!!Ajuda !!! Falta de poste de descida fibra , com fibra na rua toda

divX

Power Member
Boa tarde ,

Gostaria de saber algumas opiniões de pessoas que possam já ter passado por este problema .

Adquiri recentemente uma moradia nova , a rua onde se situa tem fibra das 3 operadoras , mas neste lote(a meio da rua)onde foram construídas duas moradias não se encontra qualquer poste de descida fibra a porta ( na moradia da frente sim tem ).

No outro dia a NÓS veio para instalar o serviço ( diziam que instalavam) mas quando chegou o técnico disse que não o podia fazer porque não havia o poste e não podia meter o cabo pelo chão .. até me disse que tinha conhecimento que a MEO até vem meter poste se necessário mas que a NÓS em 12 anos que trabalha lá nunca o viu fazer.

Ontem até reparei que na rua que dá para as traseiras da moradia existe um poste de electricidade colado a minha moradia e do outro lado da rua existe um poste com PDO , a minha questão seria não o poderiam usar o poste de electricidade para descer o cabo de fibra e puxa lo para a parte da frente da minha moradia ?

Já alguém teve um problema semelhante é que me possa ajudar ? E que estou neste momento sem serviço , quando a NÓS é a Vodafone sempre disseram que montavam .. e agora até a Vodafone depois de os contactar mandou me esperar até 20 dias úteis para mandarem um técnico ao terreno verificar..

Toda a ajuda será bem vinda
 
Normalmente os operadores nao devem utilizar os postes eletricos para passar fibra.
Tive uma situação semelhante, e tive de pagar do meu bolso a colocação do poste sem stress.
 
Normalmente os operadores nao devem utilizar os postes eletricos para passar fibra.
Tive uma situação semelhante, e tive de pagar do meu bolso a colocação do poste sem stress.
Tenho Nos e Vodafone em casa e a fibra passa por dois postes da EDP e noutro da EDP está o pdo partilhado.
 
@divX sim, com a MEO deverás ter mais sorte já que eles facilmente colocam postes. Não custa tentar, depois dos 2 anos experimentas a NOS e vês se eles já passam o cabo.
 
Bem malta obrigado pelas respostas , vou aguardar mais uns dias a ver o que diz a Vodafone , estive numa loja e de facto disseram me que já havia um pedido aberto para averiguar mas que pela experiência da pessoa com quem falei disse que garantidamente o fariam, 1 porque havia viabilidade para o fazer e 2 porque tendo em conta que se trata de uma moradia e muito mais fácil .

Caso não de a Vodafone la terei de chatear os gajos da MEO
 
Bem malta obrigado pelas respostas , vou aguardar mais uns dias a ver o que diz a Vodafone , estive numa loja e de facto disseram me que já havia um pedido aberto para averiguar mas que pela experiência da pessoa com quem falei disse que garantidamente o fariam, 1 porque havia viabilidade para o fazer e 2 porque tendo em conta que se trata de uma moradia e muito mais fácil .

Caso não de a Vodafone la terei de chatear os gajos da MEO
Viabilidade até pode ter, o pior é o resto, que é a autorização por parte da dona do poste. Isso do garantido tem muito que se lhe diga
 
Atenção que não e enterrar os cabos de qualquer maneira e colocados em tubos destinados a esse fim.
Por acaso vivo num local onde a existência de postes e de fios e cabos desorganizados, numa autêntica poluição visual. E num local onde até existe na estrada tubos para isso.... O problema e também a necessidade de depois fazer os ramais para as moradias, da responsabilidade do morador.
 
Não há obrigatoriedade de enterrar os cabos (pelo menos de forma geral), embora em determinados contextos isso possa ser exigido.

Haver há, se existir infraestrutura subterrânea ou esteja planeado vir a haver, por norma isto aplica-se a arruamentos recentes, claro que também o cliente tem de ter feito a CVM construída à sua porta para receber a ligação do operador, isso é algo que tem de ser ele a fazer e não o operador, mas, nos edifícios recentes perante o regulamento ITED já obriga a construção da CVM, logo não é algo critico.
 
Haver há, se existir infraestrutura subterrânea ou esteja planeado vir a haver, por norma isto aplica-se a arruamentos recentes, claro que também o cliente tem de ter feito a CVM construída à sua porta para receber a ligação do operador, isso é algo que tem de ser ele a fazer e não o operador, mas, nos edifícios recentes perante o regulamento ITED já obriga a construção da CVM, logo não é algo critico.
Ou seja como eu disse não há nenhuma obrigatoriedade geral de ser tudo enterrado
 
nipnip

Existe obrigatoriedade se o planeamento do arruamento estiver destinado a ser tudo subterrâneo, algo que já se faz muito atualmente em arruamentos recentes. É aqui que se tem de ter em conta e não no que já existe, isto é um pouco controverso, por isso é que em muitos casos o pessoal vai pedir instalação do serviço e algo que é simples como meter um poste se torna num transtorno porque existe projeto de subterrâneo e não autorizam a instalação de postes para passagem de ramais aereos, depois fica-se num impasse porque quem tem de gastar dinheiro a montar a infraestrutura é o operador e esse não avança só para um cliente tem de haver mais para justificar o investimento.​
 
POIs aqui para dizer a verdade acredito que não exista a obrigatoriedade de ser subterrâneo até porque mais nenhuma moradia o tem, e existe postes na rua toda menos nestas duas moradia a meio da rua , e num terreno que possivelmente possam construir outras duas mais no canto da rua.
Contudo eu tenho o tubo já no exterior junto ao chão da rua, e pelo que o construtor me tinha falado aquilo iria ser feito um ramal até juncao da minha moradia com a moradia do lado antiga que la está , a partir daí ele disse me que era com a operadora .
 
divX

Cada caso é um caso, seja como for é algo que só se sabe quando começam os entraves, não quer dizer que não exista onde estás a residir agora, os operadores podem fechar os olhos e por um poste para desenrascar, mas eventualmente quando tiverem de passar a subterrâneo tem de os remover, nada de novo até aqui.

É claro a tua moradia sendo nova já tem de estar com a instalação de telecomunicações de acordo com as normas em vigor.

Agora como já te disseram tens maior probabilidade de sucesso com a MEO do que com qualquer um dos outros dois.
 
divX

Cada caso é um caso, seja como for é algo que só se sabe quando começam os entraves, não quer dizer que não exista onde estás a residir agora, os operadores podem fechar os olhos e por um poste para desenrascar, mas eventualmente quando tiverem de passar a subterrâneo tem de os remover, nada de novo até aqui.

É claro a tua moradia sendo nova já tem de estar com a instalação de telecomunicações de acordo com as normas em vigor.

Agora como já te disseram tens maior probabilidade de sucesso com a MEO do que com qualquer um dos outros dois.
Exacto , neste momento estou a aguardar a vodafone, se nao meterem vou para a MEO so com servico fibra, e la terei de trocar os moveis para vodafone porque e mesmo muito mau o sinal aqui da MEO.

Queria de facto experimentar vodafone.. mas bem vamos ver o que da !
 
Amigo, só a Altice te vai colocar poste.
A Vdf coloca só coloca postes em casos muito especiais, e clientes com contas bem grandes. Nos e a mesma situação.
Nao tens entrada pelo telhado?
Tendo ited e obrigatório ter tubagem de entrada pelo telhado.
E a melhor solução.
 
Amigo, só a Altice te vai colocar poste.
A Vdf coloca só coloca postes em casos muito especiais, e clientes com contas bem grandes. Nos e a mesma situação.
Nao tens entrada pelo telhado?
Tendo ited e obrigatório ter tubagem de entrada pelo telhado.
E a melhor solução.
De facto nao sei se tenho essa tubagem pelo telhado , quando estive la em cima nao reparei.

Tenho sim a caixa ca em baixo , e tenho um tubo de saida ao portao de entrada que ainda esta por meter de baixo da terra
 
E obrigatorio, ter o tubo no telhado, normas do ITED, vem desde 1.
Em casa ja tem tomada optica na sala ? ou 2 caixas na entrada, para identicar qual o ited está instalado
 
Back
Topo