[Ajuda Excel] Gráfico

ng04

Power Member
Eu tenho uma tabela do género:


excel1oo8.th.png






O que eu quero é fazer uma gráfico de barras (se possível) em cada barra corresponda a um ano, do estilo:


excel2mt1.th.png




Alguém me pode explicar como posso fazer isto? Já tentei de várias maneiras e nunca dá.
 
Simples: metes na célula C1 a função contar.se(B1:B#;2001), na C2 contar.se(B1:B#;2003) e na c3 contar.se(B1:B#;2005)
(no sitio onde tem # mete o numero onde acaba o intervalo de dados.
Depois pedes para fazer um gráfico com os valores das células C...

É que o excel não "conta" e faz gráficos automaticamente de dados individuais, apenas de grupos de dados.. Para fazer contagens (principalmente quando são coisas mais complexas) utiliza-se o SPSS... Neste caso um simples contar.se ajuda a fazer aquilo que o excel não consegue fazer com um "simples clique"...
 
Ah, muito obrigado, consegui! :)

Obrigado também pela explicação, já que eu não estava a perceber porque não o conseguia fazer.
 
Ou então...

Aqui o teu problema é se tiveres muitos anos, pois vais ter de fazer a função para os anos todos (nem que seja com copy - paste).
Por outro lado tens duas alternativas para isso...

*) Em Dados -> Subtotais podes ter essa contagem de forma automática. Seleccionas as opções da seguinte forma: A cada alteração em 'Ano' utilizar a função 'Contar' (o campo na terceira opção é indiferente, mas faz mais sentido seleccionares apenas o visto no Filme). Depois fazes um gráfico dos resultados. NOTA: Tens que ordenar primeiro a tabela por ano.

*) Crias um gráfico dinâmico... Parece complicado mas não é, e serve exactamente para estas situações. No gráfico dinâmico só tens que arrastar os campos para onde os queres, ou seja, arrastas os anos para o eixo dos xx (horizontal) e o nome do filme para o meio do gráfico, e ele faz os totais sozinho :)

Foi uma explicação meio rápida, mas se estiveres interessado em testar este método diz, que eu depois quando chegar a casa faço um tut. com screenshots em excel2007

Cumps
 
Aqui o teu problema é se tiveres muitos anos, pois vais ter de fazer a função para os anos todos (nem que seja com copy - paste).
Por outro lado tens duas alternativas para isso...

*) Em Dados -> Subtotais podes ter essa contagem de forma automática. Seleccionas as opções da seguinte forma: A cada alteração em 'Ano' utilizar a função 'Contar' (o campo na terceira opção é indiferente, mas faz mais sentido seleccionares apenas o visto no Filme). Depois fazes um gráfico dos resultados. NOTA: Tens que ordenar primeiro a tabela por ano.

*) Crias um gráfico dinâmico... Parece complicado mas não é, e serve exactamente para estas situações. No gráfico dinâmico só tens que arrastar os campos para onde os queres, ou seja, arrastas os anos para o eixo dos xx (horizontal) e o nome do filme para o meio do gráfico, e ele faz os totais sozinho :)

Foi uma explicação meio rápida, mas se estiveres interessado em testar este método diz, que eu depois quando chegar a casa faço um tut. com screenshots em excel2007

Cumps

Acho que percebi mais ou menos. Vou experimentar, caso tenha alguma dúvida, digo-te, obrigado. :) Mas de qualquer forma já tinha feito da outra maneira, lá tive de fazer a função para todos os anos, mas pronto, agora que já está feito também nõa vale a pena desfazer. lol
 
Back
Topo