!!Ajuda !!! Falta de poste de descida fibra , com fibra na rua toda

O que eu faria em primeiro lugar, seria descobrir quem é a empresa proprietária da fibra que passa aí, se for da DST, poderá ser mais eficiente contatar essa entidade diretamente.
 
E obrigatorio, ter o tubo no telhado, normas do ITED, vem desde 1.
Em casa ja tem tomada optica na sala ? ou 2 caixas na entrada, para identicar qual o ited está instalado
O que queres dizer com duas caixas de entrada ?

Tenho duas caixas na sala com a entrada RJ45 do cabo de internet juntamente com duas da TV também
 
Isso para ter ficado bem feito o construtor / quem promoveu o loteamento deveria ter feito tubagem dessas casas do meio até à extremidade da rua onde está o poste e as descidas para os tubos subterrâneos.
Ou esse loteamento foi aprovado sem infraestruturas?
Agora o construtor tem boa solução, arranca a calçada ou pavê do passeio e passa tubagem até ao poste mais próximo.
 
Isso para ter ficado bem feito o construtor / quem promoveu o loteamento deveria ter feito tubagem dessas casas do meio até à extremidade da rua onde está o poste e as descidas para os tubos subterrâneos.
Ou esse loteamento foi aprovado sem infraestruturas?
Agora o construtor tem boa solução, arranca a calçada ou pavê do passeio e passa tubagem até ao poste mais próximo.
Nao tem passeios está rua , penso que iram fazer apenas nestas moradias , o que me foi dito pelo construtor é que o tubo vai passar por baixo até a junção da minha casa com uma casa ao lado que já cá está construída aos anos a partir daí e com o provedor .
Deixo uma foto para terem ideia
https://ibb.co/qypg8Nc
 
Tendo ited e obrigatório ter tubagem de entrada pelo telhado.
E a melhor solução.

A entrada no telhado a que se refere no ITED chama-se PAT (Passagem Aérea de Topo) apenas serve para as antenas TDT ou SAT mais nada, as comunicações é no muro ou parede de entrada do edifício por uma CVM (câmera Visita Multioperador).

De facto nao sei se tenho essa tubagem pelo telhado , quando estive la em cima nao reparei.

Tenho sim a caixa ca em baixo , e tenho um tubo de saida ao portao de entrada que ainda esta por meter de baixo da terra

tens de ter tubagem até ao telhado, se a instalação foi certificada, tem de lá estar.

já tens o tubo só falta é mandares fazer a instalação da caixa CVM para depois o operador passar o cabo até ao quadro ATI dentro de tua casa. mas como ainda não tens passeios é a melhor altura para meteres isso, uma vez que és tu que tens de meter e não o operador.
 
Última edição:
nipnip

Existe obrigatoriedade se o planeamento do arruamento estiver destinado a ser tudo subterrâneo, algo que já se faz muito atualmente em arruamentos recentes. É aqui que se tem de ter em conta e não no que já existe, isto é um pouco controverso, por isso é que em muitos casos o pessoal vai pedir instalação do serviço e algo que é simples como meter um poste se torna num transtorno porque existe projeto de subterrâneo e não autorizam a instalação de postes para passagem de ramais aereos, depois fica-se num impasse porque quem tem de gastar dinheiro a montar a infraestrutura é o operador e esse não avança só para um cliente tem de haver mais para justificar o investimento.​

Cada caso será um caso.
Ok que aqui não serve muito de exemplo, porque esta área já tem casas há mais de 50 anos.
Mas aqui é misto entre passagem por postes e subterrâneo.
Temos a central dos telefones, numa zona tem os cabos a passar por postes, noutra ( a zona onde estou) é subterrâneo.
Para instalar a fibra adaptou-se conforme a situação.
Nas zonas onde os cabos passavam por postes, ou os pdos ficavam nos postes, ou nas fachadas dos prédios.
Nas zonas onde é subterrâneo, os pdos foram instalados dentro dos prédios.
Ainda me lembro quando andavam a passar os cabos na rua e chegaram à conduta do meu prédio.
Abriram aquilo e era um festival de baratas :lol:.
 
A entrada no telhado a que se refere no ITED chama-se PAT (Passagem Aérea de Topo) apenas serve para as antenas TDT ou SAT mais nada, as comunicações é no muro ou parede de entrada do edifício por uma CVM (câmera Visita Multioperador).



tens de ter tubagem até ao telhado, se a instalação foi certificada, tem de lá estar.

já tens o tubo só falta é mandares fazer a instalação da caixa CVM para depois o operador passar o cabo até ao quadro ATI dentro de tua casa. mas como ainda não tens passeios é a melhor altura para meteres isso, uma vez que és tu que tens de meter e não o operador.

Relativamente a caixa CVM , eu creio que e a tal que o construtor me disse que iriam meter mais ou menos a meio da moradia nova com a antiga ( esta planificado eles fazerem) , a partir dai e que era com o o operador.

Amanha vou estar com ele e ja volto a esclarecer a situação , ate porque preciso e de meter serviço ca em casa
 
Daquilo que me recordo, quando um construtur constroi um prédio, ele contrata a operadora para fazer a expansão da rede até à CVM, não sei como é com as moradias...
Ficar com uma CVM já não é nada mau! agora para o sinal ir aí ter, precisas de contratar um operador que aceite fazer a expansão sem custos.
O próprio construtur pode solicitar esse orçamento à altice por exemplo.
 
Eu cá continuo a dizer que era responsabilidade do construtor puxar a tubagem até ao poste mais próximo onde os cabos naturalmente descem e assim até o proprietário ficava a ganhar com menos fios a passar aereamente.
Ou a eletricidade também vem cablada do ar? Acredito que já nem seja permitido (em novos loteamentos) e fica francamente horrível.
Ainda nem passeio tem. Essa CVM nada mais que é uma caixa de visita com tubos largos qb para passar os diferentes operadores, ora é o que construtor quer fazer uma caixa a unir os 2 tubos das 2 casas.
 
Eu cá continuo a dizer que era responsabilidade do construtor puxar a tubagem até ao poste mais próximo onde os cabos naturalmente descem e assim até o proprietário ficava a ganhar com menos fios a passar aereamente.
Ou a eletricidade também vem cablada do ar? Acredito que já nem seja permitido (em novos loteamentos) e fica francamente horrível.
Ainda nem passeio tem. Essa CVM nada mais que é uma caixa de visita com tubos largos qb para passar os diferentes operadores, ora é o que construtor quer fazer uma caixa a unir os 2 tubos das 2 casas.

Errado, o construtor não tem de puxar nada de lado nenhum, a sua obrigação é apenas ter as condições para receber os serviços mais nada, que é o que está legislado nos regulamentos, tudo o resto é da competência dos operadores, mas como é natural quando as infraestruturas não existem tem de pagar para eles lá as irem montar. devia ser uma CVM para cada moradia e não uma para mais que uma moradia.
 
Eu cá continuo a dizer que era responsabilidade do construtor puxar a tubagem até ao poste mais próximo onde os cabos naturalmente descem e assim até o proprietário ficava a ganhar com menos fios a passar aereamente.
Ou a eletricidade também vem cablada do ar? Acredito que já nem seja permitido (em novos loteamentos) e fica francamente horrível.
Ainda nem passeio tem. Essa CVM nada mais que é uma caixa de visita com tubos largos qb para passar os diferentes operadores, ora é o que construtor quer fazer uma caixa a unir os 2 tubos das 2 casas.
O problema e que ha pessoal que pensa nas coisas quando as fazem e ha outros que nao.. e como isto das casas , precos atuais absurdos , e o custo dos materiais a subir.. ja so pensam em acabar.

Eles tiveram de fazer o ramal electrico para puxar do poste em frente para as duas casas... simultaneamente se tivessem sido espertos pasavam mais um tubo para cada moradia ja que encostado ao poste electrico esta um poste com um PDO e facilmente o passavam depois por ai.. mas nao foi o caso..

Contudo a Vodafone respondeu hoje que mandaram alguem a zona averiguar e que conseguem fazer a instalacao.. agora e esperar para ver o que vai acontecer...
 
Errado, o construtor não tem de puxar nada de lado nenhum, a sua obrigação é apenas ter as condições para receber os serviços mais nada, que é o que está legislado nos regulamentos, tudo o resto é da competência dos operadores, mas como é natural quando as infraestruturas não existem tem de pagar para eles lá as irem montar. devia ser uma CVM para cada moradia e não uma para mais que uma moradia.
E deixar ali uma caixa ainda para mais partilhada é condições para receber um serviço? E quem tem que pagar? É o novo proprietário ou é o construtor? E quando digo em puxar é colocar tubagem até ao poste, deixando tubagem larga qb para passar os cabos das operadoras até à CVM. E acredito que fique mais barato ao construtor passar essa tubagem que PAGAR a um operador esse serviço.
Conheço muitas zonas de moradias onde ainda está misto entre postes e as vivendas novas todas têm tubagem subterrânea até ao poste de telecoms e eletricidade mais perto. Um dia mais tarde colocam uma caixa/ ou caixa subterrânea no local do poste e já têm tudo o que é subterrâneo preparado.
Assim como o user disse que ele teve que fazer rasgo para passar a eletricidade do poste da frente (descendo pelo poste - tubagem subterrânea - entrada na casa - ou também ia ficar um cabo aéreo?
 
E deixar ali uma caixa ainda para mais partilhada é condições para receber um serviço? E quem tem que pagar? É o novo proprietário ou é o construtor? E quando digo em puxar é colocar tubagem até ao poste, deixando tubagem larga qb para passar os cabos das operadoras até à CVM. E acredito que fique mais barato ao construtor passar essa tubagem que PAGAR a um operador esse serviço.
Conheço muitas zonas de moradias onde ainda está misto entre postes e as vivendas novas todas têm tubagem subterrânea até ao poste de telecoms e eletricidade mais perto. Um dia mais tarde colocam uma caixa/ ou caixa subterrânea no local do poste e já têm tudo o que é subterrâneo preparado.
Assim como o user disse que ele teve que fazer rasgo para passar a eletricidade do poste da frente (descendo pelo poste - tubagem subterrânea - entrada na casa - ou também ia ficar um cabo aéreo?
O próprio técnico da NOS quando cá esteve disse me o mesmo , que deviam ter puxado um tubo logo quando abriram o rasgo para a electricidade , ou então em vez de deixarem a meio da moradia a tal caixa com a antiga abrir um rasgo até ao poste (que fica na outra extremidade da vivenda antiga ao lado) .

E o meu futuro vizinho vai ter exactamente o mesmo problema que eu tenho .. a situação e exactamente igual tanto na rua da frente da moradia como na parte de traz em termos de postes e distância

Bem liguei há Vodafone agora é abriu uma vaga para instalação hoje , depois comento como ficou a situação
 
Bem nada feito , veio cá e o técnico da Vodafone disse me o mesmo … que o construtor tinha de deixar um tubo do poste até a caixa . Se ele não fizer isso que nunca irão meter fibra aqui nesta casa .

Que poderia tentar com a MEO mas que ele não acreditava que viesse meter um poste ou até mesmo abrir uma vala para passar o cabo .. porque são duas moradias não compensa o gasto .

Estou e tramado ..agora ou tento a ver se a MEO diz o mesmo .. ou não sei já mesmo o que fazer, vou contactar o construtor a ver o que ele diz, mas era bom era tentar saber quem tem a responsabilidade , se e mesmo a operadora se e o construtor .
 
Última edição:
Bem nada feito , veio cá e o técnico da Vodafone disse me o mesmo … que o construtor tinha de deixar um tubo do poste até a caixa . Se ele não fizer isso que nunca irão meter fibra aqui nesta casa .

Que poderia tentar com a MEO mas que ele não acreditava que viesse meter um poste ou até mesmo abrir uma vala para passar o cabo .. porque são duas moradias não compensa o gasto .

Estou e tramado ..agora ou tento a ver se a MEO diz o mesmo .. ou não sei já mesmo o que fazer, vou contactar o construtor a ver o que ele diz
Isso não é só passar um cabo ou abrir uma vala... e se no dia a seguir cortam a estrada para passar esgoto ou outra coisa qualquer? existem projetos, licenças, etc, por algum motivo.
 
Nas novas moradias, neste caso particular, já se puxa um tubo para um poste da EDP, caso esteja encostada a mesma. Existe B casos aqui na minha zona
 
Isso não é só passar um cabo ou abrir uma vala... e se no dia a seguir cortam a estrada para passar esgoto ou outra coisa qualquer? existem projetos, licenças, etc, por algum motivo.
Sim eu sei , eu neste momento vou e junto do construtor tentar saber o que ficou e esta aprovado ..

Ate porque eles certamente o poderiam ter feito ja quando abriram a vala para passar os cabos de eletricidade em frente.

Nas novas moradias, neste caso particular, já se puxa um tubo para um poste da EDP, caso esteja encostada a mesma. Existe B casos aqui na minha zona
Sim o próprio tecnico da Vodafone disse que o fazem , mas que demora em torno de 10 dias pois tem de pedir autorização a EDP.

Aqui neste caso nao e possivel porque nao existe nenhum poste ... e o poste que tenho nas traseiras ele disse me que nao o pode descer e o trazer para a frente da casa porque a lei ja obriga que seja subterrâneo.. que daria SIM mas que se ele o fizesse ele e que seria responsabilizado depois
 
Então isso tem as 2 casas novas e uma casa mais antiga, a distância ao poste é mínima... e 2/3 ficaria com passeio (que parece-me que o construtor nem o quer fazer)... ainda para mais do mesmo lado.
Continuo a dizer que loteamento é prever isso tudo e que alguém está a escapar às responsabilidades
 
E deixar ali uma caixa ainda para mais partilhada é condições para receber um serviço? E quem tem que pagar? É o novo proprietário ou é o construtor? E quando digo em puxar é colocar tubagem até ao poste, deixando tubagem larga qb para passar os cabos das operadoras até à CVM. E acredito que fique mais barato ao construtor passar essa tubagem que PAGAR a um operador esse serviço.
As coisas não são assim tão lineares, aqui neste caso moradias, cada uma tem de ter a sua caixa CVM e é o construtor que tem de a instalar, pois faz parte da instalação é algo regulamentado, caso não o faça é o proprietário que tem de se chegar há frente, isto não é da responsabilidade dos operadores.

Tubagem da caixa até ao poste é responsabilidade do operador, mas lá está, em situações complicadas onde não exista já infraestruturas, e quem precisa do serviço tem de pagar para o operador fazer a obra se quer ter serviços, infelizmente é assim, o construtor a responsabilidade dele acaba nos muros, a rua é com câmera e operadores.
Conheço muitas zonas de moradias onde ainda está misto entre postes e as vivendas novas todas têm tubagem subterrânea até ao poste de telecoms e eletricidade mais perto. Um dia mais tarde colocam uma caixa/ ou caixa subterrânea no local do poste e já têm tudo o que é subterrâneo preparado.
Assim como o user disse que ele teve que fazer rasgo para passar a eletricidade do poste da frente (descendo pelo poste - tubagem subterrânea - entrada na casa - ou também ia ficar um cabo aéreo?​

Naturalmente que existe e vai continuar a existir zonas com infraestruturas mistas e vão continuar a existir ai não há nada a fazer, são coisas que simplesmente levam o seu tempo a ser alteradas e já é outros 500.
Então isso tem as 2 casas novas e uma casa mais antiga, a distância ao poste é mínima... e 2/3 ficaria com passeio (que parece-me que o construtor nem o quer fazer)... ainda para mais do mesmo lado.
Continuo a dizer que loteamento é prever isso tudo e que alguém está a escapar às responsabilidades​

O construtor não tem de fazer passeios não faz parte da obra isso já é empreitada que tem de ser feita pela câmera.
Ninguém anda a escapar a responsabilidades, isto não é como tu queres e te dá jeito, existe regulamentos, muitas coisas envolvidas e cada macaco no seu galho.​
 
Então isso tem as 2 casas novas e uma casa mais antiga, a distância ao poste é mínima... e 2/3 ficaria com passeio (que parece-me que o construtor nem o quer fazer)... ainda para mais do mesmo lado.
Continuo a dizer que loteamento é prever isso tudo e que alguém está a escapar às responsabilidades
Pois nao sei , vou ver o que ele me diz.

Tambem ja fui perguntar a gaja da imobiliária que tenho confiança com ela para me averiguar como foi com todas as outras casas que vendeu.

O construtor não tem de fazer passeios não faz parte da obra isso já é empreitada que tem de ser feita pela câmera.
Ninguém anda a escapar a responsabilidades, isto não é como tu queres e te dá jeito, existe regulamentos, muitas coisas envolvidas e cada macaco no seu galho.​

Ele de facto nao tem de fazer passeios , mas e ele que os faz.. e algo com a camera aqui de Almada .. ele proprio me disse que nao era da responsabilidade dele mas que depois ha stresses e ele para nao se chatear faz
 
Back
Topo