1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Escolher Distro... nao sou um noob

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por LFReq, 18 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 937)

1. LFReq

LFReq 1st Folding then Sex

Boas,
    Já ando há algum tempo no mundo linux e portanto já deu pra perceber o que queria numa distribuição de linux.

O que eu queria que me ajudassem era a escolher uma distro que cumpra minimamente os meus requesitos que são os seguintes:

- Ter uma instalação fácil sem complicações
    - Ter um gestor de pacotes rápido e fiável
    - Ser rápido e estável
    - Ter repositórios bastante abrangentes
    - Não ter nem muitos pózinhos de perlimpimpim nem programas desnessecários à catrafada como o ubuntu por ex
    - Ser simples e user friendly q.b. não indo contra o ponto anterior

Só pra terem uma noção a minha ultima distro foi debian por isso pedia que aconselhassem outras.

Tou aberto a todas as sugestões.

cumps,
    rkixa

2. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Por acaso Debian acho que é a distro que melhor preenche esses requisitos.

Recomendo Slackware, não é das mais fáceis de instalar nem tem os maiores repositórios, mas a flexibilidade e simplicidade acabam por compensar IMHO.

Gentoo, nunca testei, mas cumpre os teus requisitos, à excepção talvez da instalação, mas também não me parece assim tão problemático.

Arch, se calhar já é esticar um bocado a corda.

Para finalizar reafirmo que Debian (Net Install, especialmente) é a distro que melhor cumpre os requisitos, as distros que te recomendei acima não são as mais user friendly, mas não são nenhuns bichos de 7 cabeças e ultrapassadas as dificuldades iniciais e o tempo necessário a ter o sistema como queres, acabam por compensar.

P.S. Alguém te vai recomendar o PCLinuxOS minime :P

3. luikki

luikki Power Member

por saberes o que queres tens aqui um sistema que preenche todos os teus requesitos:
    pclinuxos minime 2008 - que podes "construir" à tua medida e ao teu gosto...
    ou se pretenderes uma coisa mais elaborada, tens o pclinuxos 2007 que, depois de devidamente actualizado fica um 2008....
    para ambos tens repositorios em portugal... com uma velocidade espantosa....

4. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Sabes os números do €millions desta semana? Partilha lá! :P

Agora a sério, mantém-te com debian... Pelo menos já dominas o apt-get e podes sempre começar de um net-install!

5. PrOdG

PrOdG Power Member

Vou ficar rico e famoso quando inventar um site onde se possa apostar quanto tempo demora o luikki a recomendar o PCLinuxOS.

6. LFReq

O Debian de facto é bastante bom mas peca pelo menos na minha opinião pelos repositórios acho-os pouco completos eu uso repos testing

Mas neste momemto tou mesmo entre gentoo e arch linux qual é que tem a instalação mais fácil??? e já agora pra tirar duvidas os melhores repositórios??

7. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Entre esses dois o que tem melhores repos sem duvida que é o Gentoo... Mas não me parece que tenhas paciência para usar uma source based distro e a instalação do Arch é sem duvida mais rápida e fácil! Não que ache a do gentoo dificil mas acho que embora não te consideres um "noob" te ias assustar um bocado!

Se queres mesmo um conselho mantém-te em debian... Os repos de debian são muito maiores que os de Arch e são mesmo um dos maiores da comunidade linux...

8. spastikman

spastikman Banido

bons repositórios só nas debian/gentoo based. Tudo o resto fica a anos de luz (do que já testei).

9. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Debian é mesmo das distros com os repositórios mais completos, tinhas os repositórios non-free?

Se alguém indicar uma distro que bata o Debian nos pontos que indicaste, será a minha próxima distro, sem dúvida :P

Já agora qual o software essencial para ti?

Última edição: 19 de Fevereiro de 2008
  10. LFReq

O que eu penso do arch é que tem mesmo melhores repos que o debian pois instalei-o num PC dum colega meu e ele consegue ir buscar aos repos bastantes mais coisas que eu não consigo

Do que experimentei de debian gostei muito mas os repos é que os achei bastante fraquinhos, possivelmente não teria os melhores repositórios.

Alguem me consegue arranjar uma source list para debian com repos testing/unstable nacionais que pudesse bater o gentoo ou arch??? é que se arranjasse uns que me satisfizessem manteria-me mesmo em debian pois é a que melhor se tem adaptado a mim nos outros pontos.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2008
  11. xtr3me

xtr3me Power Member

Com o darkstar e com o da UA já cobres um grande espectro. Depois para cenas mais específicas adicionas meia dúzia de internacionais e já está.

É a primeira vez que ouço falar de "problemas" com os repositórios do debian.

12. LFReq

Por acaso não há por ai um satisfeito com os repos debian para comparar com os meus e "compo-los"???

13. esquiso

esquiso Power Member

Eu era um utilizador completamente satisfeito com os repositórios Debian. E tinha apenas os do cesium. Acho que só instalava os madwifi e os drivers mais recentes da nvidia por lá, de resto era tudo acedido via aptitude :)

Partilhar esta Página