulos de blu-ray, e sempre que se pensa que foram resolvido por um update de firmware surge um novo, tem imenso "judder" a transmitir em 1080/24p e a qualidade de upscale éapenas mediana (o anterior, o 1200, era muito bom nesse aspecto).

Sugiro que poupes mais e vàs para um leitor melhor e mais recente.

Também acho que o teu orçamento está muito desequilibrado, sobretudo na parte de áudio. A não ser que compres um leitor de Blu-Ray que descodifique os novos formatos, vais sempre ter quengastar muito mais do que 350€ para teres som em condições. Wireless então é mesmo para esquecer.


O meu conselho é que vàs comprando aos poucos (se é que não planeias já fazê-lo) e compres material com melhor qualidade e sobretudo maior longevidade.


Cumps
 
Uns comentários:
-ao quereres mesmo colunas altas, e por esse orçamento, estás a limitar-te muito em termos de escolha; uma alternativa é comprares as colunas todas pequenas e uns suportes para trás (ou mesmo montar na parede)
-as colunas sem fios precisam de outro tipo de fios - electricidade -, que até são mais grossos, e além disso ainda costumam ter um fio para passar o som de uma para outra...

Penso que isto era uma boa alternativa, com mais €30 para uns suportes de colunas traseiro.
http://www.sony.pt/product/hcs-cinema-surround-kit/ht-ddwg800
http://www.*****.com/producto.php?id=615
 
Também vi esse leitor da Samsung à venda na Worten por esse preço, mas só tinham um e era o de exposição. Fiquei razoavelmente interessado no memso, e fui investigar na net, num tópico dedicado a ele nos avforums e em várias reviews independentes. Conclusão: é uma bela m***a. Tem inúmeros problemas com diversos títulos de blu-ray, e sempre que se pensa que foram resolvido por um update de firmware surge um novo, tem imenso "judder" a transmitir em 1080/24p e a qualidade de upscale éapenas mediana (o anterior, o 1200, era muito bom nesse aspecto).

Sugiro que poupes mais e vàs para um leitor melhor e mais recente.

Também acho que o teu orçamento está muito desequilibrado, sobretudo na parte de áudio. A não ser que compres um leitor de Blu-Ray que descodifique os novos formatos, vais sempre ter quengastar muito mais do que 350€ para teres som em condições. Wireless então é mesmo para esquecer.


O meu conselho é que vàs comprando aos poucos (se é que não planeias já fazê-lo) e compres material com melhor qualidade e sobretudo maior longevidade.


Cumps
Obrigado pelo comentário.
Desconhecia tantos defeitos relacionados com esse leitor, pensei até que fosse recente... :S
Nesse caso que leitor bluray recomendarias?

Quanto ao som, não é necessária muita potência, basta um nível razoável de qualidade, visto que eu moro num apartamento e também não vou poder aproveitar ao máximo ;)
Também neste caso que recomendas, comprar um desses kits, ou comprar receptor e colunas à parte?
 
Uns comentários:
-ao quereres mesmo colunas altas, e por esse orçamento, estás a limitar-te muito em termos de escolha; uma alternativa é comprares as colunas todas pequenas e uns suportes para trás (ou mesmo montar na parede)
-as colunas sem fios precisam de outro tipo de fios - electricidade -, que até são mais grossos, e além disso ainda costumam ter um fio para passar o som de uma para outra...

Penso que isto era uma boa alternativa, com mais €30 para uns suportes de colunas traseiro.
http://www.sony.pt/product/hcs-cinema-surround-kit/ht-ddwg800
http://www.*****.com/producto.php?id=615
Os valores para som e o leitor, são referências, no entanto nesta altura, posso talvez ir só para um kit home e deixar o leitor bluray para outra altura... É que propuseram-se a oferecer-me o kit à minha escolha até uns 500€, mas eu estava a tentar aproveitar e comprar um kit e leitor em simultâneo, visto que não preciso de um sistema de som por aí além e sempre ficava com um leitor bluray.
 
Em relação ao leitor de Blu-Ray tens de ter algo em consideração:

- um leitor dos mais baratos (250-300€) de momento não descodifica todos os formatos de áudio HD disponíveis; assim precisarias sempre de um receiver que fizesse o decode e esses também não costumam sair baratos.

- um leitor que descodifique custa perto dos 500€, por vezes mais. Já permite no entanto a escolha de um receiver mais barato, que se limite a aceitar o áudio descodificado por HDMI. A excepção é a PS3 que faz isto e anda pelos 400€.

Pessoalmente acho que não é uma boa altura para comprar um leitor blu-ray; seria o que eu deixaria para último já que estão sempre a aparecer coisas novas, melhores e mais baratas.

Eu preferiria colunas e receptor separados. Algo como um Onkyo 576 ou um Yamaha 463 que já aceitam o áudio descodificado por HDMI. Isso junto com este kit da JBL já é porreiro e deve ficar pelos tais 500€.


Cumps
 
Em relação ao leitor de Blu-Ray tens de ter algo em consideração:

- um leitor dos mais baratos (250-300€) de momento não descodifica todos os formatos de áudio HD disponíveis; assim precisarias sempre de um receiver que fizesse o decode e esses também não costumam sair baratos.

- um leitor que descodifique custa perto dos 500€, por vezes mais. Já permite no entanto a escolha de um receiver mais barato, que se limite a aceitar o áudio descodificado por HDMI. A excepção é a PS3 que faz isto e anda pelos 400€.

Pessoalmente acho que não é uma boa altura para comprar um leitor blu-ray; seria o que eu deixaria para último já que estão sempre a aparecer coisas novas, melhores e mais baratas.

Eu preferiria colunas e receptor separados. Algo como um Onkyo 576 ou um Yamaha 463 que já aceitam o áudio descodificado por HDMI. Isso junto com este kit da JBL já é porreiro e deve ficar pelos tais 500€.


Cumps
Nesse caso é melhor colocar o Leitor bluray de parte então.
Passando aos receptores que recomendaste, não têm leitor dvd com upscale a 1080p e essas coisas do costume pois não?
É só mesmo um receptor para tratamento de audio/video, correcto? Portanto nesse caso, teria que adquirir também um leitor dvd à parte, não é?
Eu não faço questão de ter um audio topo de gama, como referi estou num apartamento e com uma sala bastante pequena, como tal não irei certamente aproveitar 50% do potencial desses sistemas que recomendaste.
No entanto imagino que esses receptores consigam lidar com as ligações todas que pretendo, ou seja, a ligação de um PC/HTPC, leitor dvd/kit home cinema e posteriormente um leitor bluray/ps3, tudo ao mesmo tempo, correcto?
Se alguém me conseguisse arranjar um esquema tipo, com todas essas ligações e cabos necessarios, ficava eternamente agradecido... :P
 
Estive a dar uma vista de olhos no site da ***** e eu procuro algo mais neste género (em termos visuais):
http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...23/cid/1001/Harman_Kardon_HKTS_7_Preto_Set_1/
Gosto daqueles suportes, pena é que apenas devem dar para colunas da marca... :(

E lá está, convinha que fosse um pouco mais barato para poder adquirir também um desses receptores que indicaste, logo a qualidade de som também pode apenas situar-se no razoável/bom.
 
Sim, este receptor faz exactamente isso que disseste. Não são nenhuns topos de gama (longe disso), mas já ficas com uma coisa em condições. Outra opção é a que o strikereg referiu, pelo preço é muito boa embora inferior a esta.

Ligações poderiam ser:

PC - > Receiver
Um cabo DVI-HDMI para o vídeo e um óptico para o som (caso a placa de som tenha esta saída) ou um cabo HDMI que serviria para áudio e vídeo caso a tua gráfica ou motherboard tenha esta saída

DVD - > Receiver
Depende muito do leitor, mas tanto pode ser por HDMI (áudio+vídeo), como por HDMI para vídeo e óptico/coaxial para som. Estou a partir do pressuposto que compras um leitor de DVD com saída HDMI

Leitor Blu-Ray/PS3 - > Receiver
Um único cabo HDMI para o receiver para áudio e vídeo

TV- > Receiver
Ou por coaxial ou por óptico, mais uma vez depende das saídas da TV

Receiver - > TV
Um único cabo HDMI para transportar o sinal de vídeo.

O kit de colunas que referi já vem com cabos para ligar as colunas ao receiver, portanto por aí não terás que te preocupar. Quanto muito terás de comprar um cabo para o sub caso não o traga.


cumps
 
Estive a dar uma vista de olhos no site da ***** e eu procuro algo mais neste género (em termos visuais):
http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...23/cid/1001/Harman_Kardon_HKTS_7_Preto_Set_1/
Gosto daqueles suportes, pena é que apenas devem dar para colunas da marca... :(

E lá está, convinha que fosse um pouco mais barato para poder adquirir também um desses receptores que indicaste, logo a qualidade de som também pode apenas situar-se no razoável/bom.

Sim, esses suportes apenas servem para colunas da HKardon. Se queres coisas com mais cuidado com a estética, então vais sempre pagar um prémio sobre o preço de produtos com menor cuidado com a estética.

Estes 2 receievrs são os mais baratos que conheço que aceitem som por HDMI, logo com receivers mais baratos não terias acesso aos nosvos formatos de som presentes nos blu-ray. Terias no entanto acesso às faixas DD5.1 (nem sempre na língua que se pretende) ou a um DTS ligeiramente melhor que o presente nos DVDs.

Se isso não for impedimento, então podes tentar um receiver mais barato, mas o preço pouco varia. Estes 2 receivers que te apontei estão a um excelente preço e em lojas portuguesas custam bem mais que na *****.


Cumps
 
Sim, este receptor faz exactamente isso que disseste. Não são nenhuns topos de gama (longe disso), mas já ficas com uma coisa em condições. Outra opção é a que o strikereg referiu, pelo preço é muito boa embora inferior a esta.

Ligações poderiam ser:

PC - > Receiver
Um cabo DVI-HDMI para o vídeo e um óptico para o som (caso a placa de som tenha esta saída) ou um cabo HDMI que serviria para áudio e vídeo caso a tua gráfica ou motherboard tenha esta saída

DVD - > Receiver
Depende muito do leitor, mas tanto pode ser por HDMI (áudio+vídeo), como por HDMI para vídeo e óptico/coaxial para som. Estou a partir do pressuposto que compras um leitor de DVD com saída HDMI

Leitor Blu-Ray/PS3 - > Receiver
Um único cabo HDMI para o receiver para áudio e vídeo

TV- > Receiver
Ou por coaxial ou por óptico, mais uma vez depende das saídas da TV

Receiver - > TV
Um único cabo HDMI para transportar o sinal de vídeo.

O kit de colunas que referi já vem com cabos para ligar as colunas ao receiver, portanto por aí não terás que te preocupar. Quanto muito terás de comprar um cabo para o sub caso não o traga.


cumps
Resumindo, necessitarei de um receptor com:

3 entradas HDMI (HTPC/PS3)
1 saída HDMI (LCD)
2 entradas ópticas (HTPC/TV)
1 entrada coaxial (TV)

Estou cada vez mais inclinado para a construção de um HTPC, até porque tenho bastantes problemas de espaço, como tal vou abolir também o leitor dvd.
Por acaso gostei bastante das specs do sony indicado, no entanto tenho também uma grande preocupação com o visual das mesmas e creio que não se iriam inserir muito bem na decoração existente, para além de pretender colocar as colunas traseiras em suporte.
 
Última edição:
Sim, esses suportes apenas servem para colunas da HKardon. Se queres coisas com mais cuidado com a estética, então vais sempre pagar um prémio sobre o preço de produtos com menor cuidado com a estética.

Estes 2 receievrs são os mais baratos que conheço que aceitem som por HDMI, logo com receivers mais baratos não terias acesso aos nosvos formatos de som presentes nos blu-ray. Terias no entanto acesso às faixas DD5.1 (nem sempre na língua que se pretende) ou a um DTS ligeiramente melhor que o presente nos DVDs.

Se isso não for impedimento, então podes tentar um receiver mais barato, mas o preço pouco varia. Estes 2 receivers que te apontei estão a um excelente preço e em lojas portuguesas custam bem mais que na *****.


Cumps
Ok, vou pesquisar então essa questão dos receptores, ainda não tinha posto essa possibilidade em hipótese.
De facto o HDMI nos mesmo é imprescindivel...
 
Preciso mesmo de muita ajuda e sugestões relativamente ao receptor A/V a escolher...
Estive a pesquisar um pouco relativamente aos já sugeridos:

Sony HT-DDWG800
http://www.sony.pt/product/hcs-cinema-surround-kit/ht-ddwg800
http://www.*****.com/pt/pt/1112083/art/sony/home-cinema-ht-ddwg800.html

Onkyo TX-SR 576 Preto
http://www.eu.onkyo.com/products/product_en_2008_5875886.html
http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...471/cid/5001/Onkyo_TX_SR_576_Preto/#detailtop

Yamaha RX-V 463

http://www.yamaha-hifi.com/index.php?lang=e&country=PT&idcat1=1&idcat2=2
http://www.*****.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductDetail/pid/B149868/cid/5001/Yamaha_RX_V_463_Titanio/

(Estes 2 últimos teriam que ser complementados com as colunas+sub)

Apesar de eu só pretender um sistema 5.1, será que valia a pena por mais 100€, saltar para este:

Onkyo TX-SR606

http://www.eu.onkyo.com/products/product_en_2008_5935286.html
http://www.*****.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductDetail/pid/B152084/cid/5001/Onkyo_TX_SR_606_Silver/

É que este já tem:


  • DTS-HD Master Audio, DTS-HD High Resolution Audio, Dolby TrueHD, Dolby Digital Plus Decoding
  • *Supports Deep Color , x.v. Color, Lipsync, Dolby TruHD, DTS-HD Master Audio, DVD-Audio, Super Audio CD
Para além:

DTS®-ES™ Discrete/Matrix, DTS® Neo:6, DTS® 96/24, Dolby® Digital EX™, Dolby® Pro Logic® IIx Decoding


Valerá mesmo a pena o investimento pelo dolby truehd e o dts-hd?
Claro que neste caso, iria-se reflectir bastante depois na escolha do sistema de colunas que iriam ter uma grande redução de orçamento. Claro está, que não me interessa potência nas colunas, mas sim a máxima qualidade.

Agradeço todas as sugestões de conjugação de sistemas que vos possam ocorrer, não tenho problema em analisá-las a todas. Obrigado.
 
Se por comprares o 606, vais depois comprar umas colunas pior do que com o 576 ou o 463, então não vale a pena. De pouco te serve ter acesso aos novos formatos se vão ser reproduzidos em colunas de pior qualidade. No entanto como já disse os cerca de 100€ a mais que custa o 606 pode ser poupado aquando da compra dum leitor blu-ray, já que não é necessário um que descodifique os novos formatos internamente.


Cumps
 
Se por comprares o 606, vais depois comprar umas colunas pior do que com o 576 ou o 463, então não vale a pena. De pouco te serve ter acesso aos novos formatos se vão ser reproduzidos em colunas de pior qualidade. No entanto como já disse os cerca de 100€ a mais que custa o 606 pode ser poupado aquando da compra dum leitor blu-ray, já que não é necessário um que descodifique os novos formatos internamente.


Cumps
Mas se calhar podia neste momento só investir num sistema 2.1 razoável e mais tarde comprar as restantes colunas...
Que colunas minimamente razoáveis para o 606 recomendarias?
Mais uma vez, muito obrigado pela tua ajuda. ;)
 
Sem dúvida, parece-me a melhor escolha, e é o que muita gente (incluindo eu) começa por fazer. Provavelmente o começares pelo 2.0 até é o mais aconselhado, já que subs que se vendam em separado nunca são muito baratos...

Aconselho-te a veres estes sites:

www.*****.pt
www.*****

e o ***** já referido.

Umas colunas monitoras porreiras já se arranjam a partir dos 100€ o par (Wharfedale Diamond 9, QAcoustics 1010/1020), o sub é que normalmente é de 250€ para cima...

Despois de veres os sites pôe aí algumas das que mais te agradarem que assim é mais fácil aconselhar-te.


Cumps
 
Sem dúvida, parece-me a melhor escolha, e é o que muita gente (incluindo eu) começa por fazer. Provavelmente o começares pelo 2.0 até é o mais aconselhado, já que subs que se vendam em separado nunca são muito baratos...

Aconselho-te a veres estes sites:

www.*****.pt
www.*****

e o ***** já referido.

Umas colunas monitoras porreiras já se arranjam a partir dos 100€ o par (Wharfedale Diamond 9, QAcoustics 1010/1020), o sub é que normalmente é de 250€ para cima...

Despois de veres os sites pôe aí algumas das que mais te agradarem que assim é mais fácil aconselhar-te.


Cumps
O meu receio é só o de ir gastar bastante num equipamento de som e dada a limitação da sala/apartamento, acabar por não usufruir sequer metade do potencial desse sistema. Eu em termos de som "caseiro" estou completamente a leste, não sei o que é bom, razoável ou mau. Mas será que eu não me contentaria com menos? As marcas que referes para mim e pelo que já li por aqui são praticamente de topo. E eu quero uma coisa bastante simples, mas com alguma qualidade como é óbvio. Não queria nada de colunas e subs muito grandes, queria que todo o sistema passasse bastante discreto.
No entanto eu vou dar uma vista de olhos nos sites que indicaste a ver se há algo que me agrada.
 
Qual o preço desse lá e de certeza que é o 820? Em teoria faz o mesmo que o Onkyo em termos de som, embora não faça conversão de sinal vídeo analógico para digital o que no teu caso não parece ser necessário. Em Inglaterra é significativamente mais barato que o Onkyo

Tem no entanto alguns bugs, que o pessoal em Inglaterra está a desesperar para que a Sony resolva, nomeadamante o facto de não permitir ter um sinal vídeo por HDMI e uma fonte de som por outra ligação ao mesmo tempo. Para algumas boxes é problemático.

Mas será que eu não me contentaria com menos?

Isso é algo a que só tu podes responder; eu só sei a resposta no meu caso. E as marcas que aqui referi tanto têm modelos de topo, como de baixa gama. Existe outro tipo de marcas, mais "exóticas", essas sim as verdadeiras topo de gama a meu ver.

Cumps
 
Última edição:
Qual o preço desse lá e de certeza que é o 820? Em teoria faz o mesmo que o Onkyo em termos de som, embora não faça conversão de sinal vídeo analógico para digital o que no teu caso não parece ser necessário. Em Inglaterra é significativamente mais barato que o Onkyo

Tem no entanto alguns bugs, que o pessoal em Inglaterra está a desesperar para que a Sony resolva, nomeadamante o facto de não permitir ter um sinal vídeo por HDMI e uma fonte de som por outra ligação ao mesmo tempo. Para algumas boxes é problemático.



Isso é algo a que só tu podes responder; eu só sei a resposta no meu caso. E as marcas que aqui referi tanto têm modelos de topo, como de baixa gama. Existe outro tipo de marcas, mais "exóticas", essas sim as verdadeiras topo de gama a meu ver.

Cumps
O Sony está na ***** a 399€.
Mas já li que o Onkyo é superior ao Sony. Tem o upscaling do analógico, mas ao que parece a qualidade deste processo é desapontante. Também há algumas queixas relativamente ao Onkyo acerca de cliques ao passar de som analógico para digital...
Quanto mais leio, mais inclinado fico para o Onkyo 606. Agora resta encontrar umas colunas que se adequem ao que pretendo...
É que o sistema vai ser oferecido e tenho alguma urgência em escolher o sistema perfeito. Agradeço imenso o teu esforço, estou um pouco desapontado por não ler aqui mais opiniões.

Quanto à qualidade do som, em boa verdade nunca ouvi essas grandes marcas que recomendas tocar, por isso não consigo saber se vale mesmo a pena o investimento dadas as condicionantes actuais.
No meu pc tenho ligado um kit surround da creative inspire 5300 5.1 (deverá ser um produto algo inferior a isto http://pt.europe.creative.com/products/product.asp?category=268&subcategory=287&product=15774), já com uns aninhos e para mim até debita um som bastante aceitável. E eu acho que me contentava com um pouco acima disso, gostaria talvez de uns agudos mais claros/definidos, uns médios mais potentes e quanto aos graves, talvez dentro do mesmo nível, pois não posso abusar muito, derivado de morar num apartamento.
 
Back
Topo