1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AJUDA - Fazer boot por rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Arnie_Marta, 3 de Julho de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 3680)

1. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Boas,

Precisava de fazer boot de um disco por rede.
    Disco esse que tivesse o Windows XP.

HDD 1 -> Disco "normal"
    HDD 2 -> Disco ligado por rede

O que quero é fazer boot do S.O. windows XP no HDD 2 quando me apetecer e por LAN.

As minha dúvida é a seguinte:

- poderei instalar normalmente (HDD2) o windows xp ligado à MB, e de seguida colocar numa caixa com ligação Lan e depois ao fazer por Boot por Lan o disco e S.O. vai arrancar?

2. Bom dia amigo.

Já não faço disto ha tanto tempo que nem me lembro bem como fazia.

Como eu fazia (ha uns bons.... deixa ver.....8 a 10 anos) lembro-me que as placas
    de rede tinham de ter uma Boot Prom. As actuais não têm, nem sei se existe ainda.
    Depois tinhas de ter a imagem do wndows (3.11 na altura - o Famoso Windows for
    Workgroups) nom servidor (ou outro disco em rede partilhado).
    Isto ainda no tempo em que eu malhava forte e feio nos servidores Novell.
    Actualmente ja vi umas Motherboards que permitem na bios escolher o Boot
    por Lan, nunca experimentei mas penso que o processo deve ser idêntico.

Dá uma vista de olhos numa board que tenha boot por lan.

Se eu descobrir mais alguma info, eu posto aqui.

Um Abraço

[email protected]

3. Arnie_Marta

Que a board tem boot por LAN eu sei, o que queria saber é se ao ligar por rede, e escolher boot por LAN, se realmente o S.O vai arrancar. ;)

4. Arnie_Marta

Pessoal, precisava mesmo de saber isto.... :(

5. amjpereira

amjpereira Folding Member

Boas,

Deixa ver se percebi, o disco 2 vai estar ligado por rede e queres que ele arranque sempre que selecciones essa opção (se possivel) para correr um 2º S.Operativo?

Não percebo muito de rede, mas do pouco que percebo não conheço nenhum disco para mercado "doméstico" que tenha essa opção, agora se esse disco estiver "dentro" de um pc e com uma placa de rede ai sim consegues fazer esse boot, contudo irá ser na 2ª maquina onde esse disco está ligado que irá correr o S.Operativo.

Podes dar um exemplo (até porque acabei de acordar mas ainda estou a dormir) do que pretendes fazer com essa config?

Cumprimentos

6. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas.

Parece-me simples :D Arranja um cd de boot que te permita ter acesso à rede, tal como o WinPe ou o BartPe. Até agora apenas trabalhei com o WinPe mas com o outro o conceito deve ser o mesmo: Mapeias uma unidade de rede com o ip do disco et voilá :D podes aceder ao teu disco (é atravez deste modo que se fazem as instalações em grandes empresas, mas em vez de ser um disco de rede é um servidor).

Cumps.

7. Kain

Kain Power Member

Poder até podias mas sai muito fora do teu orçamento de certeza( muitos servidores arrancam assim quando ligados a uma SAN iSCSI)

Voltando ao teu diagrama

Primeiro o XP tinha se ter sido instalado na tua maquina por causa do hash que ele cria na instalaçao e que tem por base o teu hardware( basicamente é a board que interessa) e segundo devia se a coisa mais lenta do mundo a correr, não ia ser nada pratico.

O boot por rede é muito usado para instalar o SO e não para o correr mas pode existir algum meio que não conheça....

Partilhar esta Página