[Ajuda] Esquema ER para base de dados

solidforms

Power Member
Boas pessoal,
Peço desculpa por o meu primeiro post ser sobre uma dúvida, todavia ja acompanho este forum à alguma tempo. Tendo aproveitado agora para me registar.
Portanto, antes de tudo, boas a todos! :p

Bom eu estou a desenvolver um trabalho de base de dados e na entrega tenho que mostrar o esquema ER (Entitades-Relaçoes) dessa mesma base de dados. Neste trabalho vou abordar um sistema de gestao de bibliotecas. Nao sendo importante mencionar, mas ira ser implementado em Oracle e posteriormente em FORMS.

Bom, a ideia é, tenho uma tabela de livros e um dado stock que detem o numero de exemplares desses livros existentes na tabela de Livros. So que ao implementar a parte do Stock têm surgido muitas questoes que impossibilitam a minha idai (ou entao serei eu que so tou a pensar na funcionalidade e nao me estou a abstrair, complicando demais :x :rolleyes:)
Enfim, entao eu tenho:

Livro(ISBN, nomeLivro, ...);
Stock(idStock, numExemplares, ...); - numExemplares é atributo derivado.

Criei uma relação de um-para-um Livro<-----Tem------>Stock, desta forma um stock tem a ocorrencia de 0 ou 1 livro.
Ao derivar para a tabela de relação, optei por por o ISBN no Stock. Ou faz mais sentido muitos-para-um com participação total?

Agora as duvidas, :confused::

1ªQuestão: Acham uma boa ideia ter um ISBN unico e ter nomes de livros repetidos?
2ªQuestão: Ao passar o ISBN para o Stock, como Foreign Key, deixa de ser primario, podendo have valores repetidos, ou posso por como primary key?
3ªQuestão: O atributo derivado pode ser um algoritmo de pesquisa? Que procura por nomes iguais e mete o numero de exemplares encontrados? É que da maneira que tenho, passando o ISBN, se o fizer so vou obter um nome, porque o ISBN é unico, logo nao estou a fazer uma contagem correcta :neutral:.
4ª Ao derivar para relações, nao posso por um atributo qualquer por exemplo nomeLivro, desta forma, ja podia comparar os nomes iguais e ter uma noçao de quantidade.

Enfim, duvidas sao muitas e dificeis de partilhar com voces :\ :sad:.
Em vez disto tudo se tiver um Livro(ISBN, nomeLivro, numExemplares, ...) seria melhor?

É que eu queria mexer na quantidade, quando alguem requisitava um livro. Ja psquisei em todo o lado e nao encontro um esquema util e semelhante ao que eu quero.
Se me pudessem dar uma ideia duma parte de esquema para o Stock agradecia, isto se a minha ideia tiver muito má :x loool.

Cumps, pessoal :D ;)
 
hum, eu conheço esse livro, alias tem sido o meu melhor amigo nos ultimos dias :x, lol. E essas imagens levo com elas durantes as aulas de Base de Dados xD.
No entanto, a minha duvida é particular neste caso de um Stock, funcionalmente, e na minha tentativa de implementaçao, de modo a que fique bem desenhado/implementado. Pois quando passar ao SQL deverá funcionar tudo bem. Eu ja li esse livro, nao todo mas procurei alguma ajuda, o que dizem eu percebo. Penso que tudo se resume a este caso particular :x.

De modo a evitar redundancia de informaçao (tambem) :x.

Cumps ;).
 
Back
Topo