1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Espaço em disco desapareceu.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Artturo, 15 de Janeiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1240)

1. Artturo

Artturo Power Member

Boa noite.
    Antes de mais peço desculpa se esta for a secção errada para colocar a minha dúvida.

Bom desde algum tempo que tenho em mãos um problema sério.
    O meu disco tem 80GB de memória. No entanto quando somo os documentos com os programas, que é onde tenho toda a minha informação, mais o espaço livre dá-me somente à volta de 60GB, ou seja uma diferença de 20GB.
    Sinceramente não sei se será erro nem como resolver o problema.
    Além disso o pc está incrivelmente lento, apesar de já ter corrido com todas as "melhores" protecções à procura de virus e outros afins.

Tirando o formatar e desfragmentar, que outras opções me dão?

Cumprimentos.

2. Artturo

Artturo Power Member

3. Resev

Resev Power Member

Não tens que somar nada, o que interessa é o valor que tens atribuído ao disco pelo sistema operativo.

Vai ao "Meu Computador" e vê as "propriedades" do disco C:
    Se o espaço total indicado andar á volta dos 76/77 Gb, então está tudo bem.

Se ainda assim não apresentar os 80Gb, então tens 20Gb "escondidos" numa partição não atribuída.
    Neste caso precisas de um programa para gerir partições (a menos que queiras fazer tudo á lá pata).
    Pessoalmente gosto de usar o Partition Magic, mas há opções freeware.
    Após instalar um programa do género, a aplicação vai identificar todo o espaço do disco, esteja este a uso ou não.
    Há que pegar no espaço escondido, criar uma partição (com o mesmo sistema de ficheiros do disco C:, provavelmente NTFS), e depois expandir (resize) o disco C: para fazer uso de todo o espaço.

Finalmente a terceira hipotese, a qual não vais gostar nada, mas que para mim é a mais provável dado o valor certinho de espaço que indicás-te ter em disco.
    Se o gerenciador de partições não encontrar espaço nenhum não atríbuido, então lamento dizê-lo que foste enganado, e que te instalaram um disco de 60Gb em vez de um de 80Gb como pensavas.

4. Jintro

Jintro O Colaborador

Usas xp? Tens o restauro de sistema activado? Que antivirus usas? O norton?

5. Artturo

Artturo Power Member

Mas eu nunca fiz nenhuma partição...

Em relação ao jintro: AVG, xp com restauro do sistema...

6. Resev

Resev Power Member

Também não disse que tinhas feito, simplesmente já não seria nem a terceira nem a quarta vez que eu veria valentes pancadas dos SO a não atribuírem o espaço total dos discos.

*edit*
    Se não tomares medidas e o limitares, o restauro de sistema reserva automaticamente 20% do disco para pontos de restauro, pelo que sim, é possível que o problema esteja aí.

É algo tão básico que por vezes cometo o erro de assumir que toda a gente sabe disto e limita os pontos de restauro, mas também como o outro como dizia:
    "Assumption is the mother of all **** ups".

Última edição: 16 de Janeiro de 2009
  7. Artturo

Artturo Power Member

E como faço isso do restauro do sistema?

8. nitruz

nitruz Power Member

Inicias -> Todos o programas -> acessórios -> Ferramentas de Sistema -> Restauro do Sistema

9. Artturo

Artturo Power Member

Bom, ou menos ganhei mais algum... mais 10Gb. Já é alguma coisa...
    ty

Partilhar esta Página